index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Onde doar cabelo: 5 ONGs no Brasil

Onde doar cabelo: 5 ONGs no Brasil

A perda de cabelo é uma fase desafiadora do tratamento do câncer e que impacta a autoestima, principalmente, da mulher.

Nesta fase, acessórios como as perucas podem ajudar essas pacientes a se sentirem mais confortáveis com a própria imagem e a enfrentarem a doença com mais força.

Para apoiar este cenário, diversas ONGs no Brasil fazem a coleta de doação de cabelo para a confecção de perucas, que serão posteriormente doadas para quem está passando pelo tratamento de câncer e perdeu os fios.

Empolgada(o) para fazer uma boa ação, mas não sabe onde doar cabelo? Neste post você vai conhecer 5 ONGs que fazem esse trabalho e como fazer a sua doação. Confira!

Cabelegria (São Paulo - SP)

Se você não sabe onde doar cabelo, precisa conhecer o Cabelegria, uma ONG de São Paulo, fundada em 2013, que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer pelos Correios ou pelos Bancos de Perucas fixos e itinerantes.

Apesar da sua sede estar localizada em São Paulo, o Cabelegria recebe cabelos do Brasil inteiro via correios. A ONG aceita qualquer tipo de cabelo (mesmo com química), mas precisa ter, no mínimo, 20 cm de comprimento.

As instruções para doar são bem simples. A ONG orienta que você lave e deixe os cabelos secarem naturalmente. Depois, faça um rabo, amarrando com um elástico de dinheiro. Corte acima do elástico e coloque a mecha de cabelo amarrada dentro de um saco plástico. Pronto! Agora é só enviar pelo correio para o endereço indicado no site da ONG. Pelo próprio site, você consegue acompanhar e saber se a sua doação foi recebida.

O Cabelegria envia perucas para todo o Brasil e para solicitá-la é necessário preencher um formulário no site. A ONG já recebeu mais de 234 mil doações de cabelo e já confeccionou mais de 9 mil perucas!

Conheça o Cabelegria.

Rapunzel Solidária (São Paulo - SP)

O Rapunzel Solidária também é uma ONG de São Paulo, mas que recebe doações de cabelo do Brasil inteiro via Correios. Com as doações, eles confeccionam perucas e doam para pacientes em tratamento de câncer. Basta a pessoa solicitar a peruca através de um formulário no site e a doação é enviada por correio.

A ONG aceita doações de qualquer tipo de cabelo, com ou sem química, tingidos, grisalhos, liso ou crespo. Só precisa ter no mínimo 20 cm de comprimento. O procedimento é o mesmo que descrevemos anteriormente: faça um rabo com um elástico de dinheiro e com o cabelo seco, corte e coloque a mecha em um saco plástico. Aí é só enviar para o endereço indicado no site do projeto. Se estiver em São Paulo, você também pode entregar sua doação em um dos postos de coleta presencial.

Aliás, a ONG oferece também uma parceria com o Studio Toninha Rocha, localizado no bairro de Pinheiros. Lá, você pode cortar o cabelo e já deixá-lo lá para coleta. O corte solidário custa R$50,00 e o valor é integralmente convertido para o Rapunzel Solidária.

Conheça o Rapunzel Solidária.

Mulher em tratamento de câncer segurando uma peruca

Cabelo Amigo (Curitiba - PR)

Quem está em Curitiba e não sabe onde doar cabelo, tem que conhecer o Cabelo Amigo.

Ele é um projeto da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR, localizado em Curitiba, que arrecada cabelo para a produção de perucas que serão doadas para pacientes em tratamento de câncer.

Eles aceitam cabelo com ou sem química, mas deve ter, no mínimo, 15 cm de comprimento. Para corte, o cabelo deve estar seco, amarrado com uma elástico de dinheiro. Na hora de entregar ou enviar para a instituição, a orientação é colocar em um saco plástico e indicar o lado da raiz da mecha. Você pode entregar diretamente na sede do projeto ou enviar por correio.

Uma opção é procurar o Instituto Embeleze. Eles têm uma parceria oficial com o projeto e oferece corte de cabelo gratuito para quem for doar. Legal né?

Conheça o Cabelo Amigo.

Tesoura Sem Ponta (Campinas - SP)

Para quem está em Campinas e região e procura onde doar cabelo, o projeto Tesoura Sem Ponta é uma opção.

Idealizado em 2014, o projeto já recebeu mais de 30.000 doações por meio de parcerias com salões de beleza e outras instituições e já beneficiou mais de 500 mulheres em tratamento quimioterápico.

O Tesoura Sem Ponta recebe cabelos de todos os tipos, que podem ser entregues pessoalmente ou via Correios. Além disso, de tempos em tempos, o projeto realiza eventos para arrecadação de cabelo e oferece cortes gratuitos para quem quer doar por meio de salões parceiros.

Quem quer receber uma peruca do Tesoura Sem Ponta deve solicitar através de um formulário no site e retirar em um dos salões parceiros em Campinas. Se você estiver em outra cidade, a peruca também pode ser enviada por correio.

Conheça o Tesoura Sem Ponta.

Rede Feminina de Combate ao Câncer (Brasília - DF)

Para quem procura onde doar cabelo em Brasília, a Rede Feminina de Combate ao Câncer tem um projeto que recebe doações de cabelo para transformar em perucas que serão doadas à pacientes em tratamento de câncer.

Ao contrário de outras ONGs, eles não aceitam cabelos com química e o comprimento deve ser de, no mínimo, 30 cm. O cabelo deve ser cortado seco e amarrado. Para entregar ou enviar via correio, a mecha deve ser colocada em um saco plástico ou envelope.

Uma vez que as doações são recebidas, as perucas são confeccionadas por voluntários e ficam disponíveis na Sala Rede Feminina no Hospital de Base. As pacientes podem provar e escolher a que gostar mais.

Conheça a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Essas foram algumas ONGs e projetos que recebem doações de cabelo e fazem um lindo trabalho com a distribuição de perucas para pacientes que estão enfrentando a perda dos fios.

Apesar de terem sedes em cidades específicas, todas elas recebem doações por correio, então, você pode doar de qualquer lugar do Brasil!

Adoramos conhecer novos projetos, então se você mora em outras cidades e sabe onde doar cabelo para projetos de confecção e distribuição de perucas, fique à vontade para compartilhar com a gente aqui nos comentários!

×