index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Descubra a melhor forma de cuidar do cabelo na gravidez

Descubra a melhor forma de cuidar do cabelo na gravidez

A gravidez pode ser um momento mágico para muitas mulheres, mas não tem como negar que também é um período de muitas mudanças corporais. E com os fios não é diferente. O cabelo na gravidez também sofre alterações por conta dos hormônios da gestação.

E por ser uma fase delicada, existem restrições nos procedimentos, tratamentos e até no uso de produtos, pois determinados componentes químicos podem ser absorvidos pelo organismo da mãe e afetar o bebê.

Se você está atravessando este período, vem com a gente entender a melhor forma de cuidar do cabelo na gravidez e manter fios bonitos e saudáveis!

O que acontece com o cabelo na gravidez

Como dissemos, os fios - assim como todo o corpo - passa por mudanças durante a gestação. Mas a boa notícia é que, na maioria dos casos, o cabelo ganha um Glow Up natural e fica maravilhoso!

Isso acontece por causa das alterações hormonais comuns durante este período. Uma delas é o aumento de estrogênio e de andrógenos, que influencia no crescimento dos fios, além do aumento do metabolismo e da circulação sanguínea. Por isso, é comum a percepção de que o cabelo cresce mais e mais rápido durante a gestação, além de ficarem mais volumosos e brilhosos.

No entanto, existem exceções. Algumas mulheres podem sofrer com a oleosidade ou perceber os fios mais ressecados e quebradiços por causa do aumento de progesterona no corpo. Também não é raro que os fios mudem um pouco sua estrutura capilar, por exemplo, cabelos cacheados podem perder curvatura e ficarem com um aspecto mais liso; ondas podem aparecer em fios lisos… Mas não se preocupe, é uma fase e após o parto, os fios vão voltando ao normal com o passar do tempo.

Produtos e procedimentos que devem ser evitados na gravidez

Uma das principais questões relacionadas ao cabelo na gravidez é sobre quais tratamentos e procedimentos podem ser feitos.

Essa dúvida surge porque alguns produtos possuem componentes agressivos que prejudicam o desenvolvimento do feto. O couro cabeludo é uma região altamente vascularizada e por isso, pode absorver estes componentes, colocando-os em contato com o bebê por meio da circulação sanguínea.

Por isso, durante a gravidez é preciso cuidado na hora de tratar os cabelos. O ideal é perguntar ao seu obstetra quais tratamentos estão liberados.

A seguir, listamos alguns químicos já conhecidos por serem perigosos durante a gestação e que devem ser evitados.

Produtos capilares personalizados para o cabelo na gravidez

Formol

O formol - ou formaldeído - é uma substância bem conhecida em alisamentos e famosa pela sua toxicidade, potencial irritativo e cancerígeno.

Pode causar baixo peso dos bebês ao nascer, má formação e outras anomalias, além de problemas respiratórios e cardiovasculares. Em grandes concentrações, causa irritação nos olhos e mucosas, dor de cabeça, vertigem, tosse, falta de ar e ulcerações. Também está relacionado ao aparecimento de alguns tumores.

Amônia

É um componente altamente tóxico, facilmente absorvido pelo couro cabeludo e que pode causar malformações no feto.

Ela está presente principalmente em tinturas permanentes e produtos para alisamento.

Hidróxidos

Substâncias presentes em diversos alisantes, podem causar irritações e lacerações na pele.

Como a gravidez é uma fase de baixa imunidade, o contato com essas lesões pode evoluir para quadros mais graves. Os hidróxidos mais comuns usados em produtos capilares são o de sódio, lítio e guanidina.

Além destes 3 mais comuns, outras substâncias encontradas em cosméticos e que devem ser evitadas são a ureia, o acetato de chumbo, o propilenoglicol, os parabenos, as benzofenonas e derivados da cânfora.

Coloração: pode ou não pode?

Vamos fazer uma pausa para falar sobre coloração, pois este assunto está rodeado de dúvidas no que se refere à saúde e segurança do bebê. Isso porque algumas tinturas e descolorantes podem conter substâncias nocivas ao feto.

Quem tem o cabelo tingido sabe que as manutenções frequentes são essenciais para manter o cabelo com a cor uniforme e viva. Por isso, ficar 9 meses sem retocar a raiz e manter os fios bonitos parece ser uma conta que não fecha.

De fato, as tinturas tradicionais devem ser evitadas por conter substâncias que oferecem risco ao bebê. No entanto, é possível substituí-las por produtos menos agressivos e somente após o primeiro trimestre de gestação, quando a criança já passou pela fase de formação dos órgãos e tecidos, e com a autorização do seu obstetra. Veja algumas opções a seguir.

Hena

A hena é um tipo de tintura natural, extraída da planta Lawsonia Inermis Linné e por isso, pode ser usada durante a gravidez.

Seu ponto negativo é que ela não possui a mesma durabilidade que as tinturas e não é muito eficiente quando o objetivo é cobrir os fios brancos.

Se optar pela hena, a dica é olhar o rótulo e garantir que o produto é 100% natural, pois é comum que se misture químicos na composição para aumentar a fixação e capacidade de coloração. Fique de olho!

Shampoo tonalizante

Os shampoos tonalizantes são uma boa opção para quem quer deixar a cor mais viva e brilhante e ajudam na manutenção da cor do cabelo na gravidez.

A grande maioria é livre de amônia, mas assim como a hena, sua durabilidade é baixa, com a cor saindo em cerca de 10 lavagens.

Na hora de comprar, olhe o rótulo para garantir que o produto é mesmo livre de amônia.

Tratamentos e cuidados capilares indicados para grávidas

Agora que você já sabe o que evitar na hora de cuidar do seu cabelo na gravidez, separamos algumas dicas para deixar os fios ainda mais bonitos e saudáveis durante a gestação. Olha só!

Aposte cronograma capilar para cabelos danificados

Como dissemos no início deste conteúdo, apesar do cabelo na gravidez ficar mais forte e bonito pelas alterações hormonais do período, muitas mulheres podem sofrer com o ressecamento e quebra.

Se este é o seu caso e você sente os fios danificados, a dica é apostar no cronograma capilar. Ele é uma agenda intensiva de cuidados com os fios que dura 4 semanas, intercalando 3 tipos de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução.

O cronograma pode ser feito tranquilamente durante a gestação, pois pode usa máscaras hidratantes, óleos vegetais e ampolas reconstrutoras nos fios. Basta escolher produtos que sejam mais naturais e livres de componentes agressivos como os parabenos e petrolatos, por exemplo.

Faça hidratações frequentes

Todo cabelo precisa de hidratação e durante a gravidez não é diferente.

Cada cabelo tem as suas características e particularidades, mas de forma geral, recomenda-se o uso de uma boa máscara hidratante uma vez por semana.

A dica é escolher uma máscara livre de parabenos, silicones insolúveis e outros petrolatos, e que seja rica em óleos vegetais na sua composição. Assim, ela poderá devolver aos fios a água e nutrientes perdidos.

Evite o uso excessivo de secadores e chapinhas

O uso de ferramentas de calor não é contraindicado durante a gestação, mas pode fragilizar os fios, principalmente se eles já estão com sinal de ressecamento.

A dica é evitar o uso de secadores e chapinhas e sempre que usar, aplicar um leave-in com proteção térmica para proteger o fio do calor excessivo.

Mantenha a rotina de corte

Cortar o cabelo regularmente é um cuidado super importante em qualquer fase da vida.

O corte é capaz de remover as pontas duplas e ressecadas, o que ajuda o cabelo a crescer mais forte e saudável.

Dica: corte o cabelo em uma data próxima ao parto, pois após o nascimento pode ser difícil ir ao cabelereiro nos primeiros meses de vida do bebê, quando ele demanda mais cuidado e atenção.

Cuide da sua alimentação

Comer bem é essencial para manter a sua saúde em dia e proporcionar um desenvolvimento saudável para o feto.

Mas os efeitos de uma dieta equilibrada na gravidez refletem também nos fios, que crescem mais fortes, hidratados e brilhosos.

Para dar um up no cabelo na gravidez, inclua no cardápio alimentos ricos em cobre, zinco, ferro, vitamina B12, iodo, proteínas e minerais. Ah, e fique longe de enlatados, embutidos, sal e açúcar em excesso, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Use produtos personalizados para o seu cabelo e momento

Produtos JustForYou para cabelo na gravidez

Como dica final, recomendamos o uso de produtos desenvolvidos de forma específica para os seus fios e momento.

Aqui na JustForYou, temos o cuidado perfeito para o cabelo na gravidez: nossos produtos capilares são personalizados de acordo com as suas respostas em um teste online, onde você nos conta detalhes sobre os seus fios, sua rotina, hábitos e momento de vida.

Além disso, nossos produtos priorizam o uso de ingredientes naturais e são livres de químicos agressivos como sulfatos, parabenos, petrolatos e ftalatos. Que tal experimentar? Faça a sua fórmula e não esqueça de assinalar “gravidez” no preenchimento do teste online!

×