index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Máscaras para cronograma capilar: hidratante, nutritiva ou reconstutora?

Máscaras para cronograma capilar: hidratante, nutritiva ou reconstutora?

O cronograma capilar é uma excelente ferramenta para quem deseja manter o o cabelo 100% saudável e bonito o tempo todo, evitando o ressecamento, quebra, pontas duplas e o temido corte químico.

Para quem está começando a montar e seguir essa agenda de cuidados, pode ser difícil identificar as diferentes máscaras para cronograma capilar. Afinal, como saber quais são hidratantes, nutritivas e reconstrutoras? Qual máscara usar em cada etapa?

Se identificou? Preparamos este conteúdo para te ajudar a identificar as máscaras e conseguir resultados incríveis com o seu cronograma capilar. Confira!

Máscaras Hidratantes

A hidratação é o mais básico de todos os cuidados capilares. Ela tem como principal função repor água e nutrientes aos fios, que são perdidos diariamente devido à exposição constante a agressores externos como raios solares, poluição, vento, ar condicionado; e também por procedimentos químicos que fazemos no cabelo ou o uso de chapinha e secador.

Todo cabelo precisa de hidratação, afinal, todos nós sofremos com a perda hídrica. A reposição da umidade natural do cabelo devolve a flexibilidade aos fios, proporcionando brilho e maciez.

Para realizar essa reposição hídrica e de nutrientes, as máscaras para cronograma capilar com ação hidratante contam com a presença de diferentes ativos em sua formulação, por exemplo pantenol, colágeno, vitaminas e extratos de plantas.

Máscaras Nutritivas

A nutrição é responsável pela reposição dos nutrientes e lipídios perdidos pelos fios no dia a dia.

Todo cabelo também precisa de nutrição. Nosso couro cabeludo possui glândulas sebáceas que produzem lipídios responsáveis pela hidratação e lubrificação dos fios. Acontece que esses lipídeos também são perdidos diariamente pela exposição a fatores externos e esta perda faz com que os fios fiquem ressecados, opacos e sem vida.

Então, é aí que entram as máscaras para cronograma capilar com ação nutritiva. Estes produtos devolvem a oleosidade natural do fio, trazendo mais saúde para o cabelo, fortificando e revitalizando. A nutrição deixa os cabelos mais macios e encorpados, com um volume natural.

As máscaras nutritivas possuem ingredientes capazes de realizar uma reposição lipídica nos fios, como por exemplo, manteigas vegetais e os amados óleos naturais. Aliás, essa é a forma mais simples de identificar uma máscara nutritiva: olhar o rótulo e ver se os óleos estão presentes na fórmula.

Os óleos naturais mais utilizados para nutrição capilar são o óleo de abacate, de argan, de gérmen de trigo, de amêndoas, macadâmia, óleo de manketti, entre outros.

Vale lembrar que é muito comum uma máscara nutritiva também ser hidratante, já que os óleos também contribuem para a hidratação e formam uma cobertura no fio, que ajuda na retenção hídrica.

Máscaras Reconstrutoras

A reconstrução é a etapa de tratamento mais profunda do cronograma capilar e tem como função reparar danos aos fios repondo proteínas e aminoácidos essenciais.

Cabelos quebradiços, porosos e quimicamente tratados são os que mais necessitam de reconstrução. No entanto, é preciso cuidado com a frequência deste tratamento, pois em excesso, pode aumentar demais a rigidez do fio e torná-lo áspero e com tendência para quebra.

Máscaras para cronograma capilar com ação reconstrutora tem como principais compostos os ativos reparadores, por exemplo, a queratina e o concentrado de quinoa, uma substância hidrolisada retirada da semente de quinoa.

Os ativos reparadores identificam danos existentes nos fios e reestruturam a fibra capilar repondo proteínas e aminoácidos, regenerando os cabelos danificados.

Máscaras Multifuncionais

Máscara Hidratante Personalizada JustForYou

Nem toda máscara se encaixa apenas em uma etapa do cronograma capilar. Afinal, o produto pode ter ativos capazes de hidratar, nutrir e reconstruir o fio.

Nestes casos, a dica é olhar o rótulo do produto e ver as concentrações de cada ativo. De acordo com a Anvisa, os ingredientes devem estar nos rótulos em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior concentração e o último em menor.

Assim, você poderá perceber se a máscara é mais hidratante, nutritiva ou reconstrutora.

Mas se você, assim como nós, é adepto de um hair care minimalista, a boa notícia é que você não precisa ter vários frascos de máscaras para cronograma capilar. Você pode apostar em uma máscara multifuncional, que hidrate, repare e nutra os fios.

A nossa máscara hidratante personalizada possui ativos que atendem às 3 etapas do cronograma capilar: possui agentes condicionantes não agressivos, óleos naturais e ativos reparadores para proporcionar cabelos 100% saudáveis e bonitos. E vale lembrar que ela é feita de forma exclusiva e totalmente individualizada para as necessidades do seu cabelo. Acesse o nosso site, conheça nossa máscara hidratante e faça sua fórmula personalizada!

×