Alergia a cosméticos: veja como escapar

Compartilhar
Alergia a cosméticos: veja como escapar

Quem tem alergia a cosméticos sabe como é frustrante testar aquele produto lindo descoberto no Instagram e sentir a pele vermelha (e outros sintomas) um tempinho depois. E tem quem nunca tenha tido uma alergia sequer e de repente se encontra nessa situação... Em ambos os casos, vem aquele receio de ter de novo, e a pergunta: como evitar? Ou melhor, como saber se esse ou aquele produto podem me trazer alergia?

Além de ser um super incômodo, alergia é de fato assunto sério e merece nossa atenção - ainda mais quando ela está relacionada a produtos que usamos diariamente! Para você que está na dúvida se já sofreu ou está sofrendo com alergia a cosmético: os sintomas mais comuns são eritema no local (vermelhidão), prurido (coceira) e inchaço. Em casos mais sérios, pode chegar à formação de bolhas. 

A pele do rosto é a mais suscetível a alergias, por isso o cuidado deve ser redobrado com tudo o que tiver contato com ela, como maquiagens, hidratantes e até produtos de Hair Care. As reações mais frequentes são consequência do uso continuado e cumulativo, mas é comum também ver a situação acontecer logo no primeiro uso.

Hipoalergênico e só?

Tem boa notícia, claro: a indústria cosmética está cada vez mais preocupada em excluir da fórmula componentes potencialmente alergênicos. Aliás, está aqui uma dica para quem sofre com alergias frequentes ou para quem quer evitar a possibilidade: aposte sempre em cosméticos “hipoalergênicos”. O motivo é exatamente a composição deles, livre de substâncias que podem desencadear qualquer reação. 

Essa palavra não garante 100% que você não terá alergia, mas reduz drasticamente a chance disso acontecer. Você pode também pensar em escolher produtos produzidos com ativos naturais e sem ingredientes químicos agressivos. E isso vale não apenas para cosméticos, mas para outros produtos de higiene e até de limpeza da casa que têm contato direto com a sua pele, como shampoos, sabonetes, desodorantes e detergentes!

O que fazer se a alergia a cosmético aparecer?

Cosméticos naturais sendo desenvolvidos em laboratório

Se você sentir reações diferentes ao usar algum tipo de cosmético (ou outro produto de higiene e até de limpeza) procure um médico dermatologista. Ele é capaz de confirmar se o problema é alérgico de fato e inclusive identificar qual substância está provocando determinada reação. Um exemplo é a coceira no couro cabeludo; que pode ser causada por produtos ou procedimentos irritantes ou alérgenos, como tinturas para o cabelo, escovas progressivas ou cremes.

Assim como na pele do rosto e do corpo, o primeiro sinal de alergia na cabeça é a coceira excessiva. Ela pode ainda ser seguida de bolinhas, descamação e até feridas com secreção aquosa. A reação pode ser tão grave que pode causar queimadura do couro cabeludo e queda dos fios, além de edema (inchaço) significativo na face.

A dica, tanto para evitar quanto para cuidar do couro cabeludo machucado é optar por shampoo e condicionador (além de leave-in, máscaras e óleos se você usá-los) que priorizem ingredientes naturais e não nocivos à saúde. Vale dizer que tanto quanto o potencial alergênico, o potencial terapêutico de um produto pode ser muito grande! Basta conter substâncias calmantes!

No caso do shampoo, uma boa dica é usar um sem Sulfato - que promove a retirada da oleosidade sem ressecar os fios, mantendo o couro cabeludo saudável, menos propenso a irritações, e ainda deixa os cabelos bonitos.

 

Alergia na pele é mais comum na gravidez?

Sim. E se você está gravidinha, pedimos que redobre os cuidados acima. A alergia na pele de gestantes pode acontecer devido às alterações hormonais e do sistema imune, naturais durante o período de gestação.

É recomendado que a gestante fale sempre com o médico e tente acalmar a pele com cremes ou loções indicadas por ele para aliviar o desconforto e a irritação.

Pets: entenda como eles contribuem para um estilo de vida mais saudável

Pets: entenda como eles contribuem para um estilo de vida mais saudável

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento