index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Clean Beauty - você sabe os benefícios desses produtos?

Clean Beauty - você sabe os benefícios desses produtos?

Se você tem o costume de acompanhar as tendências do mundo da beleza e autocuidado, com certeza ouviu falar da expressão “Clean Beauty”.

Mas caso nunca tenha ouvido falar, fique tranquila(o), é sobre isso que vamos tratar neste post. Este termo tem ganhado espaço no mercado cosmético e refere-se à procura e uso consciente de produtos livres de ingredientes nocivos para a saúde.

Mas o clean beauty vai além, ele também reflete uma nova forma de pensar o autocuidado, com mais transparência e responsabilidade ambiental por parte das marcas. Vamos conhecer melhor este conceito?

O que é Clean Beauty? 

Se traduzirmos, o termo “Clean Beauty” significa “Beleza Limpa”, mas ele ainda não tem uma definição oficial. Porém, entendemos que os cosméticos Clean Beauty são aqueles que:

Por não ter uma definição oficial, é comum que produtos clean beauty sejam confundidos com cosméticos naturais, veganos ou orgânicos. Mas existem diferenças.

O desenvolvimento dos “cosméticos limpos” tem como principal característica a ausência de componentes tóxicos e que possam prejudicar a saúde. Isso quer dizer que um produto clean beauty pode conter componentes de origem artificial ou animal, desde que estes não causem malefícios à saúde.

Benefícios dos cosméticos Clean Beauty para os cabelos

Os componentes químicos comumente usados em cosméticos capilares danificam muito nossos fios, por isso a ausência deles já é um benefício gigantesco.

Muitos destes ingredientes podem causar alergias, desequilíbrios hormonais e até estar relacionado ao surgimento de doenças como o câncer.

Ao utilizar produtos clean beauty você está evitando a exposição à estes agressores químicos. O resultado são fios mais saudáveis, o que reflete na beleza real do cabelo, muito diferente da beleza artificial resultante de alguns componentes químicos, que mascaram suas reações adversas negativas com seus supostos efeitos benéficos.

Além disso, você poderá perceber outros benefícios indiretos na sua saúde geral. Como dissemos acima, o uso de algumas substâncias podem causar problemas hormonais, reduzir a fertilidade, causar câncer… Sem dúvida, se livrar destes componentes será uma baita ajuda para o seu organismo se manter forte e saudável!

Como identificar estes produtos?

Como consumidores, demoramos a criar o hábito de ler as informações contidas nos rótulos dos produtos.

Mas isso está mudando. De acordo com uma pesquisa divulgada pela agência The NPD Group, 50% das mulheres buscam informações na internet sobre a formulação de um produto antes de comprá-lo.

Esse comportamento reflete o crescimento do movimento clean beauty e é a melhor forma de perceber se o produto é realmente uma “fórmula limpa”.

Vamos exemplificar com alguns componentes que citamos antes e que devem estar bem longe de fórmulas clean beauty.

Sulfatos

Já falamos sobre eles diversas vezes aqui no blog, os sulfatos são como um “detergente” extremamente forte, muito utilizado em cosméticos convencionais por ser um componente barato. Além disso, sabe aquela espuma que o shampoo costuma fazer? Os sulfatos são os responsáveis por ela. 

Você deve estar se perguntando: qual o problema dos sulfatos, não é? Calma… nós explicamos! Esse componente realmente é capaz de limpar mas, ao mesmo tempo, retira toda a proteção natural que temos. Isso pode causar o ressecamento dos fios e do couro cabeludo, trazendo problemas como quebra, queda, caspa e efeito rebote.

Já existem shampoos sem sulfato e que produzem uma espuma natural e não prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Parabenos

Já os parabenos são conservantes - protegem o produto contra o crescimento de fungos e bactérias. Esse componente é capaz de gerar irritações, alergias e sensibilizações cutâneas. Além disso, o acúmulo desse componente está sendo constantemente ligado a doenças, como: melanoma, câncer e até afetar a fertilidade. 

Silicones

Os silicones são capazes de trazer um efeito incrível, especialmente para os cabelos. Isso acontece porque ele cria uma camada nos fios, o que dá a impressão de hidratação, maciez e brilho. Mas, como você leu, é somente impressão! A camada criada faz com que os nutrientes necessários para a saúde dos fios não consigam penetrar as cutículas capilares, tornando-os frágeis!

Responsabilidade ambiental também é Clean beauty

Produtos clean beauty sobre uma bancadaÉ extremamente importante comprar de uma empresa que se preocupa com os impactos que o produto produzido pode causar no ambiente que ela está inserida - afinal, vivemos neste ambiente e respiramos esse ar, não é? 

Além disso, isso comprova que a marca vai além da venda e realmente “cuida” do seu consumidor e se preocupa com o bem-estar geral. 

Além de limpa, transparente! 

Além de ser uma beleza limpa, as marcas clean beauty são transparentes! O que isso significa? Que o relacionamento com o cliente é aberto e ele tem as informações sobre o produto: sem segredo, só amor! 

Aqui na JustForYou é assim: todas as informações sobre os nossos produtos estão no site, mas caso surjam dúvidas, contamos com um time incrível de bem-estar do cliente que está sempre online e disposto a ajudar. Ah, além disso nosso time é 100% humano, pois acreditamos que só pessoas de verdade podem ser totalmente transparentes e sanar as dúvidas com o carinho que os consumidores merecem. 

Você consome produtos clean beauty

Agora chegou nossa vez de saber: você já testou algum produto clean beauty? Se não, podemos dizer: vale a pena o investimento nesses produtos, pois como você viu os benefícios vão além de somente estética - apesar de cumprir isso muito bem. 

Somos uma marca clean beauty, que prioriza o uso de ingredientes naturais, é totalmente cruelty free e que defende a beleza consciente.

Então, vamos fazer um combinado? Quando testar um dos nossos produtos personalizados ou outra opção clean beauty, conta pra gente aqui nos comentários! É sempre um prazer conversar com você e compartilhar experiências.

×