Corte químico: por que acontece e como recuperar esses fios

Compartilhar
Corte químico: por que acontece e como recuperar esses fios

Como o próprio nome diz, o corte químico é uma quebra severa dos fios que acontecem como consequência de químicas. Ele pode ser desesperador para quem o sofre, mas há várias formas de evitá-lo e de recuperar esses fios, olha só: 

Por que o corte químico acontece? 

O corte químico é uma consequência de agressões sofridas pelos fios, que pode ser resultado de: luzes feitas com cabelos fragilizados por outro processo químico, alisamentos em excesso, erros na aplicação dos produtos - excesso de aplicação, tempo de pausa, força do alisante e incompatibilidade. 

O que é incompatibilidade química

Essa é uma das principais causas do corte químico, se você fizer um relaxamento à base com dióxido de sódio e depois aplicar um produto com amônia, por exemplo, a incompatibilidade desses dois componentes levará o rompimento da fibra capilar. 

Características do cabelo com corte químico 

Há algumas características que podem nos alertar de que o cabelo está sofrendo um corte químico, como: 

  • O cabelo fica com aspecto opaco, áspero e emborrachado; 
  • Os fios quebram com facilidade, como se estivessem desmanchando;
  • As pontas duplas aparecem, juntamente com as triplas e até quádruplas e também podem surgir pontos brancos;
  • Se o procedimento for feito na raiz pode ocorrer queda de cabelo.

Como prevenir o corte químico 

A melhor maneira de evitar o corte químico é realizando testes de mechas antes de realizar o procedimento químico desejado em todo o cabelo. Dessa maneira é possível observar a forma que seus fios reagem a química e se seus cabelos estão prontos para a química que deseja realizar.

Para realizar esse “teste” é bem simples: 

  • Separe uma mecha de cabelo próxima a nuca - caso ocorra algum efeito indesejado, há como esconder essa parte do cabelo;
  • Aplique o produto que irá realizar o procedimento na mecha e espere por no mínimo 45 minutos, para que dê tempo dele agir; 
  • Lave e seque a mecha como de costume para ver a reação dos fios; 
  • Se a mecha testada apresentar algumas das características que citamos, é melhor aguardar e não realizar o procedimento. 

Como recuperar a saúde dos fios após o corte químico? 

mulher tratando fios que sofreram corte químico

Sabemos que passar por um corte químico não é nada fácil e o processo para a recuperação dos fios também não, mas queremos te tranquilizar: é possível conquistar fios lindos mesmo após o corte químico e temos algumas dicas para isso: 

Umectação

A umectação repõe os nutrientes dos fios através de óleos vegetais, trazendo hidratação, nutrição e brilho aos fios. 

Esse processo consiste em dar um “banho” com o óleo vegetal nos fios, das raiz até as pontas. Nós temos um conteúdo que te explica o passo a passo de como fazê-la.

Cortes constantes

Cortar constantemente, mesmo que só as pontinhas pode ajudar a aliviar o aspecto de danificação dos fios.

Shampoo sem sulfatos

Os sulfatos retiram a proteção dos fios, o que pode piorar ainda mais o estado em que eles se encontram, aumentando o ressecamento e fragilidade. O ideal é substituir o shampoo convencional por um shampoo saudável - que além de não conter sulfatos, preza pela saúde dos seus fios. 

Fique longe das químicas 

Mantenha-se bem longe dos procedimentos químicos, eles só tornam os cabelos mais sensíveis e fragilizados e pioram a situação. 

Secador e modeladores também devem estar afastados

O secador, chapinha e babyliss também devem ser mantidos bem longes, pois o contato deles com seus fios podem torná-los ainda mais elásticos. 

Se dê um tempo

Sabemos que ninguém deseja passar por essa situação, mas dê um tempo para si - e para os seus fios. Trate-os bem, de forma saudável e fique tranquila, logo eles voltarão a forma saudável que deseja.

Cabelo ressecado: como recuperar esses fios?

Cabelo ressecado: como recuperar esses fios?

A oleosidade realmente é a vilã dos fios?

A oleosidade realmente é a vilã dos fios?

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento