Reciclar papel - Qual a importância de adotar essa prática?

Compartilhar
Reciclar papel - Qual a importância de adotar essa prática?

Você já parou para pensar em quanto o papel está presente em nossas vidas? 

Seja em um bilhetinho deixado para alguém no café da manhã, um cartão de visita, a embalagem de um produto ou em sua agenda. 

Infelizmente para a produção de tudo citado o ambiente sofreu uma grande impacto. 

É verdade que no Brasil todo o papel produzido tem como origem o reflorestamento, mas vai além disso. Para a fabricação de uma simples folha A4 por exemplo, são gastos em média 10 litros de água. Além dos compostos químicos que são utilizados em todo o processo.

Sabemos que muitas vezes não é possível abolir o uso do papel -  por enquanto - mas que tal tentar tornar a vida desse produto maior? 

Let’s recycle! 

Sabe aquele papel marronzinho que encontramos nas lojas? Ele já foi reciclado e gerou uma economia dos recursos naturais: 

Ah.. como são lindas

Quem não gosta da sombra de uma bela árvore no fim de tarde? Esses momentos são cada vez mais raros, não é? 

Como já se sabe, elas são a principal matéria prima para produção de papel, mas quando falamos em reciclagem 1 tonelada de aparas (aqueles pedacinhos de papéis que cortamos,sabe?) podem substituir até 2 a 4m³ de madeira. Isso significa uma nova vida para de 15 a 30 lindas árvores. 

Olha a água! 

No nosso dia a dia nós já sabemos a importância de nos conscientizar e não desperdiçar esse recurso, não é? Que tal pensar além? 

Para conseguir uma tonelada de papel são necessários 100 mil litros de água, enquanto para produzir a mesma quantia de papel reciclado, apenas 2 mil. 

Está aí uma nova forma de reduzir o consumo de água! 

Energia

Em fábricas recicláveis é possível economizar, em média metade do que se é utilizado em fábricas comuns, mas essa economia pode chegar a 80% 

Mas e a poluição?

É verdade que para a fabricação de papel as fábricas poluem muito o ambiente e isso acontece por conta da fabricação da celulose. Já nas fábricas recicladoras esse processo não acontece. Além da economia de recursos, elas realmente não causam impacto ao meio ambiente. 

Mão na massa 

Símbolo da reciclagem estampado no papelão

Não são apenas as grandes fábricas que conseguem reciclar papel, isso pode ser feito em sua casa também. E podem se tornar um gesto lindo de demonstrar carinho e afeto, afinal tudo que é feito de maneira personalizada e exclusiva para alguém é também uma forma de mostrar que você realmente se importa com ela. Vamos aprender juntos? 

O que você vai precisar 

  • Liquidificador
  • Papéis (não podem estar sujos)
  • Tela ou peneira fina 
  • Água
  • Recipiente
  • Muita imaginação e carinho 

Bora criar? 

Vamos te mostrar como fazer esse processo com alguns passos simples, mas depois disso fica com você e com sua criatividade - mas nós já sabemos que criará coisas lindas.

Pronto, seu papel está pronto e pode se transformar em uma recadinho, uma carta ou até mesmo para suas anotações diárias.

Ah.. mas demora muito 

Relaxa, nós entendemos! A rotina corrida às vezes nos impede de fazer algo que gostaríamos e tá tudo bem, mas nesse caso você pode continuar ajudando a alongar a vida dos papéis e evitar impacto ambiental da mesma forma, olha só: 

Que tal uma troca?

Às vezes para fazer uma grande diferença não precisamos de grandes mudanças. Quando for comprar esse tipo de material por exemplo, que tal dar uma chance para o papel reciclado? Afinal, agora você já sabe todo o impacto ambiental evitado por ele.

Utilizando, de novo! 

Sabe aquele post it que você escreveu uma palavra e jogou fora? Ele pode ser utilizado para uma outra anotação, é só escrever no verso. 

Mas vamos um pouquinho além, queremos te convidar a pensar fora da caixa com a gente e dessa vez não só no papel, mas pensando em tudo que te cerca, ta?

E vamos começar dando o exemplo, já imaginou utilizar nossos frascos de shampoo e condicionador como vasinhos? Alguém já e ficou um charme! 

Ou então em um jardim suspenso INCRÍVEL utilizando apenas garrafas pets? Olha só como fica bacana:

Reciclar, reutilizar e repensar 

Esse artigo foi escrito com só um objetivo: repensar. 

Parar e observar a forma com que convivemos com o meio ambiente e como podemos ajudar, sendo fazendo papel reciclado em casa, reutilizando as embalagens ou com pequenas mudanças em seu cotidiano. 

Vamos juntas(os) reduzir os impactos ambientais? 

Impacto ambiental: como você pode ajudar em sua diminuição?

Impacto ambiental: como você pode ajudar em sua diminuição?

Autocuidado consciente: como cuidar de si e do ambiente?

Autocuidado consciente: como cuidar de si e do ambiente?

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento