index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Mindfulness: como ter atenção plena no dia a dia

Mindfulness: como ter atenção plena no dia a dia

A palavra mindfulness pode parecer complicada, mas já é muito comentada em ambientes de trabalho e em grupos focados em bem-estar emocional. E é sobre isso que iremos falar no post de hoje!

Atualmente, estamos tão preocupados com o futuro - ou lembrando do passado -, que não conseguimos estar plenamente conscientes das coisas que fazemos e do momento presente que vivemos. Essa falta de consciência pode fazer com que percamos momentos importantes das nossas vidas, além de provocar episódios de estresse e ansiedade e, consequentemente, comprometer a sua produtividade.

Assim, pensando na importância desta técnica de atenção plena, trouxemos tudo que você precisa saber sobre mindfulness e como você pode aplicá-lo no seu dia a dia. Ficou curiosa(o)? Confira nosso conteúdo!

O que significa mindfulness?

A palavra mindfulness pode ser traduzida como “atenção plena”.

Esta técnica, nada mais é do que a prática de se concentrar plenamente no momento presente. Desse modo, quando estamos em momentos de atenção plena, todas as nossas preocupações com o passado e futuro acabam dando lugar à uma consciência avançada do “agora”, incluindo percepções de sentimento, sensações e até mesmo ambientes.

O que é mindfulness?

O mindfulness é um conjunto de técnicas práticas que te ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetar, o que acaba tornando sua mente ainda mais desperta e saudável.

O objetivo do mindfulness é sair de um estado de total falta de consciência e viver uma vida mais consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações.

Esta técnica é muito conhecida entre famosos, como Gisele Bündchen, Oprah Winfrey, Richard Branson - fundador do grupo Virgin -, Jack Dorsey - cofundador do Twitter -, Warren Buffet - investidor e filantropo americano - , além de grandes empresários de sucesso de todo o mundo.

A prática do mindfulness tem se tornado muito comum nos dias atuais. Afinal, nosso cérebro está sempre em busca do máximo de prazer e conforto. Assim, quanto menos decisões conscientes tomamos, menos energia mental gastamos e, consequentemente, nosso cérebro fica ainda mais confortável.

E é aí que esta técnica tão famosa pode te ajudar. Afinal, ela te auxiliará a perceber que entrou em um estado “automático” de fazer as coisas e te ajudará a sair dele. É claro que no início tudo parecerá desconfortável, mas vou te contar um segredo: o resultado é transformador!

Qual a origem do mindfulness?

A origem da técnica de mindfulness faz alusão a uma tradição budista que começou 500 anos antes do nascimento de Cristo. No entanto, foi o médico Jon Kabat-Zinn que acabou utilizando esta prática como um método terapêutico para a melhora da saúde mental das pessoas.

Isso ocorreu em 1979 e, desde então, muitas terapias com técnicas de mindfulness passaram a ser criadas por pessoas no mundo todo, o que acabou ajudando muito em sua popularização.

Quais os benefícios desta técnica?

Mulher praticando yogaOk… Já entendemos o que é o mindfulness, mas quais são seus benefícios? Confira os 10 principais efeitos que esta técnica pode trazer para a sua saúde e para o seu dia a dia:

  • Desenvolvimento de inteligência emocional e empatia;
  • Proporciona maior autoconhecimento;
  • Aumenta a capacidade de concentração;
  • Controle de estresse e ansiedade;
  • Diminui a insônia;
  • Melhora nos relacionamentos pessoais;
  • Redução do envelhecimento do cérebro;
  • Aumento da capacidade de memória;
  • Diminui o impacto de pensamentos negativos;
  • Incentiva a criatividade.

Aliás, é importante ressaltar que as técnicas de mindfulness podem ser aplicadas tanto em nossa vida pessoal, quanto na profissional. Por isso, elas são super indicadas para profissionais e estudantes que buscam melhorar seu desempenho e performance. Incrível, não acha?

Como praticar mindfulness no seu dia a dia

Você deve estar se perguntando “Mas como posso praticar mindfulness em uma rotina tão corrida e conturbada como a minha?” e a resposta para essa pergunta nós temos aqui neste post!

Sabemos que aprender a meditar pode ser, muitas vezes, uma tarefa complicada. Afinal, pode levar um tempo até que o nosso cérebro entenda que o mundo não vai acabar se postergarmos um pouco algumas tarefas.

Porém, é importante lembrar que todo esse treino para o mindfulness vale muito a pena, pois nosso cérebro também necessita de momentos de calma e descanso. Sendo assim, aprenda algumas formas de praticar as técnicas de atenção plena em seu dia a dia - mesmo que ele seja super ocupado!

Sinta as suas emoções

Permita-se sentir todas as suas emoções, não lute contra elas!

Entenda quais necessidades suas não estão sendo atendidas, por quais motivos você se sente assim e quais sabedorias pode tirar destas emoções.

Como? É super simples: medite sobre os seus sentimentos quando precisar e tire pelo menos 10 minutos do seu dia para respirar e sentir suas emoções e o que elas estão tentando te dizer.

Cultive a gratidão logo pela manhã

Que tal criar uma lista de pessoas e momentos que te fazem feliz logo ao acordar?

Você pode, por exemplo, agradecer por seus pais, colegas, amigos, saúde, ou qualquer outro motivo que te faça sentir gratidão!

Mesmo que esteja enfrentando uma fase ruim, tente pensar além e se lembrar de que há muitas coisas para agradecer - por mais simples que pareçam.

Para isso, passe ao menos 10 minutos pela manhã sentindo e pensando em pessoas e coisas pelas quais você é grato, com concentração total.

Pratique uma “caminhada meditativa”

Mulher caminhando na ruaQue tal andar devagar e de maneira consciente, observando cada um de seus passos diariamente?

Sabemos que na correria do dia a dia, nossos movimentos acontecem tão no “automático”, que muitas vezes nem percebemos por onde andamos e até mesmo por quanto tempo.

Sendo assim, por onde quer que vá, busque observar tudo ao seu redor enquanto caminha. Perceba cada detalhe único que deixamos passar por causa do ritmo tão acelerado em que vivemos!

No início isso pode parecer difícil ou até mesmo bobo, mas com o passar do tempo se tornará muito terapêutico - pode apostar!

Contemple a sua refeição

Temos uma grande tendência a nos distrair durante as nossas refeições. Afinal, hoje em dia é muito comum, abrir um site de notícias e se sentir produtivo enquanto almoça, ou ver o seu seriado favorito na TV.

Mas… E se você fizer uma refeição por dia em silêncio, talvez até de olhos fechados, aproveitando cada garfada devagar e de maneira profundamente contemplativa? Se atente às texturas e sabores de cada alimento e entenda quando - de fato - você se sente satisfeito.

Escolha a sua refeição contemplativa e a aproveite ao máximo, de maneira totalmente atenta, alegre e concentrada!

Evite distrações

Como podemos pensar com nossos próprios pensamentos e usar a nossa sabedoria única, já que existem milhares de pensamentos em nossas mentes?

Tire tudo que enche a sua cabeça com informações extras ou entretenimento que não te agrega em nada. Você pode fazer, por exemplo, uma lista com tudo que te distrai, impedindo que você foque no que realmente importa.

Feito isso, deixe de fazer cada uma dessas coisas, mas sem sentir como se estivesse se privando, ok? Logo perceberá como estará ainda mais leve em seu dia a dia.

Faça atividades para a sua mente, corpo e alma

Algumas atividades, como as artes marciais, a meditação e a yoga não favorecem apenas o físico, mas também a mente e as emoções. Isso porque, elas permitem que você se conecte profundamente consigo mesma(o).

É claro que há quem veja outras atividades - como a musculação - com a mesma importância. Porém, seja qual for a sua atividade favorita, entenda que o seu corpo precisa de você tanto quanto seus amigos e familiares, ok?

Então encontre um tempo para se exercitar e meditar diariamente, ou faça aulas de yoga ou artes marciais uma vez por semana. O importante é dar ao seu corpo, mente e alma um tempo para descansar e se autoconhecer!

Descanse bem

Mesmo que você seja uma pessoa super ocupada, busque ter um estilo de vida equilibrado, em que há tempo para descansar.

Por isso, tenha compaixão consigo mesma(o) e encontre formas para dormir bem e descansar o tempo necessário - ao menos oito horas por noite - para fazer tudo o que precisa no outro dia.

E já que estamos te dando dicas para relaxar a mente e viver as técnicas de mindfulness ao máximo, que tal descobrir os melhores aplicativos para meditação e começar a praticar agora mesmo?

×