index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como realizar a separação de lixo corretamente

Como realizar a separação de lixo corretamente

A separação de lixo é um tema fundamental para qualquer sociedade. Afinal, saber como separar resíduos corretamente é o primeiro passo para uma destinação, disposição e tratamento adequados do lixo, como a reciclagem, a incineração, entre outros.

Poucos minutos dedicados à separação de lixo doméstico, hospitalar, ou qualquer outro tipo, podem evitar impactos ambientais muito significativos para o meio em que vivemos, economizando energia, matéria-prima, água e espaços de aterros e lixões - além de gerar renda para muitas pessoas.

Quer saber como realizar a separação de lixo corretamente? Então não perca as dicas que trouxemos neste post! Vamos lá?

Por que separar o lixo é importante?

Pequenas atitudes diárias podem fazer toda a diferença para a preservação do meio ambiente, sendo uma das mais importantes a reciclagem do lixo.

As vantagens da separação de lixo doméstico são inúmeras. Afinal, além de aliviar os lixões e aterros sanitários - deixando para eles apenas os rejeitos -, grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. Assim, a reciclagem acaba economizando recursos naturais e ainda gera renda para os catadores de lixo - parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 180 mil toneladas de resíduos sólidos são recolhidas no país diariamente. Infelizmente, mais da metade desse lixo é jogada, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto.

Isso porque, atualmente, apenas 18% das cidades brasileiras possuem um serviço de coleta seletiva. Desse modo, podemos dizer que ao realizar a separação de lixo, você estará dando os primeiros passos para a destinação adequada dos seus resíduos, promovendo a sua reutilização, o melhor valor agregado para o material a ser reciclado, o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários, entre muitos outros aspectos.

Como fazer a separação de lixo corretamente

Garrafas PET sendo descartadas corretamentePara fazer a separação de lixo da maneira adequada é necessário se atentar aos tipos de materiais que serão descartados. Isso porque, os resíduos podem ser divididos em orgânicos, recicláveis não perigosos, não recicláveis não perigosos e os perigosos.

Lixo orgânico

O lixo orgânico é todo resto de alimento, como cascas de legumes, frutas, vegetais e folhas, além de outros tipos de resíduos de origem biológica.

Nesse caso, além da separação de lixo, você pode também reciclá-los em casa. Que tal optar pela compostagem? Ela é a reciclagem dos resíduos orgânicos, principalmente alimentares, que evita a emissão de gases do efeito estufa pelo transporte até os aterros e proporciona a produção de um rico adubo natural. Incrível, né?

Lixo reciclável não perigoso

O lixo reciclável é composto por papel, papelão, vidro, alguns tipos de plástico e alumínio.

O primeiro passo para a separação de lixo reciclável não perigoso é higienizá-lo para evitar que ele se transforme em local de reprodução de vetores de doenças. Sendo assim, é indicado higienizar os recipientes que serão descartados, economizando o máximo de água possível. Uma dica é deixar as embalagens dentro da pia durante o dia, para que a água utilizada para lavar as mãos e a louça caia sobre ela, atuando como uma água reutilizada.

Após essa lavagem, o lixo reciclável deve secar e ser embalado em sacos de lixo não biodegradáveis reciclados ou recicláveis. No caso do papel, o ideal é não amassá-lo, pois quanto mais intacto, maior é o seu valor para a reciclagem.

Atenção: se houver vidro quebrado ou qualquer outro material que apresente risco à saúde dos trabalhadores, embale-os de maneira segura e os identifique para evitar qualquer dano!

Lixo não reciclável e não perigoso

Atualmente, muitos materiais descartados ainda são difíceis de reciclar, como papéis parafinados ou plastificados, adesivos, etiquetas, fotografias, espelhos, esponjas de aço, entre outros.

Nesses casos, por não existir um descarte com menos impacto, é indicado que busquemos não consumir esse tipo de item ou que consumamos algo semelhante, mas com embalagens recicláveis. Quando isso não for possível, uma outra alternativa é optar pela reutilização e, só em último caso, descartar.

Lixo perigoso

Realizar a separação de lixo perigoso é essencial. Afinal, esses resíduos apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente por serem inflamáveis ou corrosivos, necessitando de um tratamento e disposição especiais. Entre os lixos perigosos encontramos: restos de tinta, lixo hospitalar, produtos químicos, pilhas, baterias e muitos outros.

Por mais que as prefeituras efetuem a coleta destes resíduos, o lixo perigoso não pode ser simplesmente colocado em sacos de lixo e ser destinado para o descarte comum. Isso porque, em aterros e lixões, ele acabará em contato com a água ou solo, causando danos irreversíveis à saúde ambiental e humana.

Ah… Também é importante entender que o descarte e a separação de lixo perigoso podem variar de acordo com cada tipo de material. Desse modo, para descartar corretamente seus resíduos após a separação, é fundamental levá-los até o posto de coleta mais próximo, ok?

E já que estamos falando sobre a diminuição dos nossos impactos ambientais, confira o nosso post sobre “Zero waste” e conheça tudo sobre esse movimento!

×