index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como acabar com a caspa com 5 dicas

Como acabar com a caspa com 5 dicas

Quer saber como acabar com a caspa com dicas simples e muito eficazes? Então preste muita atenção no nosso conteúdo de hoje, ele foi feito pra você!

Nós sabemos que o excesso de oleosidade e a descamação do couro cabeludo podem incomodar muitas pessoas e, por isso, decidimos trazer um post totalmente focado neste assunto, mostrando as melhores formas de acabar com a caspa rapidamente e sem sofrimentos.

Reunimos dicas e receitas caseiras para te ajudar a combater este problema capilar da melhor maneira. Além disso, separamos os principais cuidados que você deve ter com os seus fios e couro cabeludo para impedir que esta situação volte ou piore.

E aí, quer saber como acabar com a caspa definitivamente? Então vamos lá!

O que é caspa?

Antes de entendermos como acabar com a caspa, é importante relembrarmos o que é este problema capilar, ok?

De um modo geral, podemos dizer que a caspa é o nome popular dado à descamação do couro cabeludo provocada pela dermatite seborreica. Normalmente, esta descamação branca ou amarelada pode causar muita coceira, manchas vermelhas, irritação e até feridas na região em que aparece.

Este problema pode se desenvolver a partir de uma predisposição familiar, além do aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e a proliferação de microrganismos no couro cabeludo, que acabam colaborando diretamente para a inflamação do local.

Como acabar com a caspa - definitivamente!

Couro cabeludo com caspaSofrer com a caspa e todos os efeitos que este problema capilar traz consigo pode causar muito incômodo nas pessoas, seja pela descamação do couro cabeludo ou até mesmo pela coceira gerada. No entanto, a parte boa é que, atualmente, existem alguns métodos e produtos que podem te ajudar a aliviar ou até mesmo a acabar com ela.

Olha só essas dicas que trouxemos para você de como acabar com a caspa!

Shampoo anticaspa

O uso de shampoos com propriedades específicas para combater o excesso de produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas do nosso corpo é uma das principais formas de como acabar com a caspa facilmente. Isso porque, os produtos anticaspa são feitos à base de enxofre, ácido salicílico, zinco, sulfacetamida sódica e muitos outros componentes responsáveis por regular a atividade das nossas glândulas e remover o excesso de descamação do couro cabeludo.

Loções

Alguns dermatologistas também indicam o uso de loções à base de corticoides - e às vezes com outros ingredientes, como o peritionato de zinco - para pessoas que buscam como acabar com a caspa. Afinal, este tipo de produto possui efeito anti-inflamatório e pode ser utilizado sem medo caso o shampoo anticaspa não apresente resultados.

Antifúngicos

O uso de alguns antifúngicos também é muito recomendado para o tratamento da caspa, pois as condições do nosso couro cabeludo, que contribuem para o aparecimento dessa descamação, são muito propícias para o acúmulo de fungos e sua proliferação.

Fotobiomodulação

Outra opção de como acabar com a caspa muito utilizada atualmente é a aplicação de um laser, com ação anti-inflamatória e à base de iodo, que auxilia a regular todas as atividades das nossas glândulas sebáceas, melhorando significativamente os níveis de caspa.

Isotretinoína

Em casos de caspa crônica, também pode ser necessário o uso de Isotretinoína, o famoso Roacutan, via oral. Afinal, este medicamento é capaz de regular definitivamente a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

No entanto, independentemente do tratamento que você achar melhor, é muito importante consultar um dermatologista para ver qual opção é a mais indicada para o seu caso e como acabar com a caspa de forma fácil e segura!

2 receitas caseiras contra caspa pra você!

Alguns ingredientes naturais também podem funcionar neste processo de acabar com a caspa. Existem muitas receitas caseiras na internet que prometem aliviar os sintomas da dermatite seborreica e até acabar com este problema, por isso é muito importante tomar bastante cuidado na hora de reproduzi-las para evitar qualquer tipo de dano, hein!

Separamos as nossas receitas favoritas para você conhecer e testar. Dá só uma olhadinha!

Como acabar com a caspa com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é super conhecido por seus benefícios aos cabelos em receitas caseiras. Por ser um ingrediente com ação antisséptica, antibacteriana e antifúngica, ele é muito utilizado no combate à caspa.

Você vai precisar de:

  • Água filtrada;
  • Vinagre de maçã;
  • Algodão.

Passo a passo:

  1. Em um recipiente, misture a mesma quantidade de água filtrada e vinagre de maçã;
  2. Aplique essa mistura no couro cabeludo com o auxílio de um algodão;
  3. Massageie delicadamente a região com as pontas dos dedos por alguns minutos;
  4. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente.

Repita esse procedimento até perceber a melhora do seu nível de caspa, mas não se esqueça de diluir o vinagre na água para evitar irritações no couro cabeludo.

Como acabar com a caspa com óleo de de melaleuca

O óleo de melaleuca também é uma maneira de como acabar com a caspa usando ingredientes naturais, principalmente por causa de sua ação antiséptica no couro cabeludo. Sabia disso?

Você vai precisar de:

Passo a passo:

  1. Em um recipiente, misture 2 gotas de óleo essencial de melaleuca com a quantidade de shampoo que você já utiliza no banho;
  2. Aplique essa mistura no couro cabeludo, massageando cuidadosamente com a ponta dos dedos;
  3. Deixe agir por 20 minutos e enxágue;
  4. Aplique o condicionador e finalize a lavagem como de costume.

É importante lembrar que essas receitas caseiras de como acabar com a caspa não devem ser usadas como o único tratamento deste problema. O ideal é sempre conversar com o seu médico dermatologista para ver o que é melhor para o seu caso!

Atente-se à sua rotina de cuidados capilares

Mulher observando seu cabelo no espelhoViu só como acabar com a caspa não precisa ser uma tarefa tão complicada? Alguns cuidados a mais durante a sua rotina de hair care também podem influenciar no combate a esse problema capilar. Por isso, reunimos algumas dicas extras para você por aqui:

  • Evite tomar banhos muito quentes para não estimular ainda mais a oleosidade do seu couro cabeludo e contribuir com o surgimento da caspa;
  • Se possível, lave os cabelos em dias alternados. Assim, o seu organismo conseguirá produzir sebo na medida certa;
  • Nunca aplique condicionador na raiz dos seus fios. Isso pode tornar o seu couro cabeludo ainda mais oleoso e levar ao aparecimento da caspa;
  • Não deite com os cabelos úmidos, deixe-os secar naturalmente ou utilize um secador de cabelo antes de dormir;
  • Deixe para trás o uso de bonés e outros acessórios que possam abafar o couro cabeludo;
  • Durante a lavagem, prefira produtos de qualidade e sem químicos agressivos. Não se esqueça de massagear o couro cabeludo delicadamente.

E por falar em cosméticos leves e sem componentes agressivos em suas composições, investir em um tratamento personalizado também pode ser uma ótima forma de como acabar com a caspa!

Então não deixe para depois e faça a sua fórmula personalizada citando a caspa como um dos problemas que você se identifica. Assim, conseguiremos proporcionar aos seus fios e couro cabeludo o cuidado que eles merecem para deixar para trás qualquer descamação!

×