index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Você sabe o que são crochet braids?

Você sabe o que são crochet braids?

Você já ouviu falar de crochet braids? Excelente opção para quem quer dar uma repaginada no visual por um valor mais acessível e sem danos ao cabelo, ela é uma técnica de “trançado” que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. Com a ajuda de uma agulha de crochê, é possível criar uma variedade de penteados e estilos diferentes.

Se você está procurando uma mudança no visual ou quer experimentar algo novo, crochet braids podem ser a escolha certa para você. Vamos explorar melhor este estilo e os cuidados que se deve ter ao adotá-lo?

O que são crochet braids?

Apesar da tradução literal de crochet braids ser “tranças de crochê”, não se trata exatamente de uma técnica de trançado, mas de uma extensão capilar. Ela recebeu este nome, pois para aplicá-la, o profissional trancista usa uma espécie de agulha grossa para dar um ponto parecido com o do crochê para adicionar fibras sintéticas aos fios naturais. O resultado fica super natural e pode durar várias semanas.

Esses apliques podem ser de diferentes cores e texturas, o que possibilita um leque enorme de estilos. Por isso, as crochet braids são uma excelente opção para quem quer mudar o visual e também é uma grande aliada de quem está passando pela transição capilar, pois ajuda a proteger os fios e a disfarçar as diferentes texturas dos fios.

Como aplicar crochet braids

Mãe e filha com crochet braids

A aplicação de crochet braids é relativamente simples, mas exige habilidade e prática. Por isso, caso queira adotar este estilo, é recomendado procurar um profissional trancista para fazer a aplicação.

Existem diversos tipos de apliques, sendo o Marley Hair e o Kanekalon os mais utilizados. Disponível em muitos estilos e em diversas cores, como preto, castanho, loiro, com luzes e até coloridos, elas ainda podem ser estilizadas com bobs, bigudins e outros. Ou seja, é uma opção super versátil, que permite experimentar o cabelo em diferentes comprimentos e texturas, como com tranças longas ou cachos volumosos.

Para a aplicação das crochet braids você vai precisar de uma agulha grossa específica para a técnica, as fibras sintéticas e elásticos.

Basicamente, o profissional vai dividir o seu cabelo natural em seções que podem ter diferentes desenhos, sendo o mais comum aquele em linhas paralelas que vai do topo da cabeça até a nuca ou padrões circulares.

Depois, vai trançar os fios bem próximo à raiz do cabelo e “costurar” as fibras sintéticas nos gominhos de cada trança, finalizando com um nozinho com elástico para que o aplique fique firme. O processo é repetido até que todas as seções de cabelo natural estejam com as tranças. A finalização pode ser feita com uma técnica de texturização.

As crochet braids danificam o cabelo?

Não, e esta é uma vantagem desta técnica. Como a aplicação das fibras sintéticas é feita sobre os fios naturais, elas não exercem tanta tração na raiz e até protegem o cabelo natural.

No entanto, é preciso que o cabelo esteja saudável antes de colocar o aplique, visto que fios danificados ficam mais frágeis e propensos à queda ou quebra, e por isso, nenhum procedimento deve ser feito com o cabelo neste estado.

A dica é fazer um bom cronograma capilar antes de aplicar as crochet braids, para que os fios estejam hidratados, nutridos e fortes para receber as tranças.

Como fazer a manutenção das tranças crochet braids

Mulher com tranças de crochê fazendo exercício físico

Quando bem cuidadas, as crochet braids podem durar de 4 a 8 semanas.

Como todo cabelo, higiene e cuidados são essenciais. As tranças de crochê podem ser lavadas normalmente, só é preciso ter mais cuidado e delicadeza para evitar o atrito. Uma dica é massagear cuidadosamente o couro cabeludo ao aplicar o shampoo e pegar leve na quantidade de condicionador.

Um dica de ouro é diluir tanto o shampoo e o condicionador em um pouco de água e usar um borrifador para aplicar. Aliás, o borrifador é um grande aliado de quem tem crochet braids. Basta borrifar a mistura de shampoo e água na raiz, massagear e enxaguar. O mesmo vale para a mistura de condicionador e água, mas lembrando que este produto não deve ser aplicado na raiz, apenas no comprimento.

Depois é só finalizar com a sua técnica de texturização preferida. Para quem gosta de usar produtos sem enxágue, como leave-ins e cremes para pentear, a dica é a mesma: diluir em água e aplicar com borrifador. Dica extra: coloque algumas gotinhas de óleo vegetal, como o óleo de argan, na misturinha. Ele vai ajudar a manter os fios mais macios e com brilho.

Tomar cuidado na hora de fazer penteados também é importante para prolongar a duração das crochet braids. Esse estilo de trança permite ousar em penteados semipresos, coques, rabos e cavalo e half bun, mas nunca aperte as tranças demais.

Outra dica importante é investir em uma touca de cetim para evitar danos às tranças de crochê enquanto você dorme. Este acessório pode ajudar a reduzir o frizz e também a quebra dos fios causada pelo atrito do cabelo com o travesseiro.

E o cabelo natural? Como cuidar da raiz do cabelo com crochet braids

Enquanto estiver usando crochet braids, é importante cuidar da raiz do seu cabelo natural para evitar danos. Certifique-se de que as tranças não estejam muito apertadas, pois isso pode danificar o couro cabeludo e levar à quebra e queda de cabelo.

A hidratação também é fundamental. Use um borrifador para aplicar uma misturinha de máscara hidratante e água ou de óleo vegetal e água, deixe agir e enxágue bem. Será o suficiente para manter a raiz saudável, forte e hidratada.

Como remover as tranças de crochê

Como dissemos, o ideal é não ficar com as crochet braids por mais de 8 semanas. Quando chegar a hora de remover as tranças, há duas formas de fazer.

Uma delas é cortar os apliques bem próximo à trança embutida. Neste caso, é preciso ter bastante cuidado para não cortar uma parte do seu cabelo natural junto. A outra é ir desfazendo as tranças uma a uma, uma forma um pouquinho mais trabalhosa, mas mais segura.

No entanto, o ideal é procurar um profissional para fazer a remoção das crochet braids, pois se for feito de forma errada, pode quebrar e danificar o cabelo natural.

Vale lembrar que, apesar das tranças de crochê não danificarem o cabelo, é preciso cuidar dos fios após removê-las a fim de restaurar a hidratação e saúde. Se necessário, faça um cronograma capilar ou uma umectação com óleos vegetais para deixar os fios mais macios e maleáveis.

Por fim, as crochet braids são uma ótima opção para quem quer experimentar um novo estilo sem danificar os fios, além de serem perfeitas para quem está passando pela transição capilar. Com tanta versatilidade, dá para ousar com um estilo a cada 8 semanas! Mas elas não são a única opção. Que tal dar uma olhadinha no nosso conteúdo de box braids também?

×