index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

O microagulhamento capilar pode ajudar no tratamento da queda de cabelo?

O microagulhamento capilar pode ajudar no tratamento da queda de cabelo?

O microagulhamento capilar tem sido muito procurado atualmente por ser um dos principais procedimentos para tratar a queda de cabelo e a calvície, favorecendo a aparência e a autoestima de muitas pessoas.

Este tratamento promete resultados muito satisfatórios para esses problemas capilares. Por isso, reunimos no post de hoje tudo o que você deve saber sobre o microagulhamento capilar e os seus benefícios. Ficou interessado(a)? Então não deixe de conferir o nosso conteúdo!

Vamos lá?

O que é microagulhamento capilar?

A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é uma técnica que utiliza um equipamento com microagulhas vibratórias que perfuram o couro cabeludo, provocando mínimos ferimentos que estimulam nossa circulação sanguínea. Ao mesmo tempo, essas microagulhas também injetam algumas substâncias que estimulam o crescimento de novos fios de cabelo e o engrossamento dos já existentes.

Muitos componentes podem ser injetados por meio deste tratamento e, por isso, cada paciente deve ser avaliado individualmente. Afinal, só assim a associação mais eficaz de medicamentos para cada caso é feita.

O microagulhamento capilar é um procedimento com duração de, aproximadamente, 40 minutos. Ele é realizado sob a aplicação de anestesia infiltrativa - região frontal e/ou occipital - e o número de suas sessões depende muito do grau de acometimento de cada couro cabeludo. No entanto, normalmente são recomendadas três sessões com o intervalo de 30 dias.

Este tratamento tem se mostrado muito eficaz quando associado ao transplante capilar, pois é capaz de potencializar os resultados, seja no preparo da área para a cirurgia ou como um tratamento coadjuvante no pós operatório.

Para que serve o microagulhamento capilar?

O microagulhamento capilar pode ser utilizado para tratar diversos casos de calvície e queda de cabelo em homens e mulheres, já que seu objetivo principal é estimular a maior produção de colágeno e circulação em nosso organismo.

No entanto, apesar de ser indicado para toda e qualquer pessoa que esteja passando por problemas capilares, é fundamental consultar um médico especialista antes de buscar este tratamento. Isso porque, a queda de cabelo pode ser desencadeada por diversos fatores, inclusive traumas emocionais. Sendo assim, consultar um(a) dermatologista ou tricologista é essencial para encontrar a razão da sua queda capilar e o melhor tratamento.

Caso o seu problema possa, de fato, ser resolvido com o microagulhamento capilar, não hesite em começá-lo rapidamente, ok?

Como o microagulhamento capilar é feito?

Se você está se perguntando como o microagulhamento capilar é feito, temos algo para te contar!

Antes de qualquer coisa, é feita uma higienização e assepsia da pele. Feito isso, o paciente recebe a anestesia e os equipamentos - agulhas e medicamentos - adequados são preparados.

Durante o procedimento, na medida em que as microagulhas perfuram o couro cabeludo, os medicamentos definidos pelo médico para a estimulação do crescimento de novos fios e engrossamento dos cabelos já existentes são injetados.

É importante ressaltar que, por se tratar de um tratamento invasivo, o microagulhamento capilar deve ser realizado por um(a) médico(a) dermatologista especializado para que a melhor avaliação seja feita, além de prevenir e tratar possíveis complicações.

Por causa de sua anestesia, esse procedimento é bem tolerado pela maioria das pessoas, que acabam não relatando grandes incômodos durante as sessões ou após o microagulhamento.

Benefícios do microagulhamento capilar

Médico aplicando medicamento no couro cabeludo do pacienteOs benefícios do microagulhamento capilar podem ser percebidos alguns dias após o primeiro tratamento e suas lesões possuem um curto tempo de cicatrização, não sendo permanentes. Dá só uma olhada em tudo o que este procedimento pode proporcionar a você:

  • Crescimento dos fios;
  • Normalização do ciclo de crescimento capilar;
  • Tratamento de alopecia;
  • Engrossamento dos fios;
  • Maior oxigenação dos cabelos;
  • Melhora a nutrição capilar;
  • Ação preventiva à queda;
  • Amenização das falhas;
  • Interrupção da queda capilar.

Indicações

Como dissemos, o microagulhamento capilar tem sido muito utilizado no tratamento da queda de cabelo e calvície. Seu uso tem se mostrado mais eficaz nas áreas frontal e coroa, enquanto o transplante capilar tem sido mais recomendado para as entradas.

Normalmente, este tratamento é mais indicado para pessoas que não podem ou não desejam passar por um procedimento mais “complicado”, já que logo após as sessões é possível ir para casa.

Mas atenção… Para fazer o microagulhamento capilar, é necessário interromper o uso de qualquer tipo de ácido na pele durante o período de 48 a 72 horas antes da aplicação.

Microagulhamento capilar x Alopecia

Atualmente, o microagulhamento capilar tem sido utilizado para tratar muitos problemas de alopecia. No entanto, é essencial saber qual tipo dessa doença você possui para ter certeza se esse é realmente o tratamento mais indicado.

Os três tipos mais comuns de alopecia são: androgenética, areata e difusa. Cada um desses tipos possui características e formas de tratamento diferentes. Por isso, não deixe de consultar sempre um(a) dermatologista para entender como proceder.

Normalmente, o microagulhamento capilar é mais usado para combater a alopecia androgenética. Mas, como dissemos, cada caso possui suas particularidades.

E se quiser saber mais sobre a queda de cabelo, temos um conteúdo exclusivo de como evitar a calvície masculina aqui no nosso blog. Dá só uma conferida!

×