index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Foliculite no couro cabeludo: como identificar e tratar

Foliculite no couro cabeludo: como identificar e tratar

Você sofre com a foliculite no couro cabeludo? Então fique sabendo que este será o nosso assunto de hoje!

Essas bolinhas vermelhas e inflamadas podem aparecer em diversas partes do nosso corpo, até mesmo no couro cabeludo. Além de ser muito incômodo, este problema ainda é capaz de provocar marcas, como cicatrizes, queloides e, inclusive, manchas na nossa pele.

Esta inflamação pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas, mas não se preocupe, para todos os casos há um tratamento! No nosso post sobre foliculite no couro cabeludo, iremos te contar tudo o que você precisa saber para identificar e tratar este problema.

Ficou curiosa(o)? Então vamos lá!

O que é foliculite no couro cabeludo?

A foliculite no couro cabeludo é uma inflamação dos nossos folículos pilosos, que pode ou não ser acompanhada por uma infecção - causada por bactérias ou fungos.

Este problema pode ocorrer em qualquer lugar do nosso corpo que haja folículos, seja na barba, virilha, ou até mesmo no couro cabeludo. Inicialmente, ele se apresenta como pequenas bolinhas vermelhas, bem parecidas com pequenas espinhas, possuindo ou não pus, ao redor de folículos pilosos. Entre seus principais sintomas, não podemos deixar de lado a sensibilidade e, também, a coceira na área afetada.

A foliculite no couro cabeludo pode ser autolimitada, ou necessitar de antibioticoterapia, além de levar à formação de cicatrizes e perda permanente de cabelo em casos extremos. Por isso, não deixe de contatar um médico especialista assim que notar os primeiros sinais para encontrar o melhor tratamento, ok?

Tipos de foliculite

Couro cabeludo com foliculiteSeparamos os principais tipos de foliculite no couro cabeludo para você entender um pouco mais sobre as particularidades desta inflamação. Dá só uma olhada!

Foliculite no couro cabeludo decalvante

A foliculite no couro cabeludo decalvante é um tipo crônico de inflamação, que se manifesta por meio de crostas, tufos de cabelo e pústulas.

Este tipo de foliculite apresenta inflamações e destruição dos folículos, tendo seu tratamento feito com antibióticos orais por períodos prolongados. Por não se tratar de um problema infeccioso, a foliculite decalvante não é considerada contagiosa.

Foliculite no couro cabeludo dissecante

Esta foliculite no couro cabeludo faz parte de um grupo de reações inflamatórias da nossa pele, que incluem a acne conglobata e a hidrosadenite. Suas lesões começam na nuca, com a formação de nódulos, abcessos purulentos ou até mesmo pústulas.

Infelizmente, suas reações são mais intensas, podendo levar à queda de cabelo e a uma alopecia cicatricial permanente. No entanto, assim como a decalvante, não é considerada infecciosa e nem contagiosa.

O tratamento da foliculite dissecante pode ser feito com o uso de antibióticos sistêmicos e corticóides, dependendo muito do seu nível de inflamação.

Foliculite queloidiana da nuca

Este tipo de foliculite no couro cabeludo apresenta lesões um pouco mais sérias, que podem evoluir para abcessos, cicatrizes, placas ou alopecia cicatricial.

Sua causa ainda é incerta, mas pode ser evitada com alguns hábitos simples, como evitar a raspagem dos fios de cabelo ou o uso de chapéus e bonés por muito tempo.

Entenda as causas da foliculite capilar

A foliculite no couro cabeludo se dá pelo fato de que os folículos dessa região costumam ser mais densos, além de estarem sujeitos à transpiração excessiva e ao contato com a oleosidade natural dos cabelos.

A falta de higiene adequada, o atrito causado por bonés e chapéus, além do uso de produtos capilares não específicos para o seu tipo de cabelo são alguns exemplos do que pode favorecer o surgimento deste tipo de inflamação.

Uma foliculite infecciosa pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou, inclusive, parasitas. Já as inflamatórias podem ser causadas pelos mesmos motivos, além da simples irritação da pele pelo uso de alguns produtos, pelos encravados, entre muitos outros fatores.

É importante ressaltar que toda foliculite no couro cabeludo infecciosa apresenta inflamações. Porém, nem toda foliculite inflamatória possui infecções! Afinal, alguns casos se desenvolvem até mesmo quando não há nenhum tipo de contaminação por microrganismos.

Principais sintomas

Para entendermos mais sobre os sintomas da foliculite no couro cabeludo, separamos seus sinais em duas categorias:

Foliculite no couro cabeludo superficial

  • Pelo encravado;
  • Pele avermelhada e inchada ao redor do folículo;
  • Pústulas que lembram espinhas;
  • Coceira intensa no local.

Foliculite no couro cabeludo profunda

  • Nódulo com pus no folículo;
  • Extensa área avermelhada ao redor da inflamação;
  • Inchaço no local;
  • Dor;
  • Coceira;
  • Possíveis cicatrizes e destruição do folículo piloso.

Tratamento

Médico examinando foliculite no couro cabeludoMas qual a melhor forma de tratar a foliculite no couro cabeludo? Basicamente, dois hábitos principais baseiam o tratamento deste tipo de problema: fortalecer sua imunidade e bloquear o que está provocando essa inflamação.

Além disso, alguns tratamentos caseiros também podem ajudar, fazendo a higienização da área afetada. Porém, em casos mais graves, o uso de cremes e pomadas recomendadas por um médico especialista podem se tornar necessários.

É importante destacar que o tratamento para a foliculite no couro cabeludo deve ser feito ainda em suas fases iniciais para evitar a inflamação de outras regiões. Sendo assim, é fundamental procurar um dermatologista para que a causa da sua inflamação seja identificada e o melhor tratamento escolhido.

No caso da foliculite causada por fungos, o uso de shampoos antifúngicos, compostos por Cetoconazol, é mais do que recomendado. Enquanto a foliculite causada por bactérias necessita da aplicação de antibióticos, como a Eritromicina ou a Clindamicina.

Para uma recuperação mais eficiente, seguir o tratamento conforme a indicação do médico é essencial, assim como realizar consultas periódicas para verificar se está tudo ok!

Como prevenir a foliculite no couro cabeludo?

Para te ajudar a prevenir a foliculite no couro cabeludo, reunimos algumas dicas super simples que você pode seguir em sua rotina. Veja:

  • Opte por produtos suaves, com o pH específico para o seu tipo de cabelo;
  • Não compartilhe escovas de cabelo, toalhas ou outros objetos pessoais;
  • Lave o cabelo todos os dias, principalmente depois de suar;
  • Não prenda os seus fios com muita força;
  • Não coce ou mexa em suas lesões;
  • Evite passar cremes e óleos muito próximos à raiz.

Além disso, não deixe de cuidar sempre do seu couro cabeludo. Afinal, a saúde dessa região é fundamental para o aspecto saudável e bonito dos seus fios. Por isso, se você deseja cabelos fortes e com o crescimento adequado, não deixe o scalp care de lado!

E por falar em cuidados com o couro cabeludo, que tal entender um pouco mais sobre a importância da nossa microbiota capilar para os cabelos? Temos um conteúdo exclusivo para te mostrar!

×