6 vitaminas para queda de cabelo

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6 vitaminas para queda de cabelo

Que tal conhecer algumas das principais vitaminas para queda de cabelo? Elas podem ser um excelente complemento para o seu tratamento contra esse problema capilar.

Como já dissemos aqui no blog, perder de 100 a 150 fios de cabelo por dia é normal. No entanto, se esse número aumentar drasticamente, é importante investigar qual o motivo e encontrar o melhor tratamento com um especialista.

A queda intensa de cabelo pode indicar a deficiência de alguns nutrientes importantes em nosso organismo, assim como doenças - como a alopecia -, alterações hormonais, ou outros fatores que já comentamos em nossos posts sobre o assunto.

Dependendo da causa da sua queda capilar, o fornecimento de vitaminas específicas, seja por meio da alimentação ou de suplementação, pode ajudar a minimizar e reverter o problema.

Confira esse conteúdo para conhecer as 6 principais vitaminas para queda de cabelo e descobrir como diminuir esse problema capilar tão comum!

A alimentação e seu impacto na saúde dos fios

Mulher mostrando sua escova cheia de cabelo perdidoVocê sabia que a queda de cabelo e a alimentação estão diretamente ligadas? Pois é, muitos alimentos fornecem nutrientes fundamentais para a saúde e beleza dos nossos fios, impedindo que a queda capilar ocorra fora do normal.

Se a causa dessa queda não estiver ligada a nenhuma doença, o consumo de certos alimentos pode fazer muito por você. Afinal, uma das principais razões para a perda de fios é uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes.

Uma dieta sem restrições ou totalmente incorreta pode trazer diversos malefícios à nossa saúde geral e capilar. Isso porque, um organismo com deficiência de nutrientes não consegue realizar suas funções da melhor maneira, o que acaba influenciando, até mesmo, nos cabelos.

Por exemplo, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados - com alto teor de açúcares - é capaz de estimular a produção de sebo em nosso couro cabeludo, o que, em excesso, promove a proliferação de microrganismos que podem causar inflamações e o desprendimento dos fios.

Mas é importante lembrar que, mesmo que o motivo da sua queda capilar não seja esse, a melhora em sua dieta pode fazer parte da sua rotina, assim como o uso de alguns produtos naturais - complementando o seu tratamento. Que tal?

As 6 melhores vitaminas para queda de cabelo

Mulher penteando seus fios com cuidadoAntes de conhecermos as 6 melhores vitaminas para queda de cabelo, é importante lembrar que o nosso organismo necessita de vitaminas e nutrientes para que consiga se manter forte e saudável. E isso pode ser facilmente conquistado através de uma alimentação balanceada. No entanto, quando há uma queda de cabelo excessiva e recorrente, podemos entender que há uma necessidade de suplementação.

Quando isso acontece, a melhor forma de tratar a queda capilar, como já dissemos, é introduzindo algumas vitaminas fundamentais no seu dia a dia. Afinal, elas conseguem minimizar este problema e ainda devolvem a força necessária aos seus fios.

É claro que cada uma dessas vitaminas para queda de cabelo possui uma função diferente - e determinante - na saúde do couro cabeludo e no crescimento dos cabelos. Por isso, é essencial manter a regularidade em seu uso para proporcionar uma maior proteção contra a queda dos fios.

Olha só essas 6 vitaminas para queda de cabelo e como elas agem na prevenção deste problema!

Vitamina A

A vitamina A auxilia no crescimento capilar e no combate à queda de cabelo, desde que seja ingerida e não adicionada em produtos capilares. Ela ainda tem a função de fortalecer o sistema imunológico, garantir um bom funcionamento dos órgãos reprodutivos e manter a saúde da nossa visão e pele.

Por possuir uma função antioxidante, a vitamina A atua na produção de queratina e colágeno por nosso organismo - elementos fundamentais para a composição dos fios.

Essa vitamina pode ser encontrada em diversos alimentos, como:

  • Cenoura;
  • Batata doce;
  • Espinafre;
  • Manga;
  • Fígado de frango ou de vaca;
  • Ovos;
  • Leite de vaca;
  • Ameixa seca.

Vitaminas do complexo B

Algumas vitaminas, como a biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico, que compõem o chamado complexo B ajudam a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda capilar. Além disso, elas ajudam a regular e produzir energia em nosso organismo, fortalecem a saúde da pele, do intestino, do sistema nervoso e até a nossa imunidade.

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma das principais vitaminas para queda de cabelo, pois participa de processos fundamentais em nosso organismo. Assim, como nosso corpo não produz as vitaminas B na quantidade necessária, é importante manter sempre uma alimentação equilibrada.

Essas vitaminas podem ser encontradas em:

  • Ovos;
  • Leites e derivados;
  • Peixes - como atum e salmão.

Vitamina C

A vitamina C também está entre o grupo de vitaminas para queda de cabelo. Isso porque, ela ajuda na produção de colágeno, hidrata e fortalece os fios - além de possuir ação antioxidante.

Além disso, essa vitamina também colabora para a melhor absorção de ferro no corpo, o que favorece nossa circulação sanguínea e, consequentemente, a formação consistente dos cabelos.

A vitamina C pode ser encontrada em algumas fontes naturais, como:

  • Laranja;
  • Limão;
  • Morango;
  • Mamão;
  • Kiwi;
  • Caju;
  • Tomate.

Vitamina D

A vitamina D é responsável pela saúde do couro cabeludo por causa de suas funções antioxidantes e anti-inflamatórias.

Em casos de queda de cabelo associada à deficiência deste nutriente, a suplementação com vitamina D é muito recomendada para ajudar na recuperação da estrutura natural dos fios, o que contribui para a diminuição da perda capilar.

Além da exposição aos raios solares - em determinados horários do dia -, a vitamina D também pode ser encontrada em:

  • Peixes - atum, salmão, tilápia;
  • Gema de ovo;
  • Cogumelos;
  • Fígado de frango ou de vaca;
  • Ostras.

Vitamina E

A vitamina E também é um potente antioxidante, que protege as células do organismo contra radicais livres, evitando seu envelhecimento e mantendo o couro cabeludo saudável.

Assim como as demais vitaminas para queda de cabelo, a vitamina E pode ser encontrada em diversos alimentos:

  • Vegetais verde-escuros;
  • Sementes oleaginosas - nozes, amêndoas, avelã, castanha do Pará;
  • Óleos vegetais - amendoim, soja, palma, milho e girassol.

Selênio

O selênio, assim como a maioria das vitaminas para queda de cabelo, é um antioxidante. Isso significa que ele evita o envelhecimento das células responsáveis por manter todo o couro cabeludo saudável.

Este nutriente atua ativamente no crescimento e fortalecimento das células capilares, sendo muito importante para o combate à queda de cabelo.

Ele pode ser encontrado nos seguintes alimentos:

  • Farinha de trigo;
  • Pão francês;
  • Frango;
  • Arroz;
  • Carne bovina;
  • Clara de ovo.

Atenção: As vitaminas para queda de cabelo citadas acima podem ser obtidas através da alimentação do dia a dia ou pela suplementação. Porém, nesse segundo caso, é importante ter a orientação de um especialista quanto ao tipo, quantidade e tempo de suplementação, ok?

Além disso, queremos deixar claro que essas vitaminas apenas ajudam a evitar e minimizar a queda capilar quando ela é causada por déficit nutricional, ou seja, o uso dessas vitaminas não possui ação medicamentosa.

Isso porque, como dissemos, a queda de cabelo pode possuir diferentes causas e cada uma delas necessita de um tratamento diferente. Por isso, nossa dica é: se notar a queda excessiva dos seus fios, procure um profissional para obter um diagnóstico e tratamento correto, ok?

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