index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Descubra como evitar a calvície masculina com 4 dicas práticas

Descubra como evitar a calvície masculina com 4 dicas práticas

Se você deseja saber como evitar a calvície masculina, as nossas dicas de hoje são todas SUAS!

A calvície, também chamada de alopecia, é um problema capilar que afeta, em sua grande maioria, os homens. Geralmente, grande parte dos casos tem uma origem hereditária e, por isso, verificar o seu histórico familiar pode te ajudar muito na hora de evitar ou tratar essa queda dos fios.

E como diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar, não? Desse modo, reunimos no nosso conteúdo de hoje tudo o que você precisa saber sobre a calvície masculina e 4 dicas super simples que podem te auxiliar a retardar esse problema. Vamos lá?

O que é calvície?

A calvície é caracterizada pela perda parcial, ou total, dos cabelos e pelos em uma determinada área do corpo. Normalmente, ela é mais perceptível no couro cabeludo, mas saiba que pode ocorrer em qualquer parte do corpo em que haja pelos.

Diariamente, perdemos em torno de 50 a 100 fios por dia devido ao ciclo de vida dos cabelos. Porém, caso perceba que esse número está aumentando, não hesite em procurar um médico especialista para averiguar se não há nada de anormal ocorrendo, ok?

Ah… E é importante ressaltar que, diferente do que pensamos, a calvície masculina, também conhecida como alopecia androgenética, pode dar seus primeiros sinais em idades variadas, possuindo diversos graus de manifestação - desde o afinamento dos fios, até a sua queda total.

O que pode causar a calvície?

Os motivos que levam à calvície masculina podem estar relacionados a fatores genéticos ou por suplementações e reposições hormonais, além da má alimentação, o tabagismo e muitos outros.

Porém, o principal hormônio envolvido com a calvície em pessoas com herança genética é o di-hidrotestosterona (DHT), que age induzindo diversas mudanças nos folículos capilares. Devido a essas alterações, os fios produzidos acabam se tornando cada vez mais curtos, finos e com menos pigmentos, até que se tornem invisíveis e deixem de crescer.

De acordo com Lucas Fustinoni, médico e pesquisador do Miami Mount Sinai Medical Center, nos Estados Unidos, a maior sensibilidade ao DHT acaba fazendo com que homens sofram mais com este problema, sendo fundamental a maior atenção durante reposições hormonais ou suplementações para evitar casos de calvície.

Como evitar a calvície masculina com 4 truques

Homem com calvícieApesar de possuir diversas causas, a calvície masculina pode ser prevenida com alguns hábitos. Separamos 4 dicas super simples que podem te ajudar muito na hora de evitar esse problema capilar tão comum. Dá só uma olhada!

Atente-se aos sinais

Antes de mais nada, se você deseja evitar a calvície masculina, é essencial identificar e se atentar aos sinais que podem surgir na adolescência ou vida adulta.

Dessa forma, preste atenção na diminuição de fios no redemoinho e nas entradas laterais. E além disso, não deixe de verificar se há histórico de calvície em parentes próximos a você.

Afinal, quanto mais cedo for iniciada a prevenção ou o tratamento, menor será o impacto deste problema capilar em sua vida.

Faça uma cirurgia preventiva

A cirurgia preventiva se resume a um implante capilar super eficaz. Ela pode ser feita quando apenas o couro cabeludo foi afetado ou quando a alopecia ainda não impactou totalmente os fios.

Nesse procedimento, são utilizados fios saudáveis e de áreas definitivas. Ou seja, de áreas que normalmente não são prejudicadas pela calvície masculina. Assim, conforme a doença vai se alastrando e os cabelos originais vão sumindo, os fios implantados ainda devem permanecer, impedindo que a alopecia afete a sua aparência.

Procure ajuda profissional rapidamente

Assim que você perceber os primeiros sinais de calvície masculina, não deixe de procurar um médico especialista - como um dermatologista - para entender melhor o seu caso e encontrar o melhor tratamento para você.

Afinal, esse é o método mais eficaz de prevenir a calvície e não deixar que esse problema capilar afete sua saúde e bem-estar.

Tenha uma alimentação balanceada

Por último, mas não menos importante… A sua alimentação pode afetar diretamente algumas funções do seu corpo, como o crescimento e a saúde dos fios. Sabia disso?

Alimentos mais saudáveis e naturais - como frutas, legumes e sementes - são ricos em vitaminas e outros nutrientes fundamentais para a nossa saúde, que influenciam até mesmo no aspecto dos cabelos. Desse modo, pessoas com dietas muito restritivas ou pouco saudáveis possuem mais probabilidade de sofrer com a queda de cabelo, enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a calvície masculina.

Sendo assim, se você deseja evitar esse problema capilar, invista em uma alimentação saudável e diversificada para obter bons resultados e melhorar a sua saúde.

E aí, quer saber mais sobre a relação entre a queda de cabelo e a alimentação? Então não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre o assunto!

×