Pets: entenda como eles contribuem para um estilo de vida mais saudável

Compartilhar
Pets: entenda como eles contribuem para um estilo de vida mais saudável

Não há como negar que os animais trazem muito benefícios para quem convive com eles. Os pets são sempre a alegria da casa e podem garantir muito diversão e companhia para crianças, adultos e até mesmo idosos. Não é difícil encontrar pessoas que até consideram o seu animal de estimação como um membro da família. Ainda que você não seja assim, você pode curtir muito a companhia deles, e se beneficiar dela. É uma relação de troca, e sem ninguém pedir nada em troca!

Os bichinhos são sinônimo de alegria para os lares e contribuem muito para a harmonia da casa. Mas, caso você esteja em dúvida se deve ou não adotar um pet (sim, adotar é mais benéfico ainda para ambos os lados!), preparamos algumas dicas para que você entenda a importância e o benefício de ter animais em casa. Vamos conferir?

 

Principais Benefícios dos Pets

Para quem tem crianças em casa, os animais de estimação podem ser um grande impulsionador do desenvolvimento dos pequenos. Eles podem aprender com os animais valores como a responsabilidade e o cuidado.

Uma criança pode receber a tarefa de cuidar de algumas atividades que envolve o bichinho, e assim, vai criando mesmo que de forma inconsciente um senso de cuidado e responsabilidade com o novo amiguinho. Isso pode ser muito importante para a formação da criança e o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.

Portanto, se você quer ensinar sobre comprometimento para os seus filhos de uma forma lúdica e gostosa, ter um pet em casa pode ser uma excelente opção. As atribuições dos pequenos com relação aos animais podem variar de acordo com a idade. Além de ajudar com a limpeza e alimentação de cachorros e gatinhos, a garotada vai aprender a colaborar com a saúde do bicho.

Além disso, quer algo mais amável que ter um amigo de quatro patas para se divertir e oferecer companhia em todos os momentos?

Menos estresse, mais amor

Você sabia que a presença de um animal dentro de casa pode colaborar muito com um estilo de vida mais tranquilo e saudável? Isso acontece porque um pet transmite afeto para os seus donos e fazem com que eles se sintam felizes e amados. Ou seja, muito mais amor e menos estresse no cotidiano.

Outro ponto positivo é que ao levar os animais para passear você também pode se movimentar mais e realizar uma atividade física. Assim, além de garantir a alegria do pet, você também ganha qualidade de vida.

A presença de um bichinho em casa pode ajudar muito no convívio de toda a família. Isso acontece porque de forma geral, as pessoas se unem em prol do bem-estar dos bichinhos e as relações entre os familiares tornam-se ainda mais próximas. Um vínculo que acaba se fortalecendo bastante em casas que possuem animais de estimação é o que existe entre filhos e pais.

 

Cuide do seu bichinho

Mulher com gato

Mas de nada adianta adotar um animalzinho e não tomar os devidos cuidados com a sua saúde. Lembre-se da responsabilidade com a saúde e desenvolvimento do seu pet, pois cada um deles representa uma vida que deve ser muito bem cuidada, ok? Separamos algumas dicas muito importantes para que seu companheiro permaneça sempre feliz e saudável:

Fique atento para o calendário de vacinação do animal. Ao realizar visitas na clínica veterinária, confira se todas as doses estão devidamente atualizadas. Isso pode parecer uma atitude simples, mas ajuda muito a evitar doenças mais graves e diversos problemas de saúde no animal. Outro ponto interessante de ser observado é que os animais (como cachorros e gatos) podem transmitir algumas doenças para os humanos. Portanto, nada de descuidar das vacinas do pet, combinado?

 

Banho e Tosa

As tosas e banhos devem ser frequentes já que contribuem para higiene e prevenção de doenças nos animais. O pelo deve ser tosado para evitar a proliferação de doenças e também para afastar o calor em regiões em que o clima é mais quente. De forma geral, o cachorro deve tomar banho semanalmente, mas isso pode variar de acordo com a raça. Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, esclareça na visita ao veterinário.

Certifique-se de que a alimentação que você está dando para o animal é adequada para o seu tamanho e idade. Procure se informar sobre a melhor ração para cada fase da vida do seu cão. Não esqueça também de manter potes com água limpa e comida à disposição do seu bichinho.

A maior parte das raças de cães necessitam de passeios diários. Algumas raças, inclusive, não se adaptam muito bem em espaços muito pequenos como é o caso de apartamentos. Antes de escolher a raça é muito importante que tipo de espaço você dispõe para o animal.

Assim, não é difícil chegar à conclusão que ter um animalzinho em casa é tudo de bom! Eles são amigos, companheiros, trazem felicidade, diversão e podem ser uma excelente opção para deixar a sua família ainda mais unida. Só não esqueça que eles também precisam de muito cuidado e dedicação, ok?

 

Respeito e responsabilidade

E se você preferir não ter um animal em casa, tudo bem, a gente entende! É melhor não ter do que ter e não conseguir dar conta de cuidar. Essa sua atitude de não ter um pet é exemplo de responsabilidade, tanto quanto a de ter quando você é capaz de cuidar dele!

Se você curte animais e tem a real noção da importância deles, há ainda outros pontos legais para prestar atenção, tendo ou não tendo um deles em casa. Você já parou pra pensar se os produtos que você compra e usa testam em animais, por exemplo? Escolher marcas que respeitam os animais - as chamadas Cruelty Free - é uma atitude bem bacana e que contribui com um lifestyle mais consciente.

Alergia a cosméticos: veja como escapar

Alergia a cosméticos: veja como escapar

Os 9 melhores aplicativos para meditação

Os 9 melhores aplicativos para meditação

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento