index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Reciclar papel - Qual a importância de adotar essa prática?

Reciclar papel - Qual a importância de adotar essa prática?

Reciclar papel é um hábito que traz diversos benefícios para toda população. Afinal, consegue reduzir muitos impactos ambientais e também o volume de lixo produzido.

A reciclagem é nada mais do que o ato de recuperar de forma total, ou parcial, algum produto para que seja utilizado na produção de um outro. Vários materiais, como plásticos, metais, tecidos e papel, podem ser reciclados e, assim, contribuir para o meio ambiente.

Sim… É verdade que no Brasil todo o papel produzido tem como origem o reflorestamento, mas vai além disso. Para a fabricação de uma simples folha A4 por exemplo, são gastos em média 10 litros de água. Além dos compostos químicos que são utilizados em todo o processo.

Nós sabemos que muitas vezes não é possível abolir o uso do papel -  por enquanto - mas que tal tentar tornar a vida desse produto maior?

Benefícios da reciclagem de papel

Sabe aquele papel marronzinho que encontramos nas lojas? Ele já foi reciclado e ainda gerou uma economia dos recursos naturais. Olha só.

Reduz a pressão sobre os recursos da madeira

Quem não gosta da sombra de uma bela árvore no fim de tarde, não é?

Como já sabemos, a fibra virgem da madeira é a principal matéria prima para produção de papel. Já as fibras recicladas têm origem nos resíduos dos papeis já utilizados. Assim, ao reciclar papel, conseguimos reduzir o uso de novas matérias primas e, consequentemente, a procura de madeira em aproximadamente 24 árvores por tonelada de papel.

Desse modo, em apenas 1 tonelada de aparas (aqueles pedacinhos de papéis que cortamos) podemos substituir até 2 a 4m³ de madeira! Isso significa uma nova vida para 15 a 30 árvores!

Economia de água e energia

No nosso dia a dia nós já sabemos a importância de nos conscientizar e não desperdiçar esses recursos, não é? Mas que tal pensar além? 

A fabricação de papel reciclado necessita, normalmente, de menos energia, menos água e menos substâncias químicas. Por exemplo, para conseguir uma tonelada de papel são necessários 100 mil litros de água, enquanto para produzir a mesma quantia de papel reciclado, apenas 2 mil. 

Assim, reciclar papel proporciona uma economia de 33% de energia e 49% de água em seu processo de fabricação se compararmos com o papel de fibra virgem. Interessante né?

Reduz as emissões de CO2

É verdade que para a fabricação de papel as fábricas poluem muito o ambiente e isso acontece por causa da fabricação da celulose. No entanto, nas fábricas de reciclagem esse processo não acontece. Dessa forma, além da economia de recursos, elas realmente causam menos impacto ao meio ambiente. 

Além disso, devido ao menor gasto de energia, o papel reciclado também permite poupar 37% de emissões de gases do efeito estufa. Assim, ao reciclar papel, conseguimos evitar a geração de resíduos e ainda contribuímos para a diminuição das emissões associadas a esse processo.

Mas como posso reciclar papel?

Símbolo da reciclagem estampado no papelãoVocê sabia que não são apenas as grandes fábricas que conseguem reciclar papel? Isso pode ser feito na sua casa também!

Vamos aprender juntas(os)? 

O que você vai precisar 

  • Papéis usados (não podem estar sujos com comida nem ser papel higiênico);
  • Bacia rasa;
  • Bacia funda;
  • Liquidificador;
  • Água;
  • 1 colher de sopa;
  • Amido de milho;
  • Desinfetante;
  • Jornais;
  • Panos;
  • Peneira grande.

Bora criar? 

Vamos te mostrar como fazer esse processo com alguns passos simples, mas depois disso fica com você e com sua criatividade - mas nós já sabemos que criará coisas lindas!

  1. Pique bem os papéis usados e os coloque na bacia rasa;
  2. Cubra os papéis com água;
  3. Deixe de molho por um dia pelo menos;
  4. Coloque essa mistura de papel e água no liquidificador, adicione mais água (três partes de água para uma de papel, contando com a água da mistura) e bata;
  5. Para cada litro de água, adicione 8 colheres de amido de milho e 20 gotas de desinfetante;
  6. Coloque essa mistura na bacia funda com água até a metade e misture bem;
  7. Coloque a peneira pela lateral da bacia e vá até o fundo com ela;
  8. Suba delicadamente, sem incliná-la, formando uma camada de papel sobre a peneira;
  9. Coloque a peneira sobre um jornal em alguma superfície e passe a mão para escorrer a água;
  10. Vá trocando de jornal até que não fique mais molhado;
  11. Com o jornal embaixo da peneira, cubra-a com um pano e aperte para secar a superfície;
  12. Vá trocando de pano até que não esteja mais molhado;
  13. Vire a peneira sobre o jornal seco e bata para que a folha formada se solte;
  14. Cubra com outro jornal e deixe por um dia;
  15. Prense a folha produzida com a ajuda de livros pesados e grandes.

Pronto! Seu papel está reciclado e pode se transformar em um recadinho, uma carta ou ser usado até mesmo para suas anotações diárias.

Ah.. mas demora muito…

Relaxa, nós entendemos! A rotina corrida às vezes nos impede de fazer algo que gostaríamos e tá tudo bem! Mas nesse caso você pode continuar ajudando a prolongar a vida dos papéis e evitar impacto ambiental da mesma forma, olha só.

Que tal uma troca?

Às vezes, para fazer uma grande diferença não precisamos de grandes mudanças. Pensando nisso, quando for comprar algo com esse tipo de material, por exemplo, que tal dar uma chance para o papel reciclado?

Ou então, agora que temos a tecnologia ao nosso favor, que tal evitar impressões - como notinhas, boletos e comprovantes - que poderiam ser digitais?

Afinal, agora você já sabe de todo o impacto ambiental que pode ser evitado com esse hábito!

Utilizando, de novo! 

Sabe aquele post it que você escreveu uma palavra e jogou fora? Ou aqueles papéis que irão para a lata de lixo? Eles podem ser utilizados para uma outra anotação ou se tornar um bloco de rascunho, é só escrever no verso!

Mas que tal ir um pouquinho mais além? Queremos te convidar a pensar fora da caixa com a gente e dessa vez não só no papel, mas pensando em tudo que te cerca, tá?

Já imaginou utilizar nossos frascos de shampoo e condicionador como vasinhos? Alguém já e ficou um charme!

Reciclar, reutilizar e repensar 

Esse artigo foi escrito não apenas para te ensinar os benefícios de reciclar papel, mas sim para repensarmos!

Parar e observar a forma com que convivemos com o meio ambiente e descobrir como podemos ajudar é uma tarefa necessária para todos e que pode trazer inúmeros benefícios para nós e para o meio ambiente.

Afinal, seja fazendo papel reciclado em casa, repensando alguns hábitos de nosso cotidiano ou reutilizando embalagens, o importante é entendermos o nosso papel como cidadãos e buscar fazer apenas as melhores escolhas para o mundo em que vivemos.

Vamos juntas(os) reduzir os impactos ambientais?

×