{% comment %}Default{% endcomment %}

Benefícios da linhaça - corpo, pele e cabelos

Compartilhar
Benefícios da linhaça - corpo, pele e cabelos

Os benefícios da linhaça para o corpo, pele e cabelos são inúmeros, o que faz com que esta semente seja conhecida como um superalimento.

Rica em nutrientes, ela é capaz de prevenir doenças, deixar a pele radiante e os cabelos lindos e saudáveis.

Os benefícios da linhaça são tantos que ela é um dos ativos naturais incríveis que utilizamos aqui na JustForYou. Conheça melhor esta semente e saiba como consumi-la!

A linhaça 

A linhaça pertence à família Linácea e é uma semente proveniente do linho, que tem origem asiática. 

O cultivo da linhaça é um dos mais antigos do mundo e existem dois tipos, a dourada e a marrom: no Brasil encontramos com maior frequência a marrom, pois a linhaça dourada prefere regiões frias, o que dificulta seu cultivo em solo brasileiro. 

Muito nutritiva, ela é a mais rica fonte vegetal de ômega-3. Também contém proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais.

Benefícios da linhaça para a saúde

Os principais benefícios da linhaça para a saúde estão ligadas ao seu alto valor nutricional, especialmente pela presença de ômega-3, lignanas e fibras. Explicamos melhor a seguir.

Melhora a pressão arterial

O consumo de 30 gramas de linhaça diariamente por 6 meses reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 10mmHg e 7mmHg, respectivamente, segundo estudo canadense. 

Uma avaliação de 11 estudos concluiu que o consumo de linhaça por mais de 3 meses é capaz de reduzir a pressão arterial em 2mmHg. 

Embora pareça uma redução muito pequena, ela é significativa: de acordo com estudo, uma redução de 2mmHg pode reduzir o risco de morte por acidente vascular cerebral em 10% e de doença cardíaca em 7%. 

Reduz o risco de câncer

A semente de linhaça possui 800 vezes mais lignanas do que outros alimentos vegetais.

As lignanas são compostos vegetais que possuem propriedades estrogênicas e antioxidantes, que podem diminuir o risco de câncer e melhorar a saúde, segundo estudo. 

O consumo da semente de linhaça pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama em mulheres, especialmente no pós-menopausa.

Melhora o colesterol 

Um estudo mostra que o consumo de 30 gramas diárias de linhaça por mais de 3 meses é capaz de reduzir o colesterol LDL - “o ruim” - em até 20%. Seu consumo também pode aumentar o colesterol HDL - “o bom” - em 12%, segundo outro estudo. 

Melhora o fluxo intestinal

Um dos benefícios da linhaça para a saúde é que ela ajuda a regular o intestino graças ao seu alto teor de fibras.

As fibras estimulam o trânsito intestinal, auxiliando pessoas que sofrem com prisão de ventre. Elas também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, impedindo que ele seja absorvido muito rápido. Ah, e as fibras também fazem da linhaça um alimento importante para quem quer emagrecer, pois aumentam a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

Ajuda as mulheres durante a menopausa

Assim como a soja, a linhaça também possui propriedades estrogênicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

Por isso, ela é uma opção natural em terapias de reposição hormonal.

Colher de pau cheia de sementes de linhaça

Benefícios da linhaça para a pele 

Sim, além de todos esses benefícios incríveis essa semente ainda te ajuda a manter uma pele de linda, lisinha e livre de espinhas!

Como já dissemos, a linhaça é rica em ômega-3, nutriente com poder anti-inflamatório - e as espinhas são consequências de uma inflamação da pele. 

A gordura boa presente na linhaça é antioxidante, o que ajudar a evitar a ação deletéria dos radicais livres na pele, ou seja: ajuda a prevenção do envelhecimento precoce  e a melhora da pele como um todo. 

Benefícios da linhaça para o cabelo

Quando o assunto é cabelo (nosso preferido!), a linhaça também é cheia de benefícios.

Ela é um importante ativo natural capaz de tratar os fios e o couro cabeludo. A linhaça melhora a circulação sanguínea, equilibra o pH e regula a oleosidade. Por ser rica em Vitamina E, um poderoso antioxidante, essa semente auxilia também na regeneração dos fios danificados.

Graças à presença do ômega-3, a linhaça nutre os folículos capilares, melhorando a elasticidade do fio, fortificando e estimulando o crescimento do cabelo. Além disso, tem ótima ação condicionante que deixa o cabelo macio e sedoso.

Ao trazer nutrientes e saúde para os fios, a linhaça ajuda a prevenir diversos problemas capilares, como caspa, queda de cabelo, quebra e pontas duplas.

Formas de consumir linhaça

A linhaça é uma semente relativamente fácil de ser consumida, pois como seu sabor não é marcante. Ela pode ser ingerida com outros alimentos, como: saladas, frutas, iogurte, sucos, vitaminas etc. 

Uma dica muito bacana é triturar a semente antes do consumo, formando uma “farinha”, ou já comprá-la moída, para que o organismo absorva os nutrientes mais rápido. Isso é importante, pois a linhaça é de difícil digestão e o intestino por si só não dá conta de “quebrar” as sementes.

Além disso, a linhaça também pode ser usada de forma tópica para tratamentos de pele e cabelo. Existem algumas receitas caseiras usando a semente e/ou a farinha como ingredientes, mas o jeito mais comum é em forma de óleo.

Para os cabelos, o óleo de linhaça é capaz de reduzir a queda, fortalecer os fios e estimular o crescimento. Demais, né? 

Para usar não tem segredo: você pode misturar um pouco deste óleo natural na sua máscara de hidratação antes de fazer o tratamento. Além disso, ele está entre os melhores óleos para realizar umectação capilar.

Outra forma de aproveitar os benefícios da linhaça para o cabelo é usando produtos capilares que contenham esse ingrediente. Aqui na JustForYou este óleo faz parte de algumas fórmulas de condicionador.

Já conferiu se o óleo de linhaça faz parte da sua fórmula JustForYou? Aproveite e conheça a seleção de ingredientes naturais que são usados nas nossas fórmulas personalizadas.

Benefícios da babosa: por que essa planta é tão "queridinha"?

Benefícios da babosa: por que essa planta é tão "queridinha"?

Benefícios da quinoa: para a saúde e cabelos

Benefícios da quinoa: para a saúde e cabelos

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}