Zero waste: conheça tudo sobre este movimento e como aplicá-lo em sua vida

Compartilhar
Zero waste: conheça tudo sobre este movimento e como aplicá-lo em sua vida

O termo zero waste tem ganhado grandes proporções com o crescimento dos debates sobre a sustentabilidade nos dias atuais. Em sua tradução, o conceito significa “lixo zero”, ou seja, é a ação de reduzir a quantidade de lixo produzido ao máximo.

Porém, para isso, é necessário repensar as formas de descarte e os destinos de cada resíduo, além de diminuir os materiais que simplesmente jogamos fora. Afinal, muitas vezes, nem nos preocupamos com o que acontece com o lixo depois que ele sai das nossas casas, né?

Pensando nisso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre este tema tão importante e algumas dicas de como aplicar o estilo de vida zero waste no seu dia a dia. Que tal conferir?

O que é zero waste?

Produtos zero waste juntosO movimento zero waste prega um estilo de vida mais equilibrado, buscando a redução do impacto ambiental dos nossos consumos diários. Sendo assim, o conceito de lixo zero gira em torno de minimizar os resíduos que produzimos, ou até mesmo eliminá-los de vez.

Produzir menos lixo, estar consciente da origem e dos processos de fabricação dos produtos que compramos - além de seus impactos ambientais - são os passos principais para quem deseja aderir a este movimento.

O estilo de vida zero waste propõe reflexões sobre a utilidade de cada produto, nos fazendo questionar se eles podem ser reutilizados, reciclados, ou se são realmente necessários.

Mas calma… Viver sem desperdícios não significa viver sem qualquer tipo de luxo da vida, mas sim ter uma abordagem mais consciente de cada uma das nossas escolhas como consumidores, ok?

Os 5 R’s do movimento lixo zero

Com certeza na escola você ouviu falar sobre os 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reutilizar. Mas você sabia que no movimento zero waste existem 5 R’s? Pois é, tudo para gerar um melhor destino e reaproveitamento dos nossos lixos.

  1. Recuse o que você não precisa: isso evita que muitos bens indesejados entrem em sua casa. Pergunte-se sempre se aquele item realmente é necessário antes de levá-lo para o seu lar;
  2. Reduza o que você usa: evite o desperdício em geral, utilize apenas a quantidade necessária de cada bem;
  3. Reutilize o que puder: que tal trocar produtos descartáveis por versões duráveis? Assim, ao invés de jogar fora depois de um único uso, você pode lavá-los e utilizar mais de uma vez;
  4. Recicle o que você não pode recusar ou reduzir: é claro que a reciclagem também é uma opção. Porém, é importante lembrar que alguns itens não podem ser reciclados e, por isso, acabarão em aterros sanitários no fim de sua vida útil;
  5. Repense sobre o que sobrou: retornar nutrientes e fibras de volta à terra por meio da compostagem de restos de comida também é uma opção incrível.

Como aplicar o zero waste no dia a dia

Peças de roupa penduradas em cabidesAntes de qualquer coisa, para aplicar o estilo de vida zero waste em seu dia a dia, é preciso se atentar a todos os resíduos que você produz em sua rotina. Afinal, o primeiro passo para aderir a este movimento é, justamente, repensar e manter o controle de quanto lixo você gera, entender de que tipo são os resíduos e descobrir em quais áreas da sua vida eles são mais produzidos para que consiga diminui-los.

Diante disso, separamos 5 dicas de como aplicar o zero waste no dia a dia para tornar a sua busca pela diminuição de impactos ambientais ainda mais fácil. Olha só.

Comece a compostar

Sem dúvidas esta é a forma mais rápida e eficiente de reduzir muitas sobras de alimentos em sua casa. Afinal, por mais que não nos atentemos a isso, muito do nosso lixo orgânico pode gerar um adubo natural super valioso para o enriquecimento do solo.

Incrível, não acha?

Recolha itens difíceis de reciclar

Antes de jogar qualquer item no lixo, pesquise e descubra se há algum tipo de depósito específico para esse descarte, como instalações de reciclagem municipais.

Afinal, alguns itens difíceis de reciclar, mas ainda recicláveis - como baterias, tubos de pasta de dente e até lixos eletrônicos - podem possuir locais de descarte específicos.

Ande sempre com uma garrafa de água reutilizável

Este hábito do movimento zero waste, apesar de simples, tem impactos enormes na redução da produção de resíduos. Isso porque, ao utilizar uma garrafa de água reutilizável, você pode economizar em média 156 garrafas comuns por ano. Sabia?

Prefira sacolas de compras reutilizáveis

Eliminar as sacolas plásticas de compras ajuda a reduzir muito os impactos de seus resíduos, que levam centenas de anos para se decompor, danificando ecossistemas e comprometendo a vida de muitos animais.

Escolha produtos com responsabilidade ambiental

Que tal optar por escovas de dente e cotonetes de bambu ao invés dos produtos convencionais?

Ao utilizar itens ambientalmente responsáveis, você consegue diminuir seus impactos e ainda reduz a produção de seus resíduos no meio ambiente!

Prós e contras do movimento zero waste

É claro que o estilo de vida zero waste exige muita dedicação, podendo ser frustrante e demorado no início. Afinal, precisamos nos adaptar a ele para entender essa nova maneira de viver. Porém, uma coisa é fato: após aderir o movimento zero waste em sua vida, você certamente perceberá muitas recompensas para você e para a natureza.

Sendo assim, reunimos aqui alguns prós e contras deste estilo de vida para te ajudar:

Prós

  • Aderir ao estilo de vida zero waste tem um impacto super positivo na natureza;
  • Você produz menos lixo e se conecta mais com o meio ambiente;
  • Os alimentos zero waste são mais saudáveis e eliminam todos os resíduos que poderiam ser produzidos;
  • Os primeiros passos para aderir ao movimento são simples, como substituir produtos descartáveis por reutilizáveis.

Contras

  • Produtos substitutos para zero waste podem ser difíceis de encontrar;
  • Você deve carregar seus reutilizáveis para todo lugar que for;
  • Comprar on-line se tona mais difícil por causa do desperdício de materiais nas embalagens de envio;
  • Nem todos os produtos possuem alternativas zero waste.

E aí, o que achou das nossas dicas de como aderir a este novo estilo de vida?

E já que estamos falando sobre a geração de resíduos no meio ambiente, separamos mais um post sobre impactos ambientais para você conferir e, assim, aprender a diminuí-los. Vamos lá?

Amor próprio: conheça seus benefícios e como cultivá-lo

Amor próprio: conheça seus benefícios e como cultivá-lo

Spirit care: você sabe o que é essa nova forma de autocuidado?

Spirit care: você sabe o que é essa nova forma de autocuidado?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento