index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Saiba como lidar com o frizz no cabelo cacheado

Saiba como lidar com o frizz no cabelo cacheado

Se você sofre com o frizz no cabelo cacheado, já percebeu que garantir fios mais alinhados pode ser uma tarefa bem complicada, né? Isso porque, os cabelos cacheados e crespos sofrem, naturalmente, com o seu aspecto mais ressecado e opaco, necessitando de cuidados mais que especiais, como a hidratação constante.

Mesmo com a melhor definição e volume na medida ideal, o aparecimento do frizz ainda pode ser algo muito difícil de se lidar, influenciando no resultado dos visuais como um todo. Por isso, além de manter os cuidados capilares em dia, também é muito importante entender o que pode comprometer o alinhamento dos fios.

Pensando nisso, para ajudar você - nossa(o) YO.User - a conquistar os cabelos que tanto deseja, reunimos dicas exclusivas para lidar com o frizz no cabelo cacheado, além de te explicar como ele surge e como ele pode ser um grande aliado. Ficou curiosa(o)? Então vamos lá!

O que causa o frizz no cabelo?

Antes das nossas dicas de como lidar com o frizz no cabelo cacheado, é preciso entender o que é esta aparência frisada e como ela surge. Afinal, somente assim encontraremos a melhor forma de lidar com este problema e conquistar um aspecto muito mais bonito e saudável aos cabelos.

De um modo geral, o frizz é um problema capilar relacionado à eletricidade estática dos fios. Confuso, eu sei… Mas dá só uma olhada:

Como aprendemos na escola, cargas elétricas iguais se repelem, enquanto as diferentes se atraem. Sendo assim, quando os nossos cabelos estão muito carregados eletricamente negativos, a tendência é que os fios acabem se repelindo, formando o aspecto arrepiado do frizz.

Inúmeros fatores e hábitos diários podem colaborar para o aumento do aparecimento desses fios eriçados em nossa cabeça, como o alto nível de ressecamento e danos naquela região. Bem interessante, não acha?

Por isso, devemos nos atentar sempre à nossa saúde capilar, observando todos os sinais que o nosso corpo nos dá!

O frizz no cabelo cacheado é realmente um incômodo?

Mulher negra com cabelo cacheadoO frizz no cabelo cacheado pode se tornar um grande aliado das pessoas que adoram um volumão. Isso porque, por ser uma característica natural dos cabelos crespos e cacheados, ele pode ficar mais ou menos evidente, dependendo de alguns hábitos e fatores externos.

Este aspecto arrepiado dos fios pode auxiliar na hora de conquistar a aparência volumosa tão sonhada, pois é capaz de causar essa impressão de volume facilmente, sendo super indicado para quem não tem muita paciência na hora de finalizar os cabelos.

Utilizar as características naturais dos seus cachos a seu favor é, sem dúvidas, a melhor forma de valorizá-los em um visual!

Como controlar o frizz no cabelo cacheado de forma prática

Agora que já te explicamos o que é frizz e como ele pode ser um grande aliado na hora de conquistar o visual desejado, temo algumas dicas bem bacanas para te ajudar a controlá-lo quando não desejar uma aparência mais volumosa.

Olha só essas 5 formas super práticas de lidar com o frizz no cabelo cacheado que reunimos por aqui!

Entenda as necessidades dos seus fios

Os cuidados essenciais para evitar o frizz no cabelo cacheado devem começar antes mesmo de lavar os fios. Isso porque, quando entendemos as reais necessidades que os nossos cabelos possuem, conseguimos encontrar produtos feitos especialmente para as nossas características capilares, agindo diretamente em nossas dores.

Pensando nisso, apostar em um cuidado personalizado é, com certeza, uma boa opção na hora de cuidar dos seus fios. Afinal, somente este tipo de cosmético é capaz de proporcionar o tratamento ideal para cada característica individual dos cabelos, agindo especialmente no controle do frizz.

Evite altas temperaturas durante o banho

Outro grande ponto de atenção na hora de prevenir o frizz no cabelo cacheado é o uso da água quente durante a sua lavagem.

Nós sabemos que um banho quente pode ser muito relaxante, mas infelizmente este hábito é capaz de prejudicar a nossa saúde capilar, aumentando o ressecamento dos fios e contribuindo para o aparecimento do frizz na região.

Dessa forma, a nossa dica é que você busque sempre lavar os cabelos com água morna ou fria. Assim, você evitará que este problema capilar se intensifique ainda mais!

Atente-se ao secar os cabelos

Para evitar o frizz no cabelo cacheado, também é muito importante estarmos sempre atentas(os) na hora da sua secagem. Os fios molhados se tornam mais propensos à quebra e, quando os esfregamos em toalhas para secá-los, acabamos contribuindo ainda mais para a sua fragilização.

Por isso, o ideal é evitar secar os seus cabelos com toalhas comuns, prefira as de microfibra ou até mesmo uma camiseta de algodão. Esses materiais são menos abrasivos aos fios e, por isso, não provocam grandes danos.

Ah… E na hora de secar, não esfregue a sua toalha no cabelo, ok? Dê leves apertadas contra os fios para diminuir o atrito e a quantidade de frizz aparente.

Invista em produtos finalizadores

Leave-in personalizado JustForYouAssim como os óleos capilares muito utilizados, outros produtos finalizadores também podem contribuir para a diminuição do frizz no cabelo cacheado, como um leave-in e um spray antifrizz.

Estes cosméticos auxiliam na hidratação dos cabelos, além de protegê-los contra fatores externos, como o vento, a umidade, a poluição e muitos outros, que podem levar ao aparecimento dos fios mais arrepiados.

Fazer uma boa finalização com esta dupla de produtos pode contribuir para um efeito ainda melhor. Afinal, o antifrizz é capaz de potencializar os efeitos únicos que o leave-in possui, resultando em cabelos mais definidos, saudáveis e belos.

Aposte na hidratação

Fazer hidratações frequentes também pode controlar o aparecimento do frizz no cabelo cacheado, além de deixar o aspecto ressecado dos fios para trás.

É muito importante manter a sua hidratação capilar em dia, seja indo a salões de beleza ou até mesmo no conforto da sua casa. Basta encontrar uma boa máscara hidratante e aplicá-la aos fios, pelo menos, 2x na semana para perceber cabelos mais saudáveis e com menos frizz.

Na hora de aplicar o produto, certifique-se de não se aproximar da raiz, hein! Afinal, não queremos fios com um aspecto pesado, não é mesmo?

E se quiser saber mais formas de cuidar do seu cabelo cacheado, temos um conteúdo com 8 técnicas inovadoras que você vai adorar. Que tal conferir?

×