Queda de cabelo pós-parto: dicas para diminuir a perda dos fios

Compartilhar
Queda de cabelo pós-parto: dicas para diminuir a perda dos fios

A queda de cabelo pós-parto é um problema recorrente em praticamente todas as mulheres, principalmente no período da amamentação. Normalmente, esta perda dos fios pode acontecer a partir dos 3 meses após o nascimento do bebê, sendo um efeito muito comum das intensas alterações hormonais que rodeiam esta fase.

Durante este momento, a consulta a um(a) médico(a) dermatologista é essencial para que uma avaliação do couro cabeludo seja feita e, assim, o tratamento adequado possa ser encontrado - levando em consideração a amamentação também!

Muitos fatores podem contribuir para a diminuição da queda de cabelo pós-parto, como a alimentação e alguns hábitos do dia a dia. Por isso, separamos algumas dicas super simples e práticas para te ajudar a deixar este problema para trás rapidamente. Vamos lá?

O que é a queda de cabelo pós-parto?

A queda de cabelo pós-parto, também chamada de Eflúvio Telógeno no pós-parto, é um problema capilar resultante das alterações hormonais sofridas pela mulher durante o período de amamentação do bebê.

Normalmente, esta queda acentuada dos fios tem início a partir do 3º mês após o nascimento da criança e pode durar até 6 meses. Porém, caso a sua queda de cabelo ultrapasse o sexto mês do pós-parto, é muito importante consultar um médico especialista para investigar possíveis motivos.

Isso porque, esta condição também pode estar ligada à deficiência de alguns nutrientes, alterações na tireoide, estresse, doenças autoimunes e muitos outros fatores. Sendo assim, atente-se sempre aos sinais que o seu corpo te manda, hein!

Por que ocorre a queda de cabelo pós-parto?

As causas da queda de cabelo pós-parto se dão, principalmente, por causa das inúmeras transformações que passamos ao longo da gravidez, grande delas relacionadas a reações hormonais.

Durante esta fase, muitas alterações estéticas acabam aparecendo, como o surgimento de estrias, inchaços, varizes e até mesmo manchas na pele. Mas por outro lado, podemos perceber fios mais densos, brilhosos e com uma aparência muito mais saudável, não é mesmo?

Infelizmente, no período pós-parto, todo aquele estímulo hormonal que mantinha os nossos cabelos mais grossos e densos é eliminado, o que acaba favorecendo o quadro de queda de cabelo tão temido. Isso acontece porque, durante a gravidez, há uma desaceleração no ciclo de vida dos nossos cabelos, tornando a passagem da fase anágena para a telógena bem mais lenta.

O resultado? Um aumento drástico na quantidade de cabelos na fase de crescimento e uma redução de fios na fase de queda. E é isso causa aquele cabelo mais volumoso e saudável que tanto amamos durante a gravidez. Interessante, né?

Quando a gravidez acaba, nossos estímulos hormonais diminuem e, assim, este processo se inverte. Ou seja, uma enorme quantidade de fios entra na fase telógena, agravando essa condição de queda capilar!

Geralmente, são necessários de 6 a 15 meses para que o cabelo volte ao seu equilíbrio, tendo uma taxa de queda parecida com a do início da gestação. No entanto, em alguns casos, os fios podem acabar se tornando um pouco menos densos, então não se assuste!

Além dessa relação hormonal, a queda de cabelo pós-parto também pode acontecer por causa de outros fatores, como:

  • Anemia por deficiência de ferro;
  • Infecções;
  • Grandes cirurgias;
  • Deficiências nutricionais;
  • Hipotiroidismo ou hipertiroidismo;
  • Uso de medicamentos: betabloqueadores, anticoagulantes, alopurinol, anti-inflamatórios, retinoides, antifúngicos, propiltiouracil e carbamazepina;
  • Estresse emocional;
  • Dermatite seborreica;
  • Rápida perda de peso.

Por isso, não hesite em consultar o seu médico para entender qual é a real causa da sua queda de cabelo pós-parto, ok? Assim, você conseguirá encontrar o melhor tratamento e deixar para trás este problema de forma ainda mais rápida!

5 dicas para amenizar a perda dos fios no pós-parto

Mulher comendo alimentos saudáveisAlém do tratamento para a queda de cabelo pós-parto que os médicos costumam receitar, algumas dicas a mais também podem te ajudar a passar por este momento sem muito sofrimento. Reunimos 5 formas de amenizar a queda capilar para você conhecer. Dá só uma olhadinha!

Atente-se à alimentação

Não é segredo nenhum que a nossa alimentação influencia diretamente na saúde do nosso organismo como um todo, não é? Por isso, a nossa primeira dica para diminuir a sua queda de cabelo pós-parto é apostar em uma alimentação saudável e equilibrada, variando sempre o cardápio.

Busque ingerir alimentos ricos em proteínas (ovos, carnes, leite e iogurte), Vitamina A (cenoura e espinafre), ferro (feijão, beterraba e salsinha) e zinco (castanha do pará). Afinal, esses alimentos são ótimos para o crescimento dos fios, deixando-os com um aspecto mais firme e forte!

Tome vitaminas e sucos fortificados

Ingerir, diariamente, 2 copos de suco de frutas com legumes também é uma opção para repor vitaminas e minerais ao seu organismo, combatendo a queda de cabelo pós-parto.

As receitas mais buscadas para fortalecer os fios são feitas com cenoura, maçã e castanhas ou, se preferir, cenoura com suco de laranja. Nós adoramos!

Ah… Também é possível fazer uma vitamina com iogurte natural, mamão, abacate e castanha do pará. Estes alimentos são incríveis para a saúde capilar, pode acreditar!

Intensifique os seus cuidados capilares

Investir em uma rotina de hair care um pouco mais completa e apostar em produtos capilares específicos para cabelos frágeis ou com queda também pode te auxiliar no combate à queda de cabelo pós-parto, além de favorecer o crescimento de novos fios.

O uso de ampolas de Vitamina A também pode ser feito para manter os seus cabelos bonitos e hidratados, mas saiba que isso não substitui a ingestão deste nutriente em forma de alimentos, ok?

Readeque a sua frequência de lavagem

Busque não lavar ou utilizar ferramentas de calor em seus cabelos mais de 3 vezes na semana. Isso te ajudará a evitar esta queda de cabelo pós-parto enquanto faz os seus demais tratamentos!

Além disso, o uso de um pente com dentes largos também pode ser uma opção bem bacana para diminuir a quantidade de fios que acaba caindo ao desfazer seus nós. Fica a dica!

Personalize seus produtos capilares

Se você já nos acompanha, sabe o quanto uma fórmula personalizada é essencial para te acompanhar em todos os momentos da sua vida - inclusive após uma gravidez!

Por isso, para evitar que você sofra com a queda de cabelo pós-parto e seus outros efeitos, como o ressecamento, a quebra e a fragilidade dos fios, é muito importante utilizar produtos que respeitem e se adequem às suas fases, como uma fórmula personalizada!

Afinal, ao responder um questionário, você consegue relatar exatamente como está o seu cabelo e encontrar o tratamento específico que ele necessita, agindo diretamente em suas dores. Parece até um sonho, né?

Se quiser proporcionar um cuidado mais que especial aos seus fios neste momento pós gestação, faça sua fórmula personalizada e assinale “queda de cabelo” como um dos problemas que vem passando. Assim, conseguiremos te ajudar e formular um produto especialmente para você!

5 cuidados pós-alisamento para um cabelo liso e saudável

5 cuidados pós-alisamento para um cabelo liso e saudável

Você sabe o que são crochet braids?

Você sabe o que são crochet braids?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento