index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Gengibre para o cabelo: benefícios e 3 receitas caseiras para o crescimento dos fios

Gengibre para o cabelo: benefícios e 3 receitas caseiras para o crescimento dos fios

Você sabe quais são os benefícios do gengibre para o cabelo? Com certeza você já deve ter escutado por aí sobre o que esse ingrediente pode trazer para a nossa saúde, mas nem imagina o que ele poderia fazer por seus fios, né?

Essa raiz pode ser usada nos cabelos para acelerar seu crescimento e, também, para tratar o couro cabeludo. Isso porque ela possui propriedades incríveis que fazem com que o gengibre seja um grande aliado para a nossa saúde e cuidados capilares.

Pensando nisso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o uso do gengibre para o cabelo e também 3 receitinhas caseiras - nós sabemos que você ama - para fazer o cabelo crescer de forma mais saudável. Vamos lá?

Quais as propriedades do gengibre?

O gengibre é uma planta originária da China composta por óleos essenciais e rica em componentes medicinais, como o cafeno, felandreno e zinzerona. Sua ação em nosso metabolismo potencializa a queima de gordura corporal e, por isso, esse ingrediente é muito utilizado em dietas para perder peso.

Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antissépticas, o gengibre também contribui para a melhor circulação de sangue na região do nosso couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável dos fios e ainda conferindo proteção aos cabelos.

Os óleos essenciais presentes nesse ingrediente também favorecem a hidratação dos fios, sendo ótimos aliados para a restauração de cabelos mais finos e quebradiços. Além disso, ele é um alimento muito rico em vitaminas, zinco e fósforo - nutrientes excelentes para a saúde capilar.

Benefícios do gengibre para o cabelo

Por causa das propriedades acima, o uso do gengibre no cabelo pode ajudar a estimular nossos folículos capilares, o que acaba promovendo o crescimento dos fios.

Além disso, as vitaminas, minerais e ácidos graxos presentes nesse ingrediente também contribuem para fortalecer os cabelos. Isso ainda auxilia no combate da queda capilar e na manutenção da hidratação da raiz às pontas dos fios.

Afinal, como já sabemos, um couro cabeludo saudável é fundamental para que o cabelo cresça rapidamente e nisso esse ingrediente pode ajudar - e muito. Sendo assim, destacamos como benefícios principais do gengibre para o cabelo:

  • Auxílio no crescimento dos fios;
  • Tratamento da caspa e outros fungos que prejudicam o couro cabeludo;
  • Hidratação dos fios e mais brilho.

O gengibre estimula o crescimento dos fios?

Antes de tudo, é preciso entender que não há uma fórmula mágica para o crescimento capilar, ok?

No caso do uso do gengibre para o cabelo, podemos dizer que ele ajuda, de fato, no crescimento dos fios. Porém, ele não faz milagres, apenas estimula a velocidade normal que os seus cabelos já crescem por mês.

O que esse ingrediente faz é fortalecer a fibra capilar, o que faz com que ela cresça de forma mais saudável e se torne menos propensa a quedas e quebras. Sendo assim, a maior vantagem do gengibre para o cabelo será estimular um crescimento mais poderoso a longo prazo, com fios mais fortes.

3 receitas caseiras com gengibre para o cabelo

Mulher passando a mão em seu cabelo lisoPara que você consiga obter todos os benefícios do gengibre para o cabelo, é importante que faça sua aplicação tópica, além de adicioná-lo em sua dieta. Por isso, separamos 3 receitinhas bem bacanas para te ajudar nessa busca pelo cabelo dos sonhos. Olha só!

Shampoo bomba de gengibre

Antes de tudo, é importante deixar claro que a base de qualquer shampoo bomba caseiro é um shampoo neutro e, de preferência, transparente. Depois é só acrescentar o ingrediente principal, que, no nosso caso, é o gengibre.

Você vai precisar de:

  • 200ml de shampoo neutro;
  • 1 colher de gengibre ralado;
  • 2 ml de vitamina A.

Passo a passo:

  1. Adicione o gengibre ralado em seu shampoo neutro e misture;
  2. Adicione a viramina A à receita e misture;
  3. Deixe a mistura repousar em um local escuro por 48 horas.

E está pronto! Agora é só usar o seu shampoo bomba de 2 a 3 vezes por semana e, após 1 mês, fazer uma pausa.

Ah… E se preferir, você pode coar a sua mistura antes de utilizar, ok?

Tônico de gengibre

Um tônico capilar caseiro também é uma ótima forma de alcançar os benefícios do gengibre para o cabelo, como o combate à queda e o auxilio no crescimento dos fios. Essa receita é super simples e muito parecida com um chá bem forte. Por isso, basta aplicar regularmente para observar os resultados.

Você vai precisar de:

  • 200 ml de água;
  • 1 mão cheia de gengibre picado e descascado.

Passo a passo:

  1. Ferva a água até borbulhar;
  2. Acrescente o gengibre e deixe ferver por um minuto;
  3. Desligue, tampe e deixe a receita repousar por algumas horas.

Agora é só aplicar no couro cabeludo em movimentos circulares, deixar por alguns minutos e enxaguar. Quanto mais tempo você deixar no cabelo, mais efeito o seu tônico terá.

Umectação com gengibre

A umectação com gengibre para o cabelo pode ajudar a estimular a circulação de sangue no couro cabeludo, favorecendo o crescimento capilar. Ela é feita da mesma forma que a umectação tradicional, o que muda é a receita do óleo utilizado.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de gengibre ralado;
  • 50 ml do óleo vegetal de sua preferência.

Passo a passo:

  1. Misture o gengibre e o óleo vegetal escolhido. Você pode bater em um liquidificador para deixar mais homogêneo;
  2. Deixe descansar por 2 horas;
  3. Aplique a mistura por todo o comprimento dos seus fios secos, massageando o couro cabeludo;
  4. Durma com os cabelos umectados e lave normalmente no dia seguinte, com shampoo e condicionador.
  5. Finalize como de costume e pronto! Repita esse processo ao menos 1 vez a cada 10 dias.

A gente ama te mostrar os benefícios do gengibre para o cabelo e trazer essas receitinhas. Você sabe por que? É que o gengibre é um dos principais ingredientes dos nossos produtos! Ele está presente em nossos shampoos e condicionadores para fortalecer os fios das(os) nossas(os) clientes e ajudar no combate da caspa. Você sabia?

Se quiser conhecer mais sobre nossos ativos, dá uma olhadinha em nossa página de ingredientes naturais. Você vai adorar saber mais sobre o que aplica nos seus fios!

×