Umectação capilar e umectação noturna

Compartilhar
Umectação capilar e umectação noturna

Você já ouviu falar de umectação noturna? E umectação capilar? 

Essas técnicas são muito faladas no mundo capilar, pois são capazes de repor os nutrientes dos fios, dar brilho, hidratação prolongada e redução de frizz.

Embora sejam muito parecidas, a umectação capilar e noturna são procedimentos diferentes e neste post vamos te explicar qual a diferença entre elas e em qual você deveria apostar. Confira!

O que é umectação capilar?

A umectação capilar - também conhecida como nutrição capilar - é um procedimento que tem como objetivo devolver os nutrientes e a oleosidade natural dos fios, perdidos pela exposição diária a fatores externos como sol, poluição, uso de secador, chapinha ou procedimentos químicos.

Diferente da hidratação, a umectação é feita com base em óleos vegetais. Basicamente, você “banha” seus fios com os óleos da sua preferência. Isso faz com que o seu cabelo absorva os nutrientes fornecidos pelos óleos, deixando-os hidratados, fortes e com um brilho incrível.

É um tratamento de nutrição para todos os tipos de cabelo, mas é feito principalmente por quem tem cabelo cacheado ou crespo, pois estes fios têm mais tendência ao ressecamento por sua curvatura, que impede que a oleosidade natural do couro cabeludo alcance o comprimento e pontas.

Como escolher o melhor óleo para umectação capilar? 

Existem diversos óleos vegetais com ativos capazes de trazer benefícios incríveis para o cabelo. A escolha depende das necessidades dos seus fios no momento da umectação.

É importante ficar atenta(o) em alguns pontos ao escolher o óleo que você usará para fazer a umectação capilar.

  • Se o óleo é 100% vegetal;
  • Puro ou extravirgem.

Alguns exemplos de óleos vegetais muito utilizados para umectação capilar:

  • Óleo de coco: rico em vitaminas e que promove uma nutrição profunda;
  • Óleo de abacate: hidrata e traz brilho e maciez;
  • Óleo de amêndoa: rico em vitaminas E, B1, B2, B5, B6, pró-vitamina A e substâncias minerais, hidrata e nutre profundamente.

Separamos os  melhores óleos para umectação aqui neste post.

Como fazer umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento bem simples, você pode fazê-lo em casa. Também não é necessário lavar o cabelo antes do procedimento. Veja o passo-a-passo:

  • Divida seu cabelo em partes iguais para facilitar a aplicação;
  • Aplique o óleo no comprimento até as pontas, garantindo que os fios estejam cobertos pelo produto. Evite a raiz, principalmente se você tem cabelo liso, oleoso e misto;
  • Deixe o óleo agir no cabelo por no mínimo duas horas;
  • Lave os fios com shampoo para retirar todo o óleo. Evite o uso de shampoos antirresíduos e dê preferência a shampoos livres de sulfatos;
  • Finalize como de costume. 

E a umectação noturna? 

Viu como é simples fazer a umectação capilar? Mas e a umectação noturna?

A grande diferença entre a umectação “tradicional” e a umectação noturna é o tempo que você deixa os óleos agindo nos cabelos. Enquanto na tradicional você pode deixar apenas duas horas, na noturna você deve dormir com os óleos no cabelo. 

Após aplicar o óleo no cabelo, faça um coque e envolva o cabelo com uma toalha ou touca de banho (que não seja térmica). O importante é evitar o contato dos fios com o travesseiro. Então é só dormir seu sono da beleza. Ao acordar, lave os fios e finalize como de costume.

Vale lembrar que a umectação noturna é um tratamento de nutrição intenso, por isso, é bom não abusar. Ela é ótima para cabelos ressecados, cacheados e crespos e nestes casos, pode até ser feita duas vezes por semana. Para outros tipos de cabelo, o tratamento deve ser mais espaçado, de acordo com as necessidades dos fios.

Benefícios da umectação capilar

mulher pingando óleo para umectação capilar sobre a mão

Sem dúvidas, o grande benefício da umectação noturna é a otimização de tempo, pois você consegue tratar seus cabelos enquanto dorme! Praticamente um sonho - literalmente. 

Além disso, a umectação capilar conta com outras vantagens. Confira.

Custo baixo, efeito incrível! 

Os óleo vegetais utilizados para fazer a umectação tem um valor acessível, por isso você consegue ter aquele “efeito de salão” gastando pouco. E o melhor, deixando os cabelos saudáveis.

Para todos os tipos de cabelo

Embora a umectação seja mais conhecida pelas cacheadas e crespas, ela pode ser feita em todas as curvaturas de fios de cabelo, proporcionando brilho, hidratação e maciez a todos eles. O que muda é a frequência em que o tratamento deve ser feito e os óleos escolhidos.

Ingredientes naturais

Tanto a umectação capilar tradicional, quanto a umectação noturna, são feitas com óleos 100% vegetais.

Isso significa que você pode ficar tranquila(o), pois são ingredientes naturais e os efeitos serão positivos e não oferecerão perigo à saúde capilar. 

Agora é sua hora de testar a umectação capilar! 

Agora que você já sabe tudo sobre umectação, que tal testá-la? 

Basta escolher um óleo e seguir o passo a passo que citamos logo acima. Se fizer a umectação noturna, aproveite sua noite de sono para cuidar de você e dos seus fios de forma natural e incrível! Pronta(o) para acordar com os cabelos ainda mais lindos?

Aproveite e veja nosso conteúdo sobre reposição lipídica para entender melhor como a umectação é importante para a saúde dos cabelos!

Alimentos para o cabelo

Alimentos para o cabelo

O que é hidratação capilar e porque ela é importante?

O que é hidratação capilar e porque ela é importante?

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento