Benefícios da linhaça - corpo, pele e cabelos

Compartilhar
Benefícios da linhaça - corpo, pele e cabelos

A linhaça é um daqueles “super alimentos”, cheios de nutrientes e benefícios para o corpo. Ela é um dos ativos naturais incríveis que utilizamos aqui na JustForYou - sim, ela também é fantástica para os fios de cabelo!

A linhaça 

A linhaça pertence à família Linácea e é uma semente proveniente do linho, que tem origem asiática. 

Existem dois tipos, a dourada e a marrom: no Brasil encontramos com maior frequência a marrom, pois a linhaça dourada prefere regiões frias, o que dificulta seu cultivo em solo brasileiro. 

Benefícios da linhaça

Melhora a pressão arterial

O consumo de 30 gramas de linhaça diariamente por 6 meses reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 10mmHg e 7mmHg, respectivamente, segundo estudo canadense. 

Uma avaliação de 11 estudos concluiu que o consumo de linhaça por mais de 3 meses é capaz de reduzir a pressão arterial em 2mmHg. 

Embora pareça uma redução muito pequena, ela é significativa: de acordo com estudo, uma redução de 2mmHg pode reduzir o risco de morte por acidente vascular cerebral em 10% e de doença cardíaca em 7%. 

Fonte de lignanas

A semente de linhaça possui 800 vezes mais lignanas do que outros alimentos vegetais. Os lignanos são compostos vegetais que possuem propriedades estrogênicas e antioxidantes, que podem diminuir o risco de câncer e melhorar a saúde, segundo estudo. 

Colher de pau cheia de sementes de linhaça

Melhora no colesterol 

Um estudo mostra que o consumo de 30 gramas diárias de linhaça por mais de 3 meses é capaz de reduzir o colesterol LDL - “o ruim” - em até 20%. Seu consumo também pode aumentar o colesterol HDL - “o bom” - em 12%, segundo outro estudo. 

Benefícios para a pele 

Sim, além de todos esses benefícios incríveis essa semente ainda te ajuda a manter uma pele de linda, lisinha e livre de espinhas!

Ela possui poder anti-inflamatório - as espinhas são consequências de uma inflamação da pele. 

A gordura boa presente na linhaça é antioxidante, o que ajudar a evitar a ação deletéria dos radicais livres na pele, ou seja: ajuda a prevenção do envelhecimento precoce  e a melhora da pele como um todo. 

Formas de consumir 

A linhaça é uma semente relativamente fácil de ser consumida, pois como seu sabor não é marcante, pode ser consumida com outros alimentos, como: salada de frutas, iogurte, vitaminas etc. 

Uma dica muito bacana é triturar a semente antes do consumo, formando uma “farinha”, para que o organismo absorva os nutrientes mais rápido.

Benefícios capilares

Agora vem a parte que nós somos apaixonados! Quando falamos em cabelos, a linhaça é utilizada em forma de óleo. Ela é capaz de reduzir a queda, fortalecer os fios e estimular o crescimento. Demais, né? 

Além disso, está entre os melhores óleos para realizar umectação capilar. 

Já conferiu se o óleo de linhaça faz parte da sua fórmula JustForYou?

Benefícios da babosa - descubra o porque essa planta é tão "queridinha"

Benefícios da babosa - descubra o porque essa planta é tão "queridinha"

Benefícios da quinoa: para a saúde e cabelos

Benefícios da quinoa: para a saúde e cabelos

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento