Cosméticos nacionais funcionam?

Compartilhar
Cosméticos nacionais funcionam?

Hoje vamos falar sobre cosméticos nacionais: não é segredo para ninguém que as brasileiras gostam de valorizar mais o que vem de fora. E tudo bem, muitas vezes isso faz mesmo sentido. Porém, em outras, o produto, por ser importado, ganha status e vira sucesso absoluto - mesmo sem agradar o consumidor(a)! Pode ser um belo desperdício...do que já temos por aqui!

Funciona assim para diferentes nichos de produtos, mas, com relação aos cosméticos nacionais, o assunto é ainda mais complexo. O consumo e a produção de produtos brasileiros voltados a cuidados pessoais, beleza e saúde estão entre os maiores do mundo. Observe quantas empresas novas abriram nos últimos anos e já ganharam espaço no mercado... E, sim, atualmente marcas nacionais oferecem produtos de alta qualidade, e muitas com linhas profissionais que se equiparam ou superam produtos estrangeiros. Vale dizer ainda que algumas delas já exportam seus produtos para diferentes países...

E tem mais: os consumidores estrangeiros adoram os cosméticos brasileiros, principalmente as linhas orgânicas e naturais. E se eles gostam, por que não a gente? Em 2016,  a Brand Finance fez uma lista das marcas de cosméticos mais valiosas do mundo e dentre elas estava uma brasileirinha, claro. E ainda - para vocês terem noção, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos maiores consumidores de produtos de higiene e beleza do mundo. Perde posição apenas para Estados Unidos, China e Japão.

Diga SIM para cosméticos nacionais

Mulher finalizando os cachos com leave-in personalizado JustForYou

O problema está aqui: o maior inconveniente para que profissionais de beleza e consumidores utilizem os produtos nacionais com maior frequência é o preço. Pois os produtos nacionais - que são capazes de proporcionar um resultado próximo ao das marcas importadas, na maioria das vezes têm um valor equivalente às mesmas. Isso ocorre devido ao custo elevado na aplicação da tecnologia no Brasil, impostos e etc. Mas, ainda assim, há marcas nacionais que conseguem sim cumprir essas "exigências". E é nelas que você pode focar.

A aceitação dos brasileiros pelos cosméticos nacionais vem crescendo... Vale a pena conhecer um pouco mais sobre os produtos made in Brazil. Que tal escolher marcas que tragam ideias de fora e façam acontecer em solo tupiniquim? Há inúmeras tendências rolando pelo mundo, e dar valor a quem decide colocá-las em prática por aqui parece ser um apoio imenso para que mais ideias rolem soltas em solo nacional. Outro bom motivo é: há muitas empresas estrangeiras utilizando matérias-primas brasileiras, então por que não experimentar marcas nacionais que só usam ingredientes nacionais?

Razões não faltam para apostarmos nas nossas conterrâneas. Dentre elas está o fato de que empresas que produzem aqui, contribuem aqui, seja com impostos seja com questões como a sustentabilidade. E tem o simples fato de que somos um país multicultural, super diverso - em cores, peles, cabelos. Uma marca nacional tem muito mais chances de conhecer melhor esse universo múltiplo, de pesquisar, de co-criar junto com a sociedade local produtos que atendam às necessidades e expectativas de quem vive aqui.

E você, usa produtos nacionais? Gosta? O que te faz fazer essa escolha?

Blog sobre cabelo...e sobre você!

Blog sobre cabelo...e sobre você!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento