Entenda como produtos cruelty free são testados e qual a sua importância
Quer entender como produtos cruelty free são testados e quais são os seus impactos em nossa sociedade? Então saiba que hoje é o seu dia de sorte. Afinal, é sobre isso que falaremos nesse post!
Com o aumento da conscientização da população sobre as formas de consumo sustentáveis e menos agressivas ao meio ambiente, a busca por produtos alinhados a uma produção mais equilibrada e com menor nível de impacto ambiental também tem crescido entre as pessoas.
Sendo assim, diversas linhas de produtos - cada uma com suas particularidades - passaram a ser desenvolvidas, como os chamados cosméticos sem testes em animais. Por isso, no conteúdo de hoje separamos tudo o que você precisa saber para entender como produtos cruelty free são testados e qual a sua importância.
Vamos lá?
O que é cruelty free?
Para entendermos como produtos cruelty free são testados, é importante que saibamos - antes de qualquer coisa - o que isso significa. Em uma tradução literal, o termo cruelty free quer dizer “livre de crueldade”. Isso indica que esse movimento busca abolir quaisquer testes ou atividades que necessitem da participação de animais em sua realização.
Infelizmente, o uso de testes em animais se tornou muito comum em diversas indústrias, como a de higiene, cosméticos e produtos de limpeza. Isso porque, esses testes buscam identificar possíveis reações adversas das substâncias de suas fórmulas, ou comprovar sua eficácia. Porém, o fato é que os animais utilizados nestas experiências acabam sofrendo muito durante todos os testes, passando por maus tratos e sendo, inclusive, sacrificados ao final.
No entanto, com a evolução da tecnologia, hoje em dia já conseguimos realizar testes alternativos tão ou mais eficazes que os testes em animais. Mas é importante ressaltar que para um produto ser realmente cruelty free, é preciso que nenhum teste com cobaias tenha sido feito durante todo o seu processo de fabricação.
Ah… E isso inclui todos os fornecedores também, ok? Sendo assim, uma empresa pode até não realizar testes em animais, mas se ela adquire insumos de outros fornecedores que aplicam testes em cobaias, o produto que chega ao seu consumidor não poderá ser considerado cruelty free.
Produtos veganos x Sem testes em animais
É muito comum essa confusão entre produtos veganos e cruelty free. Afinal, ambos possuem uma atitude muito sustentável e consciente. Mas você sabia que existem diferenças entre esses dois tipos de cosméticos?
Enquanto o movimento cruelty free busca deixar de lado os testes realizados em animais, o veganismo prega o fim de qualquer atividade humana de exploração animal, seja para a alimentação, trabalho, vestuário ou qualquer outra finalidade. Por isso, para um produto ser considerado vegano, ele não pode incluir nenhum ingrediente de origem animal em seu processo de fabricação.
Como produtos cruelty free são testados
Mas… Se não são realizados testes em animais, como produtos cruelty free são testados?
Para o processo de fabricação de qualquer produto, muitos testes são obrigatórios por lei, e cada país define quais são necessários e que métodos são considerados válidos.
No caso dos produtos sem testes em animais, há algumas alternativas de testes in vitro ou in vivo, ou seja, em laboratórios ou com voluntários humanos - tudo em segurança, claro.
Além disso, outras tecnologias também são muito usadas, como testes microbiológicos e o desenvolvimento de tecidos artificiais, como pele, olhos e gengiva, criados em laboratório. Softwares avançados e sistemas computacionais de última geração também são grandes aliados nos testes de produtos cruelty free, pois, atualmente, existem softwares que podem apontar reações adversas de uma substância no corpo humano com um alto grau de confiabilidade.
Viu só como produtos cruelty free são testados de forma super eficiente e sem precisar maltratar qualquer animal?
Como saber se o produto que estou comprando é cruelty free?
Agora que você já entendeu como produtos cruelty free são testados, é importante que você se atente para não cair em golpes por aí. Isso porque, cada país possui a sua própria legislação para selos, ou seja, pode ser que a nacionalidade de um produto que você comprou não vá de acordo com o que entendemos como “livre de crueldade” no Brasil.
Dessa forma, uma dica é se atentar aos órgãos reguladores do país de origem do cosmético que você deseja comprar. Assim, com algumas pesquisas em sites confiáveis é possível fugir do engano e consumir apenas produtos cruelty free.
O que é o selo cruelty free?
Assim como descobrir como produtos cruelty free são testados, entender as particularidades desse movimento também é fundamental. Afinal, com tanta dúvida sobre o assunto e com a falta de padronização nas indústrias, esse setor acabou criando selos e entidades certificadoras para assegurar que um produto é, de fato, sem qualquer tipo de crueldade.
Dessa forma, surgiu o selo cruelty free com a imagem do famoso coelhinho - um dos animais mais utilizados em testes - em marcas e produtos, comprovando que se tratam de empresas realmente comprometidas com o movimento e dispostas a eliminar qualquer tipo de teste em animais em seus processos.
Dá só uma olhadinha nos principais selos criados pelo movimento cruelty free.
Leaping Bunny
Um dos selos internacionais mais antigos e conhecidos no mercado, a imagem do “coelho saltitante” presente em muitos cosméticos foi criada em parceria com a Cruelty Free International, uma organização que luta contra os testes em animais, normalmente realizados após os testes in vitro.
Este selo está presente em inúmeros produtos e garante que a empresa fabricante segue à risca o seu compromisso com o movimento.
PETA Approved
A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) também atua fortemente no mercado global para uma relação mais ética com os animais, possuindo seu próprio selo cruelty free de certificação.
Para receber este selo e fazer parte da lista de indústrias participantes desta organização, é importante comprovar como produtos cruelty free são testados em sua empresa.
Choose Cruelty Free
Este selo da indústria australiana certifica os fabricantes do país que não utilizam animais para testar seus produtos - presentes em diversos países devido à globalização dos mercados.
A importância do cruelty free para a indústria dos cosméticos
Mas qual a real importância de entender como produtos cruelty free são testados para a indústria de cosméticos?
É simples: essas indústrias estão intimamente ligadas a esse movimento, já que a maioria de seus produtos precisa passar por testes para entender seus efeitos nos usuários.
Desse modo, como já existem alternativas de testes sem a participação de animais, este se torna um dos setores produtivos com maiores chances de abandonar a crueldade em favor de produtos cruelty free. Além disso, não podemos deixar de fora o fato de que muitos consumidores vêm cobrando as empresas para que possuam mais consciência em sua produção, né?
Aqui, na JustForYou, não realizamos qualquer tipo de teste em animal. Sendo assim, nossos produtos manipulados são considerados cosméticos cruelty free! Então não perca tempo… Faça a sua Fórmula Personalizada e participe já desta mudança do bem!