index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Por que você deve investir em shampoo para barba?

Por que você deve investir em shampoo para barba?

Que tal entender as diferenças entre o shampoo para barba e os shampoos convencionais? Afinal, investir em um tratamento específico para os seus fios é um dos maiores segredos para conquistar uma barba com um aspecto muito mais bonito e saudável.

Nós sabemos que muitos de vocês, nossos YO.USERS, costumam lavar a barba com os mesmos produtos que utilizam nos seus cabelos, ou até mesmo com o seu sabonete corporal. Mas você sabia que, a longo prazo, isso pode resultar em fios secos e quebradiços, além de uma pele desidratada e com problemas, como a descamação e a caspa?

Poie é! E foi pensando nisso que reunimos tudo o que você precisa saber antes de apostar no seu shampoo para barba. Então, se você deseja uma barba vistosa, saudável e com uma aparência incrível, saiba que nós estamos aqui para te ajudar!

Vamos lá?

O shampoo para cabelo também serve para a barba?

A resposta é mais simples do que você imagina: NÃO!

O nosso couro cabeludo e fios de cabelo possuem características totalmente distintas da pele do nosso rosto e pelos da barba. Sendo assim, é fundamental investir em produtos específicos para cada região, que irão higienizá-las, tratá-las e nutri-las, favorecendo cada uma das suas particularidades.

Além disso, os cuidados que devemos ter com a barba e com os cabelos não são os mesmos. Isso porque, as barbas costumam possuir fios mais grossos, que tendem a ficar mais ressecados conforme se distanciam da pele e rosto. Desse modo, eles necessitam de uma hidratação muito mais intensa, o que, nos cabelos, pode resultar em um aspecto bem mais pesado.

Outro ponto importante é que as necessidades da nossa pele do rosto e do couro cabeludo também são muito distintas. Assim, um shampoo convencional, por exemplo, precisa ter em sua fórmula alguns tensoativos responsáveis por remover a oleosidade do couro cabeludo e manter os cabelos com aquela sensação de limpeza por mais tempo.

No entanto, esses mesmos tensoativos, se utilizados no rosto, acabam removendo uma camada de hidratação muito importante para a nossa pele, resultando em uma espécie de descamação ou caspa nos fios.

Shampoo para barba x Shampoo comum

homem com barba no chuveiro

Além de entender as diferenças entre a nossa pele do couro cabeludo e do rosto, também é muito importante ter em mente o que, de fato, diferencia um shampoo para barba de um shampoo comum.

Por isso, reunimos 5 pontos essenciais que tornam o shampoo para barba um produto muito mais indicado para cuidar dos seus pelos do que o shampoo convencional. Dá só uma olhada!

Poder hidratante

Essa primeira diferença se dá pela estrutura existente em cada tipo de fio. Afinal, os pelos das barbas são naturalmente mais grossos e achatados, o que favorece um aspecto com pouco brilho, frizz e ressecamento. Enquanto os fios de cabelo, normalmente, possuem um formato mais cilíndrico e fino, não precisando de tanta hidratação, como a barba, devido à sua estrutura.

Sendo assim, podemos entender que o shampoo para barba se diferencia dos shampoos convencionais ao necessitar de um poder de hidratação muito mais intenso. Ao contrário do segundo que, se possuir fórmulas extremamente hidratantes para o uso diário, pode resultar em cabelos pesados e oleosos.

Ah… E vale lembrar que, quanto maior a sua barba, mais hidratação ela vai precisar, ok? Por isso, não deixe de apostar em um shampoo para barba que respeite todas as características dos seus fios e pele!

Poder desengordurante

Outra diferença entre o shampoo para barba e o shampoo para cabelo é a sua ação desengordurante. Isso porque, o nosso couro cabeludo é rico em vasos sanguíneos e possui mais folículos de cabelo e glândulas sebáceas do que qualquer outra região do corpo.

Sendo assim, os shampoos comuns para cabelos acabam possuindo um poder desengordurante muito maior, a fim de eliminar toda a oleosidade existente e as impurezas depositadas no couro cabeludo, proporcionando uma sensação de limpeza profunda.

Porém, a nossa pele do rosto, apesar de também possuir um grande número de glândulas sebáceas, é uma das áreas mais delicadas e finas do corpo, estando muito propensa a alergias e irritações. Por isso, os produtos desenvolvidos para essa área devem conter fórmulas menos agressivas, com uma composição mais suave e menos tensoativos. Interessante, né?

PH

O nosso terceiro ponto está relacionado, diretamente, ao pH de cada um desses produtos. Afinal, enquanto os shampoos convencionais possuem um pH em torno de 6,5 e 7,5, um bom shampoo para barba se encontra em torno de 5,5, influenciando em muitos fatores que determinam a saúde e o aspecto dos fios.

Normalmente, produtos com pH acima de 6, como os shampoos para cabelo, tendem a gerar mais irritações, pontas duplas e frizz nas barbas, pois acabam abrindo muito as cutículas desses pelos para limpá-los, o que acaba danificando, não só os fios da região, mas também toda a nossa pele.

Esse pH é essencial para limpar os nossos cabelos, pois precisamos retirar todo o sebo produzido no couro cabeludo para evitar a caspa e a oleosidade excessiva. Porém, o ph 5,5 do shampoo para barba é capaz de proporcionar a limpeza ideal dos pelos do rosto sem agredí-los e ainda mantém o seu aspecto saudável e vistoso que tanto desejamos.

Ação esfoliante

Além das diferenças que já citamos, a ação esfoliante também é uma característica do shampoo para barba muito importante. Isso proporciona a remoção de células mortas do rosto, causadoras de cravos, acne e pelos encravados, assim como estimula a circulação sanguínea na região, o que promove o crescimento saudável dos pelos.

Essa função é incrível e muito importante para os cuidados com a barba. Porém, não é tão comum quando falamos do couro cabeludo, não é mesmo?

Pirâmide olfativa

Além de todas as questões técnicas abordadas, temos ainda uma outra diferença entre o shampoo para barba e os shampoos convencionais para cabelo: a construção da pirâmide olfativa desses produtos.

Por causa da sua proximidade de aplicação muito próxima ao nariz, o shampo para barba possui uma fragrância mais suave, permitindo o seu uso sem causar incômodos, irritações ou alergias. O contrário dos shampoos para cabelo que, muitas vezes, trazem perfumes cada vez mais marcante.

Qual a importância de utilizar um shampoo para barba?

homem de óculos e barba

Deu para perceber as principais diferenças entre o shampoo para barba e os demais produtos de limpeza dos fios, né? E é justamente por causa de todas esses pontos listados que o uso deste tipo de produto se faz tão importante.

Afinal, como já dissemos, a pele do nosso rosto é muito diferente do couro cabeludo. Sendo assim, cada uma dessas áreas possui características fisiológicas muito particulares, necessitando de produtos específicos para suas particularidades.

Mas não pense que, por surgir em diferentes regiões, os cuidados com a sua barba serão diferentes dos que possui com o seu cabelo, hein. Esses pelos também acumulam sujeira, oleosidade e outras impurezas ao longo do dia, sendo essencial lavá-los com o seu shampoo para barba diariamente!

E já que estamos falando de cuidados, que tal descobrir como criar a sua rotina de autocuidado masculino também? Tenho certeza de que você vai curtir esse nosso conteúdo.

×