index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Animais de estimação: entenda como eles contribuem para uma vida mais saudável

Animais de estimação: entenda como eles contribuem para uma vida mais saudável

Não há como negar que os animais de estimação trazem muito benefícios para quem convive com eles. Os pets são sempre a alegria da casa e podem garantir muita diversão e companhia para crianças, adultos e até mesmo idosos.

Não é difícil encontrar pessoas que até consideram seus animais de estimação como um membro da família. Ainda que você não seja assim, você pode curtir muito a companhia deles e se beneficiar dela. Afinal, é uma relação de troca - e sem ninguém pedir nada em troca!

Os bichinhos são sinônimo de alegria para os lares e contribuem muito para a harmonia da casa. Mas, caso você esteja em dúvida se deve ou não adotar um pet (sim, adotar é mais benéfico ainda para ambos os lados), preparamos algumas dicas para que você entenda a importância e os benefícios de ter animais em casa. Vamos conferir?

Principais Benefícios dos Animais de Estimação

Para quem tem crianças em casa, os animais de estimação podem ser um grande impulsionador do seu desenvolvimento. Afinal, elas podem aprender valores com eles, como a responsabilidade e o cuidado.

Além disso, os bichinhos ainda podem trazer vários benefícios para a nossa saúde mental e física. Olha só.

Redução do estresse

Experimentos dos EUA mediram os níveis de estresse em pessoas sozinhas, com seus parceiros e animais de estimação. O resultado mostrou um efeito muito positivo dos pets sobre seus donos, o que mostrou como eles são ótimas companhias para o combate desse sentimento. Legal, né?

Benefícios para o coração

Além do amor e todo carinho que criamos pelos animaizinhos, pesquisas recentes descobriram que tê-los em casa pode reduzir a pressão sanguínea e o colesterol. Isso mesmo! Eles podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares!

Diminuição da depressão

A presença de um animal de estimação pode reduzir a sensação de solidão e ansiedade.

Passar a tarde com seu pet pode melhorar o humor consideravelmente, fazendo todo sentimento de tristeza ir embora.

Asma

Um estudo americano mostrou que crianças criadas em contato com gatos têm mais resistência ao desenvolvimento da asma. Afinal, o mecanismo é o mesmo das alergias: ao conviver com o animal, o sistema imunológico fica mais forte e, assim, o risco de ter esse problema diminui.

Detecção de doenças

Cães podem ajudar a identificar câncer em diversas regiões do nosso corpo através do faro!

Além disso, eles também conseguem ajudar em episódios de hipoglicemia, percebendo diferenças no comportamentos de seus donos. Eles podem ser até treinados para fazer essas descobertas.

Felicidade

Sabemos que parece clichê, mas animais de estimação trazem mais felicidade a seus donos. A troca de carinho entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento da produção de serotonina e dopamina em nosso organismo - responsáveis pelas sensações de prazer e alegria.

Senso de responsabilidade

Como dissemos, ter um animal de estimação nos ensina vários valores, como o de responsabilidade. Afinal, precisamos ter uma rotina de rituais diários para seus cuidados. Assumir esses compromissos desenvolve nosso lado mais responsável e pode até melhorar o nosso comprometimento em outras áreas da vida.

Menos estresse, mais amor

Você sabia que a presença de um animal dentro de casa também pode colaborar com um estilo de vida mais tranquilo e saudável?

Isso acontece porque os animais de estimação transmitem afeto para seus donos e fazem com que eles se sintam felizes e amados. Ou seja, muito mais amor e menos estresse no cotidiano.

Outro ponto positivo é que ao levar os animais para passear você também pode se movimentar mais e ainda realizar uma atividade física. Assim, além de garantir a alegria do seu pet, você também ganha mais qualidade de vida.

A presença de um bichinho em casa pode ajudar muito no convívio de toda a família. Isso porque de forma geral, as pessoas se unem em prol do bem-estar deles e as relações entre os familiares tornam-se ainda mais próximas. Um vínculo que acaba se fortalecendo bastante em casas que possuem animais de estimação é o que existe entre filhos e pais. Legal, né?

Adoção Responsável, por favor

Esse assunto tem ganhado muito destaque nos últimos tempos, mas muitas pessoas não sabem sobre o que ele realmente se trata. A adoção responsável envolve toda a tomada de medidas e precauções com os animaizinhos mesmo antes de adotá-los. Afinal, é preciso ter consciência que eles vivem por muitos anos e que demandam tempo para seus cuidados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de rua no Brasil. Por isso o papel das ONGs protetoras de animais é tão importante para garantir seu bem estar - mas é claro que elas não conseguem lidar com a enorme quantidade de animais esperando por um lar.

Porém, em uma adoção responsável, é necessário passar por um processo de avaliação. Isso porque não basta ter a intenção de adotar, é importante conhecer a rotina do tutor para saber se ele conseguirá dar ao bichinho os cuidados básicos, garantindo uma boa qualidade de vida a ele.

Cuide do seu bichinho

Animais de estimação: mulher brincando com seu gato

Mas de nada adianta adotar um animalzinho e não tomar os devidos cuidados com a sua saúde, não é?

Lembre-se da responsabilidade com a saúde e desenvolvimento do seu pet, pois cada um deles representa uma vida que deve ser muito bem cuidada, ok? Pensando nisso, separamos algumas dicas muito importantes para que seu companheiro permaneça sempre feliz e saudável.

Banho e Tosa

As tosas e banhos devem ser frequentes já que contribuem para higiene e prevenção de doenças nos animais. O pelo deve ser tosado para evitar a proliferação de doenças e também para afastar o calor em regiões em que o clima é mais quente.

De forma geral, cães devem tomar banho mensalmente, mas isso pode variar de acordo com a raça. Já os gatos não precisam de banho. Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, esclareça na visita ao veterinário.

Vacinação

Fique atento ao calendário de vacinação do seu pet. Cães e gatos possuem esquemas de vacinação de acordo com suas espécies e características individuais.

Ao realizar visitas na clínica veterinária, confira se todas as doses estão devidamente atualizadas. Isso pode parecer uma atitude simples, mas ajuda muito a evitar doenças mais graves e diversos problemas de saúde nos animais de estimação.

Outro ponto interessante de ser observado é que os animais (como cachorros e gatos) podem transmitir algumas doenças para os humanos. Portanto, nada de descuidar das vacinas do pet, combinado?

Consultas veterinárias

É muito importante levar o seu bichinho, pelo menos, uma vez ao ano em uma consulta com o veterinário.

Afinal, muitas doenças e outros problemas podem ser evitados com essa prevenção. Por isso, esteja sempre atenta(o) a qualquer mudança de comportamento ou hábito do seu pet, pois isso pode sinalizar que algo o está incomodando.

Passeios e brincadeiras

Animais também merecem atenção e carinho. Por isso, busque passear regularmente com o seu e brincar com brinquedos com ele. Assim, você estará estimulando a parte física e psicológica do seu bichinho, além de prevení-lo de doenças causadas pelo estresse e obesidade.

A maior parte das raças de cães necessitam de passeios diários. Algumas raças, inclusive, não se adaptam muito bem em espaços muito pequenos como é o caso de apartamentos. Dessa forma, antes de escolher a raça do seu pet, é muito importante repensar que tipo de espaço você dispõe para o animal.

Higiene bucal

Animais de estimação, como cães e gatos, também precisam escovar os dentes - mas é claro que com produtos veterinários específicos.

Doenças periodontais, além de causar mau hálito nos bichinhos, prejudicam sua alimentação, causam dores e resultam em bactérias que podem se desprender da boca e causar lesões em outros órgãos dos animais.

Alimentação correta

Certifique-se de que a alimentação que você está dando para o seu animal é adequada para o seu tamanho e idade.

Procure se informar sobre a melhor ração para cada fase da vida do seu cão. E não esqueça de manter potes com água limpa e comida sempre à disposição do seu bichinho.

Respeito e responsabilidade

Caso você prefira não ter animais de estimação, tudo bem, a gente entende! É melhor não ter do que ter e não conseguir dar conta de cuidar. Essa sua atitude de não ter um pet é um exemplo de responsabilidade tanto quanto a de ter quando você é capaz de cuidar dele!

Se você curte animais e tem a real noção da importância deles, há ainda outros pontos legais para prestar atenção, tendo ou não tendo um deles em casa.

Você já parou pra pensar se os produtos que você compra e usa testam em animais, por exemplo? Escolher marcas que respeitam os animais - as chamadas Cruelty Free - é uma atitude bem bacana e que contribui com um lifestyle mais consciente. Que tal?

×