Como hidratar o cabelo ressecado?

Compartilhar
Como hidratar o cabelo ressecado?

Entender como hidratar o cabelo ressecado é um desafio para quem está passando por este tipo de problema. Isso porque o ressecamento ocorre por diversos fatores, sejam eles climáticos ou até mesmo físicos. Para tratar os fios corretamente, é preciso buscar produtos específicos para o seu tipo de cabelo e investir em cuidados em casa ou no salão.

Mas antes de entender como hidratar o cabelo ressecado, é bom perguntar: você sabe reconhecer os problemas dos seus fios? Antes de mais nada, vamos te ajudar a reconhecê-los, de acordo com o seu aspecto e textura.

Caso seu problema seja realmente cabelo ressecado, vem com a gente que hoje vamos falar especificamente tudo sobre ele aqui! Aliás, vamos além: você vai entender também se seu cabelo chega a ser poroso ou se ele está muito danificado. E ainda tem receita para recuperar os fios e se livrar do ressecamento. Vamos lá?

O cabelo saudável

Para começar, vale lembrar que existem os cabelos saudáveis, aqueles que a gente almeja atingir!

Esse tipo de cabelo não apresenta nenhuma lesão, é macio, com brilho e estrutura forte. Na maioria das vezes são fios virgens, visto que a aplicação de químicas como alisamentos e colorações modificam a estrutura da fibra capilar, tornando-a mais suscetível ao dano.

É muito raro e difícil alguém ter o cabelo totalmente saudável. Mas dá para chegar bem perto! Veja se o seu é saudável, ou é um...

O cabelo ressecado

Os cabelos ressecados apresentam poucos desgastes. As cutículas se encontram levemente abertas por processos mecânicos, químicos ou físicos, mas continuam mantendo o brilho e estrutura apesar de terem uma textura levemente áspera.

Em cabelos cacheados e crespos, o caso pode se agravar mais, porque o formato do fio não deixa que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo chegue até as pontas, assim deixa a extensão dos fios ficam mais ressecadas que nos cabelos lisos.

Como o próprio nome indica, o cabelo ressecado são fios que estão secos pois perderam água e nutrientes e que necessitam de reposição hídrica para voltar ao normal. Por isso, para acabar com o problema é preciso investir na hidratação capilar para repor a umidade natural e nutrientes que os fios precisam.

Fique atenta, o ressecado pode ser mais intenso dependendo do tipo de química utilizada nos cabelos. Nesse caso, os fios apresentam uma estrutura frágil, armam facilmente, são cabelos ásperos e com frizz. O vilão desse estado é o pH, que é alcalino nos procedimentos químicos e faz as cutículas dos fios se abrirem e não retornar ao estado natural. O pH alcalino, de 8 para cima, pode causar a divisão dos fios, conhecida como ponta dupla.

Nessa situação, também é possível aumentar o enroscamento entre a fibra, o embaraço entre os fios, porque as escamas abertas “prendem umas às outras”. Para esse estágio de ressecamento, o ideal é investir em produtos com pH mais ácido, que fecham as cutículas dos fios, e intercalar hidratações semanais para repor a água perdida. Também é importante investir em tratamentos de reconstrução e de nutrição, como a umectação capilar, que realiza uma reposição de nutrientes com óleos vegetais.

O cabelo poroso

Já os cabelos porosos, vão além dos ressecados. Os fios sofrem com a condição áspera e ressecada e ficam quebradiços e sem elasticidade. Isso ocorre porque os fios começam a perder “cimento” intercelular, encarregado pela coesão da fibra capilar.

Para reconhecer se os cabelos estão porosos, além de ressecados, é possível fazer um teste simples. Segure um fio e o estique, com o polegar e o indicador em formato de pinça passe o dedo pelos fios, se encontrar nós ou mesmo uma areiazinha é sinal que as cutículas estão abertas e o cabelo poroso.

Como as escamas estão abertas permanentemente, os cabelos porosos não absorvem substâncias, ficam espigados e opacos, e a coloração não fixa corretamente, durando um tempo menor e até com alterações pela saturação do pigmento.

Para solucionar a porosidade, é preciso repor massa, isso é possível através de produtos reconstrutores, procedimentos como a micro-queratinização, e hidratações com ceramidas.

O cabelo muito danificado

A última escala são os cabelos muito danificados por diversos processos, como descolorações e relaxamentos.

O fio, além de muito ressecado e poroso, perde a elasticidade e fica com a fibra frágil, a ponto de esfarelar ou romper em um esforço maior. É bem comum nesse estágio o cabelo ficar elástico, o que pode ser observado principalmente quando os fios estão molhados, em que ao puxar a mecha, ela encolhe de forma enrugada, sem elasticidade.

A tendência ao chegar nesse ponto é achar que não há mais retorno para o tratamento dos fios e recorrer à tesoura tentando salvar parte dos cabelos. No entanto, os passos são praticamente os mesmos para corrigir o problema com a porosidade, mas é preciso um tratamento mais focado.

O ideal é optar por tratamentos como a cauterização e repeti-lo algumas vezes, pois apenas uma sessão não será suficiente. Aos poucos é possível recuperar os fios, mas é um processo que pode durar meses.

Agora que tal uma dica de como hidratar o cabelo ressecado? Separamos uma receita maravilhosa para você cuidar dos cabelos que precisam de uma boa dose de hidratação. Olha só!

Como hidratar o cabelo ressecado: receita fenomenal

Como hidratar o cabelo ressecado com óleo de coco

Ingredientes:

O óleo de coco é rico em vitamina E e ácidos graxos que contribuem para redução da perda de proteína, ele age no córtex do cabelo evitando a quebra e melhorando a tonificação dos fios, assim aumentando a resistência dos fios. Além disso, ele proporciona nutrição, hidratação, brilho, maciez, elimina o frizz e também as pontas duplas.

Preparo da receita:

Em um pote, misture bem os dois ingredientes. Caso necessário, derreta seu óleo de coco em banho maria para misturar com a máscara.

Aplicação:

  1. Apenas umedeça os cabelos com água, não é preciso lavar com shampoo.
  2. Faça a aplicação mecha por mecha em todo cabelo. Após a aplicação coloque uma touca plástica e deixe agir por 40 minutos.
  3. Passado o tempo, lave o cabelo com um shampoo hidratante e condicione.
  4. Finalize como de costume.

Se você não quiser fazer a receita, a dica é usar uma máscara hidratante que já tenha óleo de coco em sua composição, assim você poderá aproveitar os benefícios deste ingrediente natural sem ter trabalho. Aqui na JustForYou somos apaixonados por óleos vegetais e usamos os mais nobres e raros em nossas máscaras hidratantes personalizadas. Faça a sua fórmula e experimente!

E aí, ficou mais fácil identificar se seu cabelo realmente está ressecado? Gostou da receita para cuidado, você já conhecia? Tem mais alguma dica de como hidratar o cabelo ressecado? Conta para gente!

Problemas para encontrar shampoo e condicionador perfeito? Faça esse teste e descubra de uma vez por todas!

Problemas para encontrar shampoo e condicionador perfeito? Faça esse teste e descubra de uma vez por todas!

Shampoo para cada tipo de cabelo: saiba a importância dessa escolha

Shampoo para cada tipo de cabelo: saiba a importância dessa escolha

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento