Os 9 melhores aplicativos para meditação

Compartilhar
Os 9 melhores aplicativos para meditação

A gente sabe, nem sempre é fácil encontrar um tempo para meditar, mas - cá entre nós - ter a meditação como hábito diário traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. A prática é capaz de mudar muita coisa em períodos de vida "normal" e também em um período de tensão: meditar traz paz interior e acalma, reduzindo drasticamente os níveis e sintomas de estresse, ansiedade e medo, algo essencial para lidar com problemas, crises e mudanças. Pensando nisso, buscamos os melhores aplicativos para meditação e trouxemos um resumo do que cada um oferece.

Entre os benefícios, liste uma melhor noite de sono, maior rendimento frente às tarefas diárias pessoais e profissionais, maior equilíbrio emocional, redução da pressão arterial e melhora do bem-estar como um todo! E, para quem pensa que é preciso muito para começar, a boa notícia é que é preciso pouco: pouco tempo, pouco conhecimento, pouca alteração na rotina. E zero dinheiro.

Hoje em dia há ótimos aplicativos para meditação, muitos gratuitos, que ensinam como meditar sem precisar sair de casa! Pois é, embora sejam tidos como "culpados" pela conexão que não nos permite descansar, os smartphones podem fornecer as ferramentas necessárias para relaxar e você não precisa necessariamente pagar por isso. Quer começar a meditar mas não sabe por onde? Confira nossa seleção com os melhores aplicativos para meditação e - sim, pode começar a praticar hoje mesmo. =)

 

Melhores aplicativos para meditação

 Mulher sentada usando app de meditação

1. Insight Timer

Um dos principais apps de meditação, o Insight Timer tem como diferencial a chance de interagir com outros usuários do serviço. Além disso, são mais de nove mil meditações guiadas em áudio, e você pode escolher de acordo com seus interesses, como dormir melhor ou começar o dia de forma mais serena. Sem dúvida, um dos melhores aplicativos para meditação.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

 

2. Lojong

Lojong significa “treinamento da mente” em tibetano, e esse app é um dos mais baixados. Todo em Português, ele permite que você acompanhe seu progresso em diversas meditações guiadas e é baseado no programa Cultivating Emotional Balance da Universidade de São Francisco. A versão gratuita dá acesso a parte das meditações e a premium a mais e mais opções da plataforma.

Disponível gratuitamente para iOSAndroid

 

3. Breathe2Relax

É um pouco diferente, oferecendo práticas de respiração, mas sem incluir sessões de meditação propriamente dita. O mais interessante é que ele é personalizável de acordo com o seu ritmo de respiração. Tem o objetivo de ajudar você a administrar o estresse, as emoções negativas e a ansiedade. Só está disponível em inglês, mas é super intuitivo!

Acessível para iOS e Android.

 

4. Headspace

É um dos aplicativos mais populares no nicho meditação. E famoso por ser o “a app de meditação para a vida moderna”. Foi criado por um monge budista inglês, Andy Puddicombe, oferece sessões guiadas de 10 minutos, todas em inglês. A versão de teste gratuita ensina os básicos da meditação, e a versão paga pode ser gratuita para estudantes com a subscrição do Spotify Premium durante um ano.

Disponível para iOS e Android.

 

5. Medite.se

Super indicado para aqueles que estão começando! Criado por brasileiros, é narrado por Tadashi Kadomoto, terapeuta transpessoal - tudo em português. Totalmente gratuito e com um plus: você aprende algumas técnicas curiosas que ajudam a desmistificar e facilitar a meditação. Os áudios também podem ser baixados, para que você possa escutar quando estiver sem internet.

Disponível para iOS e Android.

6. Calm

App pensado e desenhado com a intenção de ajudar a reduzir a ansiedade, a dormir melhor e, a ser mais feliz. Em uma de suas últimas atualizações, ganhou ainda um conjunto de músicas mindfulness - para treinar a atenção plena e o relaxamento. Tem em inglês e espanhol, mas ainda não em Português. Também não é 100% gratuito, mas oferece uma semana de teste com acesso a muitos dos programas.

Disponível para iOS e Android.

 

7. Zen

Em português e se divide em duas partes: narrações com o objetivo de melhorar vários aspetos da técnica de meditação; e áudios sem narração. Todos os conteúdos estão também disponíveis em inglês e espanhol, e a app tem um sistema de conquistas para ajudar na motivação dos usuários, além de algumas funcionalidades pagas.

Disponível para iOS e Android.

 

8. 5 Minutos

App que faz você pausar o que estiver fazendo no momento por apenas cinco minutos, com o objetivo de melhorar o seu humor. O usuário tem a possibilidade de agendar o momento em que irá ser "lembrado" para realizar a prática. Tem um belo diferencial: foi desenvolvido por uma ONG chamada Mãos Sem Fronteiras que tem como proposta uma meditação diária. Não tem muitas funcionalidades se comparado com outros aplicativos, mas é super eficiente quanto à prática da meditação.

Acessível para iOS e Android.

 

9. Aura

É um aplicativo que utiliza Inteligência Artificial para recomendar as narrações mais adequadas para cada pessoa. A IA baseia-se no estado de espírito do usuário e em algumas perguntas feitas, propondo meditações guiadas de 3 minutos por dia. App premiado internacionalmente, pela qualidade e simplicidade do seu serviço. A versão gratuita é uma semana de teste.

Baixe para iOS e Android.

*

Mas, afinal, por que meditar mesmo?

Por várias razões, desde aquelas que você já leu na abertura deste artigo até algumas que só você vai poder dizer quando começar a notar os efeitos da prática no seu corpo e na sua vida. Resumidamente, a meditação é ótima para a sua saúde mental e também física, tendo benefícios comprovados cientificamente. Se ainda duvidar do que ela pode fazer por você, nossa sugestão é: comece. Mal com certeza não vai fazer. =)

Pets: entenda como eles contribuem para um estilo de vida mais saudável

Pets: entenda como eles contribuem para um estilo de vida mais saudável

Música para meditar: como iniciar essa prática

Música para meditar: como iniciar essa prática

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento