index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Aprenda a usar a queratina líquida em seus cuidados capilares

Aprenda a usar a queratina líquida em seus cuidados capilares

Produto bem conhecido quando o assunto é cuidado capilar, a queratina líquida é lembrada como um “salva-vidas” quando o nosso cabelo está danificado, quebradiço e opaco.

Um aliado na hora de acabar com as pontas duplas, fortalecer o cabelo e eliminar com os fios elásticos, a queratina líquida faz uma reparação profunda nos fios, resultando em um cabelo mais alinhado e encorpado.

Mas você sabia que mesmo com tantos benefícios, esse ingrediente deve ser usado com moderação, pois pode danificar os fios quando aplicada incorretamente ou em excesso? Falamos disso e muito mais a seguir.

O que é queratina líquida e para que ela serve

A queratina é um componente do fio de cabelo. Ela é uma proteína e representa quase 90% da fibra capilar, dando corpo e massa ao fio. Quando passamos por procedimentos químicos, como descolorações e alisamentos por exemplo, nosso cabelo perde massa capilar, ou seja, a queratina vai embora, resultando em fios danificados, ressecados, sem força, sem elasticidade e com propensão à quebra.

A queratina líquida é um produto para realizar a reposição deste componente perdido. Ela vai repor a massa capilar e reparar os danos na fibra, dando mais força, vitalidade e elasticidade ao fios.

Ela é super indicada principalmente após a realização de procedimentos químicos como alisamentos, descolorações, relaxamentos e permanentes, pois o cabelo tende a ser danificado por estes processos, como dissemos acima. A aplicação da queratina líquida pode ser feita alguns dias depois ou até no mesmo dia da química, tudo depende da orientação do profissional que fez o procedimento.

Queratina e a reconstrução capilar

Mulher de cabelo liso de costas

Você provavelmente já ouviu falar do cronograma capilar, né? Ele é uma agenda de cuidados com 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

A queratina entra nesta última etapa - a reconstrução - que é um tratamento profundo e super potente, pois repara os danos da fibra capilar, conferindo força e vitalidade.

E não são só os cabelos danificados que precisam de reconstrução, todo cabelo precisa, pois diariamente perdemos massa capilar pela exposição ao sol, poluição, uso de ferramentas térmicas como chapinha, secador… O que muda é a frequência em que este tratamento é feito e a intensidade.

Cabelos que não estão tão danificados, podem fazer essa reposição de massa capilar com máscaras reconstrutoras e com um intervalo maior de tempo. Mas se o cabelo está com muitos danos pós-química, a queratina líquida pode ser a melhor solução.

Como saber se o cabelo está com falta de queratina

Antes de fazer um tratamento com máscara reconstrutora ou aplicação de queratina líquida, é preciso identificar se o problema é realmente falta de massa capilar ou falta de hidratação ou de uma reposição lipídica, por exemplo.

Até porque a queratina líquida é um ingrediente muito potente e, se usada em excesso, pode ter um efeito rebote: ao invés de deixar os fios fortes e saudáveis, ela pode deixá-los rígidos demais, tornando-os quebradiços.

A dica é observar o seu cabelo, ele vai te dar alguns sinais, olha só:

  • Frizz em excesso;
  • Cabelo opaco e sem vida;
  • Cabelo mais fino e ralo do que o normal;
  • Cabelo elástico e embaraçando muito fácil;
  • Fios ressecados e porosos;
  • Quebra e presença de pontas duplas.

    Como usar queratina líquida no cabelo

    Se o seu cabelo tem várias das características citadas acima, talvez ele esteja precisando de uma recarga de queratina.

    Veja como fazer a aplicação da queratina líquida pura no passo a passo a seguir.

    Você vai precisar de:

    Como fazer:

    1. Lave o cabelo normalmente com shampoo e enxágue bem, sem deixar nenhum resíduo;
    2. Retire o excesso de água do cabelo;
    3. Separe o cabelo em mechas e borrife a queratina líquida apenas no comprimento e pontas, enluvando mecha a mecha;
    4. Deixe agir por 5 minutos;
    5. Na sequência, aplique a máscara de hidratação escolhida no cabelo e deixe agir por mais 10 minutinhos;
    6. Enxágue bem o cabelo, removendo todo o produto;
    7. Finalize como de costume, com um óleo ou leave-in.

    Caso seu cabelo não esteja tão danificado, é recomendado fazer a reconstrução com uma máscara reconstrutora e não com a queratina líquida, pois desta forma, o tratamento será mais suave. Cada caso é um caso, mas de forma geral, recomenda-se realizar o procedimento a cada 15 dias para cabelos muito danificados e uma vez ao mês para fios saudáveis.

    Mas vale lembrar que o cabelo não necessita só de reconstrução para se manter sadio. Lembre-se de realizar também hidratações frequentes e tratamentos de nutrição, como a umectação capilar.

    Agora, se você precisa de um cuidado mais intenso, mas prefere não se aventurar em casa, a dica é fazer uma cauterização capilar, que nada mais é que um tratamento de reposição de massa feito no salão.

    Cuidados com a queratina líquida

    Fios de cabelo tratados com queratina líquida

    Como dissemos acima, a queratina pode ser a mocinha, mas se usada em excesso, se torna a vilã e pode deixar os fios mais propensos a quebra.

    Por essa questão, na JustForYou optamos por não usar queratina. Preferimos usar outros ingredientes naturais nobres, que proporcionam os mesmos efeitos, mas com um risco menor de enrijecer os fios.

    Por aqui usamos o Sublim Hair e o Nutrimel. O Sublim Hair é uma proteína hidrolisada de quinoa, um ativo biotecnológico com aminoácidos essenciais para a restauração capilar com efeito imediato. Já o Nutrimel é um mel vegetal extraído da batata yacom. A combinação destes dois ingredientes confere aos fios todos os benefícios da queratina de forma segura. Também usamos o Rep Hair, um ativo com função de restauração capilar, que reestrutura os fios de dentro para fora.

    Todos esses ativos podem estar presentes nas fórmulas do nosso condicionador e máscara hidratante. Se os seus fios estão danificados, faça uma fórmula selecionando “fortificação dos fios” e “reparação imediata” entre os efeitos desejados. Experimente!

    ×