index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Conheça os benefícios do mentol para o cabelo

Conheça os benefícios do mentol para o cabelo

Se você já ouviu falar do uso do mentol para cuidados capilares, mas ficou na dúvida dos reais benefícios que este ingrediente tão famoso pode proporcionar aos seus fios, este post é dedicado a você!

Na hora de escolher os nossos produtos de hair care, é muito importante analisar e conhecer os ingredientes presentes em cada uma de suas formulações. Isso porque, como sempre falamos por aqui, cada cabelo é único e, por isso, precisamos oferecer a ele os melhores tratamentos, que atendam às suas características e necessidades específicas.

O mentol, por exemplo, pode ser um grande aliado para os fios que sofrem com o excesso de oleosidade e, consequentemente, são mais propensos à queda capilar e caspa. Mas calma, isso tudo nós vamos te explicar em um outro momento.

Ficou curiosa(o) para conhecer os benefícios deste ativo? Então confira o nosso conteúdo completo e faça do mentol o seu mais novo amigo!

O que é mentol?

O mentol, como seu próprio nome já diz, é uma substância extraída de várias espécies de menta. Este ingrediente é muito utilizado na indústria cosmética, possuindo um aspecto ceroso, cristalino e de cor clara ou branca.

Sem dúvidas, suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias são pontos muito conhecidos do mentol, tornando-o um grande aliado para muitas pessoas. Quando aplicado sobre a pele, por exemplo, este ativo consegue dilatar os vasos sanguíneos, causando aquela sensação de refrescância e frio que tanto conhecemos.

Apesar de ter sido aperfeiçoado por muito tempo em meio à natureza, hoje em dia o mentol pode ser produzido em laboratórios, de forma idêntica à natural de suas plantas, mas sem o mesmo nível de impacto ambiental. Bem legal, não acha?

Benefícios do mentol para o cabelo

Os benefícios do mentol para os fios são inúmeros, tudo graças às suas propriedades exclusivas que citamos acima.

De um modo geral, este ingrediente é capaz de melhorar a nossa saúde capilar, reduzindo a queda de cabelo e auxiliando no controle da oleosidade excessiva. Além disso, ele ativa a circulação do couro cabeludo, refrescando a região e fazendo com que as nossas células recebam um maior fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes.

No caso dos cabelos oleosos, o mentol é um ingrediente mais do que especial. Isso porque, ele possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana, antisséptica e adstringente, o que acaba regulando a oleosidade dos fios, trazendo um maior equilíbrio para a nossa microbiota capilar. Um ativo super completo, não acha?

Um cuidado que vai além...

Mulher passando a mão no cabeloAlém de utilizar produtos com mentol em suas composições, outros cuidados são necessários para deixar a oleosidade excessiva para trás. E foi pensando nisso que reunimos algumas dicas fáceis e práticas para te auxiliar a cuidar do seu cabelo oleoso da melhor forma possível. Olha só!

Lave o cabelo na frequência correta

Se os seus cabelos são oleosos, você sabe que não pode descuidar da lavagem de forma alguma. No entanto, é muito importante se atentar à frequência com que faz isso.

Lavar pouco os fios pode aumentar a sua oleosidade, mas fazer isso em exagero pode contribuir para o efeito rebote e resultar no mesmo efeito. Dessa forma, o mais apropriado é higienizar o cabelo em dias alternados, contribuindo para a eliminação do sebo do couro cabeludo na medida certa!

É claro que isso é apenas uma recomendação. Para perceber se ela realmente faz sentido para você, busque testar e entender qual é a melhor frequência de lavagem para os seus fios, ok?

Evite banhos muito quentes

A água quente pode contribuir para o ressecamento da nossa pele e couro cabeludo, o que também favorece a produção de mais oleosidade por nossas glândulas sebáceas.

Por causa disso, busque tomar banho somente com água morna ou fria. Você, certamente, irá perceber uma boa mudança no aspecto dos seus cabelos!

Tenha cuidado com os cremes sem enxágue

Os resíduos de produtos também podem favorecer o aumento da oleosidade dos cabelos, além de contribuir para a proliferação de fungos no local.

Sendo assim, prefira utilizar cremes sem enxágue somente nas pontas e comprimento dos cabelos para evitar o seu acúmulo no couro cabeludo. Aposte em cosméticos sem enxágue mais suaves, como os leave-ins, que possuem uma textura mais fluida e não pesam depois de aplicados.

Prefira shampoos específicos para cabelos oleosos

Como sempre falamos por aqui, escolher um shampoo específico para o seu tipo de cabelo é o segredo para conquistar fios mais belos e saudáveis.

No caso dos cabelos oleosos, é importante encontrar produtos que possuam ingredientes especiais, como o mentol, que auxiliam no controle do óleo produzido. Por isso, na hora de comprar o seu cosmético, preste bastante atenção aos seus ativos, hein!

E já que estamos falando de produtos para fios oleosos, eu vou te contar um segredo: por causa de todos os seus benefícios, o mentol é um dos nossos ingredientes “queridinhos” e mais utilizados, fazendo parte da formulação de muitos dos nossos shampoos manipulados. Aposto que você nem imaginava, né? - rs

Caso queira conhecer os outros ativos que podem aparecer em sua fórmula personalizada, confira a nossa página de ingredientes naturais! Você vai adorar entender um pouco mais sobre os efeitos que cada componente pode proporcionar aos seus fios!

×