Hidratação para cabelo: 10 dicas para potencializar a saúde dos fios

Compartilhar
Hidratação para cabelo: 10 dicas para potencializar a saúde dos fios

A hidratação para cabelo é o primeiro cuidado que vem à nossa mente quando sentimos os fios ressecados e sem vida.

Etapa essencial do cronograma capilar, a hidratação é responsável por repor a água e os nutrientes perdidos diariamente pelo exposição solar, vento, ar condicionado, poluição e também por procedimentos químicos e térmicos como alisamentos, tinturas, uso de secador, chapinha e babyliss.

Seja qual for o seu tipo de cabelo, é recomendável fazer uma boa hidratação pelo menos uma vez por mês. E a boa notícia é que você não precisa ir ao cabelereiro para ter este tratamento capilar. Com o produto certo e alguns cuidados é possível fazer a hidratação em casa e obter resultado de salão.

Para isso, preparamos este conteúdo com 10 dicas para fazer uma hidratação para cabelo que traga resultados incríveis para a saúde e beleza dos seus fios. Confira!

1. Capriche na lavagem do cabelo

A hidratação para cabelo perfeita começa antes do tratamento com a máscara hidratante escolhida, já no processo de lavagem dos fios.

Antes da aplicação do creme de hidratação, é preciso que os cabelos estejam bem limpos, livres de sujeira, poeira e outros resíduos que tendem a se acumular diariamente nos fios. Essa etapa de limpeza prepara o cabelo para receber os ativos hidratantes e reparadores da máscara e garante que estes penetrarão no fio.

O ideal é utilizar um shampoo sem sulfato, que proporcione limpeza profunda sem agredir os fios e o couro cabeludo.

2. Escolha o creme de hidratação certo para o seu tipo de cabelo

Um dos principais truques de uma hidratação de sucesso é escolher a máscara hidratante certa para o seu tipo de cabelo.

Além da curvatura do fio - liso, ondulado, cacheado ou crespo - também é preciso considerar a tendência ao ressecamento ou oleosidade, nível de danos e a situação que os fios se encontram no momento, por exemplo, se o cabelo está tingido, descolorido, alisado, em transição capilar

São muitos fatores a considerar, mas fazer esta análise e escolher um produto adequado ao seu cabelo fará toda a diferença, afinal, cada cabelo possui demandas únicas e específicas.

Por isso, vale a pena investir em uma máscara hidratante personalizada que atenda todas as necessidades do seu cabelo de maneira única e exclusiva.

3. Aplique a máscara de hidratação do jeito certo

Não existe uma receita pronta sobre como aplicar a máscara hidratante nos fios. Cada produto possui recomendações de uso específicas e a dica é: siga as instruções do produto escolhido para a hidratação.

No entanto, da mesma forma que não existe uma receita pronta, existem alguns “truquezinhos” que podem ser feitos em toda hidratação para cabelo e vão potencializar o resultado do procedimento.

Um deles é remover o excesso de água dos fios delicadamente com uma toalha antes de usar a máscara de hidratação, aplicando o produto nos fios úmidos.

Não tenha pressa na aplicação da máscara e sempre faça mecha por mecha, começando pela nuca e indo para a testa. Lembre-se de que máscaras hidratantes devem ser aplicadas somente nas pontas e comprimento do fio e nunca nas raízes.

Mais um lembrete: quantidade não é sinônimo de qualidade. Portanto, não emplaste os fios com o creme, aplique o suficiente para que os fios recebam o produto de maneira uniforme e sem exageros. A consistência da máscara influencia na sua espalhabilidade. Texturas mais fluídas tendem a espalhar melhor nos fios.

4. Massageie os fios com cuidado

O ato de massagear os fios durante a hidratação é uma característica marcante do procedimento feito em salão, mas muitas vezes é negligenciado na hidratação caseira. Não deixe esta etapa de lado, pois ela impacta no resultado final.

A massagem deve ser feita cuidadosamente, mecha por mecha, sempre no sentido de crescimento dos fios, para que as cutículas sejam seladas. Não tenha pressa.

5. Não exceda o tempo de descanso

Toda máscara de hidratação deve ficar um tempo descansando no cabelo para que os ativos possam penetrar nos fios, hidratando e nutrindo.

É muito fácil se sentir tentada a deixar o produto no cabelo mais tempo do que o recomendado no rótulo, com a falsa expectativa de que isso trará melhores resultados. Mas não é assim que funciona.

Cada ativo possui um tempo determinado de ação nos fios e ultrapassar este período pode prejudicar o tratamento. O tempo de descanso indicado nas instruções de uso do produto é fruto de pesquisas, estudos e testes, então, siga estas orientações.

6. Evite enxaguar com água quente 

Mulher lavando o cabelo

Um banho quentinho pode ser muito relaxante, principalmente no inverno, mas não é a melhor opção quando o assunto é saúde capilar.

Na verdade, você deve evitar o uso de água quente em todas as lavagens de cabelo, pois ela pode trazer problemas relacionados à ressecamento, fazendo com que as cutículas do fio fiquem abertas, facilitando a perda de água e nutrientes. Além disso, a água quente também pode trazer problemas de sensibilidade no couro cabeludo.

Portanto, ao retirar a máscara após a hidratação, prefira água fria ou morna.

7. Não deixe resíduos da máscara no cabelo

Um erro comum é achar que manter um pouquinho do produto no cabelo pode ser bom, afinal, os ativos podem continuar “hidratando” os fios mesmo após a lavagem.

Não faça isso. Como dissemos, os ativos contidos nas máscaras de hidratação para cabelo tem um tempo certo de ação e permanência nos fios, portanto, eles devem ser retirados por completo após esse período.

Então, certifique-se de enxaguar bem o cabelo, sem deixar nenhum resíduo do creme hidratante nos fios, caso contrário, o cabelo pode ficar com aspecto pesado e oleoso.

8. Dê uma folga para o condicionador

Não é necessário usar condicionador no dia em que fizer uma hidratação para cabelo.

O uso combinado de máscara hidratante e condicionador pode sobrecarregar os fios e deixar o cabelo com um aspecto “pesado” e sem movimento.

Além disso, máscaras de hidratação de boa qualidade costumam ter um pH mais baixo, capaz de fechar as cutículas do fio ao final do processo, dispensando o uso de condicionadores.

9. Use um finalizador de cabelo

Para finalizar a hidratação é recomendável usar um produto finalizador, como um leave-in.

Por ser um produto sem enxágue, o leave-in forma uma camada protetora no fio contra o sol, poluição, ar condicionado, entre outros agressores, ajudando a manter os fios hidratados por mais tempo. Escolha um leave-in com protetor térmico caso você goste de finalizar o cabelo com secador, chapinha ou babyliss.

10. Transforme a hidratação para cabelo em um hábito

Transformar este procedimento em um hábito, incluindo-o em sua rotina de cuidados capilares é a receita certa para fios mais saudáveis e bonitos.

Como dissemos no início deste artigo, todo cabelo necessita de hidratações regulares, nem que seja uma vez por mês.

Cabelos ondulados e crespos costumam necessitar de hidratações mais frequentes, pois a oleosidade natural não consegue chegar da raiz até as pontas devido à curvatura do fio. Pessoas com este tipo de cabelo tendem a hidratá-los 2 vezes por semana. Quem tem cabelo liso, pode hidratar 1 vez por semana ou até 1 vez a cada 15 dias.

Além da curvatura do fio, é importante levar outros fatores em conta na hora de definir a frequência da hidratação. Cabelos tingidos, com alisamento, progressiva ou outros tratamentos químicos tendem a ter fios mais danificados e ressecados. Nestes casos, a necessidade de hidratações mais regulares pode ser maior.

Se este é o seu caso, saiba como hidratar seu cabelo ressecado e conheça uma receita de hidratação especial!

Como cuidar do cabelo com progressiva?

Como cuidar do cabelo com progressiva?

Como escolher a melhor máscara de hidratação para o seu cabelo

Como escolher a melhor máscara de hidratação para o seu cabelo

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento