Impacto ambiental: como você pode ajudar em sua diminuição?

Compartilhar
Impacto ambiental: como você pode ajudar em sua diminuição?

Ok… todo mundo já ouviu falar repetidas vezes sobre impacto ambiental, mas se alguém te perguntasse o que é, você saberia responder? O assunto se tornou tão rotineiro nos noticiários que acaba passando despercebido e não ganha a devida importância. 

Hoje queremos conversar contigo sobre este tópico, e talvez você esteja se perguntando: o que a JustForYou tem a ver com isso? TUDO! Assim como você e todos os seres que aqui habitam. Tá confuso? Calma, vamos entender juntas(os).

O que é o impacto ambiental? 

Como o próprio nome diz, qualquer coisa que impacta o ambiente. Ou seja: qualquer modificação provocada pela ação humana.

Então não são só coisas ruins? Não! O reflorestamento é um exemplo bacana de um impacto ambiental positivo e seria incrível se pudéssemos dizer que causamos mais efeitos positivos do que negativos ao ambiente, mas infelizmente não é assim que acontece. 

Quanto mais, melhor?

A população está em constante crescimento, e junto com ela a quantidade de resíduos produzidos. Um dos maiores problemas ambientais em nossa sociedade é o lixo, além da produção desnecessária que nós causamos, muitas vezes eles não são destinados da maneira correta.

Nesse sentido nós podemos ajudar - e muito: que tal diminuir a produção desses resíduos? Calma, não precisa pensar em algo radical! Vamos começar aos poucos:

 

Mais papel? 

Sabemos que muitas vezes precisamos realizar algumas impressões de documentos e etc.. mas que tal evitar quando possível? O armazenamento em nuvem pode ser uma excelente opção nesses momentos. 

E se gostar de inventar moda, que tal apostar em uma reciclagem de papel caseira? 

Sacolinha de plástico é passado

Sim, nós sabemos que você também luta para conseguir abrir essas sacolinhas enquanto a atendente do mercado passa suas compras. Então, que tal substituir por uma sacola retornável? Além de evitar essa luta, você gera menos lixo, os dias de glória chegaram! 

Beba água, mas não polua

Quando você sai de casa, costuma levar uma garrafinha de água com você, ou compra na rua? Apostamos que se começar a levar a sua, além de diminuir o lixo irá passar a beber mais água. Vale a pena tentar. 

Reutilizar 

Reutilização de embalagens do shampoo personalizado JustForYou

Por quê não reutilizar as embalagens dos produtos que consome? Aqui na JustForYou nós já utilizamos os frascos de shampoo e condicionador como lindos vasos para flores e nossa caixinha como porta brincos. 

Vale a pena soltar a imaginação e criar! E se fosse você? Como reutilizaria nossa embalagens? 

Como comprar? 

Mas.. antes de reutilizar, que tal pensar nas opções de compra? Existem produtos com embalagens 100% recicláveis, sabia? Depois, você escolhe se reutiliza, ou lava e descarta corretamente para a reciclagem. 

Mas e quanto às empresas? 

Claro que as empresas também têm uma parcela de responsabilidade, pois poluem assim como todos nós - afinal os seres humanos que formam as empresas-, mas as indústrias em especial! 

Vamos entender o que rola, juntos: 

Poluição do ar 

Você com certeza já ouviu falar sobre os gases lançados na atmosfera, não é? Esses gases tóxicos (óxido de enxofre, óxido de nitrogênio e monóxido de carbono) são os responsáveis por várias doenças respiratórias, como sinusite,rinite e bronquite. Além de piorar a qualidade do ar que respiramos. 

Contaminação da água 

Grandes indústrias despejam resíduos tóxicos em rios, além de prejudicar muito o ambiente e tornar a água imprópria para consumo. Essa prática traz sérios riscos à saúde da população que vive próxima a esses rios. 

Aquecimento global 

Mais uma coisa da lista de coisas que sempre ouvimos falar, mas não damos a devida importância. 

O efeito estufa causado por essas indústrias têm impacto determinante para a temperatura global. As consequências são calor cada vez mais intenso, mudanças climáticas e chuva ácida. 

E o que fazer?

Para diminuir o impacto ambiental você pode iniciar com as dicas simples que sugerimos logo acima. Já como consumidor, é legal que procure comprar de empresas que têm responsabilidade ambiental e ações para diminuir o impacto ambiental negativo que causam. Falamos um pouquinho disso em nosso post sobre autocuidado consciente, mas fique tranquila(o) que logo logo escreveremos sobre responsabilidade ambiental aqui no blog. 

Decoração com plantas: como trazer mais verde para casa?

Decoração com plantas: como trazer mais verde para casa?

Reciclar papel - Qual a importância de adotar essa prática?

Reciclar papel - Qual a importância de adotar essa prática?

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento