index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Acidificação capilar: o que é e para que serve?

Acidificação capilar: o que é e para que serve?

A acidificação capilar é a tendência do momento para quem precisa combater os efeitos da porosidade nos fios. Isso porque, este tratamento nada mais é do que uma forma de equilibrar o pH do cabelo, que é naturalmente mais ácido, para que ele volte a absorver os nutrientes e vitaminas necessários para ficar saudável.

Entender o aspecto e a saúde dos seus fios é essencial para encontrar o tratamento correto, quando necessário. Sendo assim, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a acidificação capilar e, é claro, encontramos um super tutorial para você cuidar do seu cabelo.

Ficou curiosa(o) para conhecer os benefícios e características desse procedimento? Então continue conferindo o nosso conteúdo de hoje!

O que é acidificação capilar?

Como já adiantamos, a acidificação capilar é um tratamento capaz de equilibrar o pH dos nossos fios. Seja com produtos industrializados ou caseiros, este procedimento consegue deixar ácido o pH dos cabelos, o que é considerado o pH de um cabelo saudável.

A acidificação fecha as cutículas capilares que foram abertas, deixando o cabelo com um aspecto mais saudável e brilhoso, além de proteger os fios contra diversos fatores externos e proporcionar mais força a eles.

Este procedimento é muito indicado para cabelos que passaram por químicas muito fortes, sofrem com o uso constante de ferramentas de calor, ou que entram em muito contato com água do mar e/ou piscina. Afinal, tais hábitos tornam o pH dos nossos fios mais alcalino, resultando em uma maior porosidade capilar.

Para que serve a acidificação capilar?

A acidificação capilar é fundamental para retomar o pH natural do cabelo, ajudando a intensificar sua absorção de nutrientes e demais vitaminas importantes para sua saúde, os deixando mais fortes e resistentes.

Este tratamento promove brilho, um aspecto mais saudável e diminui a porosidade dos fios, servindo exatamente para alinhar as cutículas capilares, além de resultar em um cabelo mais emoliente e protegido contra as agressões externas existentes, como o sol, a poluição, entre outros.

Como encaixar a acidificação capilar no cronograma capilar

Quando os nossos cabelos estão muito danificados, seu pH tende a ficar muito alcalino, necessitando de uma acidificação para voltar ao seu estado saudável.

Se você já segue uma rotina de cronograma capilar, sugerimos que use o seu acidificante antes da aplicação de alguma máscara hidratante, ou logo após o shampoo. Assim, os seus fios conseguirão absorver ainda mais os nutrientes e vitaminas que eles precisam.

Como saber se o meu cabelo precisa de acidificação?

Mulher lavando o cabeloAtente-se aos sinais! Um cabelo alcalino apresenta algumas características únicas, que podem ser facilmente identificadas. Alguns sinais típicos desse tipo de fio são:

A avaliação feita por um cabeleireiro profissional é essencial para definir o momento certo de se fazer uma acidificação capilar. Assim como a sua frequência, que deve respeitar as particularidades de cada fio.

Por isso, fique sempre atenta(o) aos sinais, como o ressecamento e a opacidade dos cabelos. Se eles se tornarem recorrentes, indicamos que aposte na acidificação capilar ao menos uma vez por semana, ou de 15 em 15 dias.

Conheça os benefícios desse procedimento

Os benefícios da acidificação capilar estão muito relacionados com a sua função de reequilibrar o pH dos fios, mas além dessa vantagem principal podemos citar outras características, como:

  • Proteção contra agressões de agentes externos;
  • Emoliência;
  • Brilho;
  • Diminuição da porosidade;
  • Facilidade para desembaraçar os fios;
  • Evita a quebra capilar;
  • Hidratação.

Indicações

De acordo com especialistas, a acidificação capilar é indicada para todos os tipos de cabelo, independente de sua curvatura. Porém, fios crespos e cacheados possuem maior dificuldade de emoliência por causa de sua estrutura, necessitando mais deste procedimento. Assim como os cabelos quimicamente tratados, como a escova progressiva, que tendem a ser mais porosos e menos brilhosos, precisando de cuidados muito mais recorrentes e eficazes.

Mas isso não quer dizer que pessoas com cabelo liso não precisem deste tratamento, hein! Tudo depende da saúde e estado dos seus fios, por isso fique sempre atenta(o)!

Como fazer acidificação capilar em casa

Embalagem de vinagre de maçã para acidificação capilarVocê pode fazer uma acidificação capilar com profissionais, como o seu cabeleireiro de confiança, e realizar este tratamento em um salão de beleza. Ou até mesmo no banho com produtos industrializados, como cremes. Para esta segunda opção, aplique o acidificante escolhido logo após o shampoo e finalize com uma máscara de hidratação de sua preferência. O resultado é incrível!

Porém, como nós amamos uma receita caseira, você também pode optar por realizar a sua acidificação capilar com um ingrediente presente em sua casa: o vinagre de maçã. É isso mesmo que você leu, o vinagre é um aliado natural dos nossos fios, que ajuda a reequilibrar o seu pH ácido, por causa da sua composição.

Sendo assim, se você não resiste a um tutorial caseiro, como nós, dá só uma olhadinha nesse passo a passo que trouxemos por aqui!

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã;
  • 3 colheres (sopa) de condicionador.

Passo a passo:

  1. Misture o vinagre de maçã e o condicionador em um recipiente;
  2. Lave o cabelo apenas com shampoo;
  3. Aplique a mistura por todo o comprimento, pontas e raiz dos seus fios;
  4. Deixe agir por 10 minutos;
  5. Enxágue e aplique a sua máscara hidratante como de costume;
  6. Deixe a máscara agir pelo tempo indicado na embalagem;
  7. Enxágue os fios novamente e finalize como preferir.

O vinagre de maçã é capaz de fechar as escamas das nossas fibras capilares, protegendo os cabelos de danos externos e proporcionando um brilho intenso aos fios. Outra receita caseira de acidificação capilar muito utilizada é feita com limão - mais um ingrediente muito comum em nossas casas, hein!

Para esse tutorial, você vai precisar de:

  • 30 ml de suco de limão espremido;
  • 150 ml de água.

Passo a passo:

  1. Misture o suco de limão e a água em um recipiente;
  2. Lave os cabelos apenas com shampoo;
  3. Aplique a água com limão nos seus fios, por todo o comprimento, raiz e pontas;
  4. Deixe agir por 5 minutos;
  5. Enxágue e aplique o condicionador;
  6. Deixe o produto agir como de costume;
  7. Enxágue mais uma vez e finalize como preferir.

Mas atenção: seja a acidificação com o vinagre de maçã ou o limão, evite o contato da mistura com a pele. Isso porque, existe o risco de reações alérgicas ou irritações, principalmente se houver exposição solar. Sendo assim, se optar por nossas receitas caseiras, aplique o acidificante apenas nos seus fios, ok?

E se quiser conhecer mais tendências de tratamentos capilares, temos uma super indicação para você: confira o nosso conteúdo sobre botox capilar e descubra tudo sobre este procedimento!

×