Como o cloro no cabelo pode danificar seus fios e como evitar

Compartilhar
Como o cloro no cabelo pode danificar seus fios e como evitar

Se você é o tipo de pessoa que ama uma piscina e sempre que pode dá um mergulho, queremos te dizer uma coisa: tá tudo bem! Nós também amamos uma piscina, apesar do efeito nocivo do cloro no cabelo.

Afinal, basta frequentar a piscina no verão para perceber a mudança na saúde e beleza dos fios. Imagina então quem faz natação e tem contato frequente com a água clorada!

A verdade é que a ação do cloro no cabelo pode sim ser muito prejudicial à saúde capilar, mas, fique tranquila(o), porque nós sabemos como cuidar desses fios e te passaremos todas as dicas neste post. Vamos lá?

Qual a ação do cloro no cabelo? 

O cloro é um componente químico que tem a responsabilidade de manter a água da piscina limpa e protegida contra microrganismos que podem causar doenças, alergias e infecções ou até mesmo fazer a decomposição da matéria orgânica, além de proteger a água contra algas.  

Se por um lado, o cloro é tão indispensável na higiene da piscina e proteção contra doenças, ele também traz alguns problemas para a saúde capilar.

Por que o cloro é tão ruim então?

Na verdade, o vilão em si não é o cloro no cabelo e sim a mistura do cloro com a água da piscina! Vamos explicar como isso acontece.

Quando você entra na piscina, a tendência é que as células de queratina (que compõem a estrutura dos fios de cabelo) absorvam a água, o que deixa os fios “inchados”. Isso faz com que ocorram algumas aberturas na cutícula capilar, o que facilita a penetração do cloro. 

É nesse momento que o cloro no cabelo é “perigoso”. Ao ficar exposto ao pH baixo do cloro, os fios podem se tornar fracos, opacos e quebradiços. Além disso, o cloro pode desbotar a cor e até deixar o cabelo propenso a queda. 

Mulher com cloro no cabelo em frente à piscina

Hey, relax! Dicas para minimizar o efeito do cloro no cabelo

Sabemos que de início pode parecer desesperador, mas, como falamos no início deste conteúdo, nós sabemos maneiras de minimizar o efeito da combinação água + cloro no cabelo. Olha só essas dicas.

Molhe os cabelos antes de entrar na piscina

Lembra que os cabelos tendem a absorver a água da piscina? Essa dica vai te ajudar a “enganar” os fios. 

Molhe seus cabelos com água corrente antes de entrar na piscina, dessa forma seus fios já estarão “cheios" de água e não irão absorver tanto a água da piscina.

Não dê tempo para o cloro agir 

Assim que sair da piscina lave os fios. Dessa forma o tempo de exposição ao cloro não será tão alto - e quanto maior a exposição, mais prejudicial será o cloro no cabelo. 

Se você não conseguir lavar os cabelos na hora, pelo menos enxágue com água corrente.

Feche as cutículas abertas 

Como você viu ao decorrer desse post, o contato com a água da piscina + cloro fará com que as cutículas dos seus fios fiquem abertas e expostas a todos os agentes externos, como: sol, poluição, vento etc. Por isso, é super importante que você feche as cutículas o mais rápido possível. Esse é justamente o papel do condicionador, que deve ter ph adequado para os seus fios.  

Além de lavar o cabelo após a piscina, aplique o condicionador correto para o seu fio

Hidrate com frequência

Se você costuma ter contato frequente com piscina, seus fios precisam de uma hidratação extra pelo menos uma vez na semana.

Temos um conteúdo maravilhoso com 10 dicas para potencializar a hidratação para cabelo.

Fuja dos shampoos com sulfatos 

Os sulfatos são como um “detergente” super potente, utilizados por fabricantes de shampoo por ser um componente barato. Ele realmente limpa os fios, mas retira toda a proteção.

Imagine que seus fios já estão um pouco mais fragilizados por conta do cloro no cabelo, utilizar shampoos com sulfatos faria a situação ficar ainda pior! 

Por isso, é importante apostar em shampoos sem sulfatos. Ah, fique tranquila quanto a substituição deste componente, aqui na JustForYou por exemplo, temos a Espuma Natural que limpa sem agredir!

Curta a piscina, os cabelos e a vida! 

Esse conteúdo foi produzido para te dizer: se estar na piscina te faz feliz, nós queremos que você curta muito! Basta colocar essas dicas em prática e sempre pensar na saúde dos seus fios também, combinado?

Sabemos que o cloro no cabelo é inevitável em algumas fases da vida, seja curtindo no verão ou pela prática de esportes como a natação, por exemplo. Tanto que esta é uma pergunta do nosso teste online para cabelo, pois entendemos que fios expostos ao cloro necessitam de cuidados e produtos com ingredientes especiais.

Se você já usa nossos produtos personalizados, não esqueça de assinalar o contato com piscina em nosso teste online na hora de criar sua fórmula. E se restarem dúvidas, pode comentar aqui embaixo ou nos chamar no chat. 

Por que hidratar a pele e os cabelos é tão importante?

Por que hidratar a pele e os cabelos é tão importante?

Máscaras para cronograma capilar: hidratante, nutritiva ou reconstutora?

Máscaras para cronograma capilar: hidratante, nutritiva ou reconstutora?

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento