Entenda os benefícios físicos e mentais que a Yoga pode trazer

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Entenda os benefícios físicos e mentais que a Yoga pode trazer

Se você acha que Yoga é somente alongamentos em posições inusitadas, saiba que esse é um erro. Mas não se preocupe, se você não é praticante e nunca teve interesse na prática, é normal que não saiba realmente o que é Yoga. Que tal descobrir qual os benefícios e como iniciar? 

O que é Yoga? 

A origem da palavra Yoga significa “unir ou integrar” e o objetivo da prática é justamente unir e harmonizar o corpo com a respiração e a mente. A Yoga é considerada uma filosofia de vida e teve sua origem na Índia, a mais de 5 mil anos. 

Há vários tipos de Yoga:

  • Hatha Yoga;
  • Ashtanga Yoga;
  • Power Yoga;
  • Vinyasa Yoga;
  • Kundalini Yoga;
  • Yoga dance;
  • Iyengar Yoga.

Independente do tipo, a Yoga envolve posturas respiração (pranayamas), posturas (asanas) e meditação. 

Por que praticar?

Embora seja uma técnica antiga, essa filosofia de vida é atemporal e faz total sentido para o estilo de vida que temos agora: correria urbana, pressão, estresse e ansiedade. 

Os benefícios físicos vão desde a melhora no condicionamento, até nas dores corporais, graças à correção da postura que os exercícios trazem.

É importante ressaltar que para colher os benefícios físicos dessa prática deve-se praticá-la regularmente, pelo menos por três meses. Até lá, é possível aproveitar os benefícios mentais, como: redução de estresse, ansiedade e maior clareza dos pensamentos.

Respiração 

Todos nós sabemos a importância da respiração, mas na maioria das vezes não damos a devida atenção nela, deixando-a apenas como uma função involuntária para nossa sobrevivência.

Na prática a respiração serve para três propósitos: 

  • Levar oxigênio para o sangue;
  • Controlando nossa energia vital;
  • Nutrir as células; 
  • Dominar a mente e emoções. 

Pode soar estranho que a respiração seja capaz de controlar os sentimentos, mas basta nos autoobservarmos quando estamos irritados ou ansiosos: a respiração é superficial e rápida. Já quando estamos em repouso e mais calmas(os), a respiração tende a ser suave. 

Assim como nosso estado mental afeta nossa respiração, o inverso também é verdadeiro. Por conta disso, a respiração profunda e controlada praticada na Yoga, pode acalmar também nossa mente. 

Meditação 

A meditação é uma excelente técnica para foco e concentração no presente. Então, que tal uni-la à Yoga? Unindo a meditação com as técnicas de respiração da Yoga os resultados são ainda mais incríveis e poderosos. 

A respiração, como vimos, ajuda a acalmar e dominar a mente e emoções, enquanto a meditação permite que o foco seja exclusivamente você, seu corpo e o momento de “agora”.

Como iniciar? 

Mulher fazendo yoga

A Yoga realmente aparenta ser algo desafiador, mas que tal iniciar aos pouquinhos? Você pode buscar a ajuda de um profissional desde o início, ou começar e casa mesmo, olha só esse passo a passo simples: 

Encontre um lugar tranquilo 

O primeiro passo é encontrar um lugar, onde você não será interrompida(o) durante a prática. Também é importante que haja espaço, para que não se machuque ou quebre algo. 

Arraste os móveis e deixe acesso livre. 

Desligue o celular, tv, som e caso more com alguém, sinalize que precisa de um momento sozinha(o) para a prática.

Use tapetes 

Há tapetes, almofadas e blocos específicos para te auxiliar nas posições, mas eles não são obrigatórios. De início, um tapete ou cobertor já pode te ajudar para sentir-se confortável durante a prática.

Roupas confortáveis 

As roupas precisam ser confortáveis e flexíveis, afinal, sua concentração precisa estar  voltada à prática e não em incomodações com roupas. Pode ser um moletom antigo, ou até mesmo um pijama. 

Quanto aos pés: nada de sapato! A Yoga deve ser realizada com pés descalços,  para maior tração dos movimentos.

Utilize vídeos ou apps

Os vídeos e apps são ótimas opções para os iniciantes da prática, você pode seguir a uma vídeo aula e aplicar da sua casa. Mais uma vez a tecnologia nos dando uma forcinha, hein?

Se cuidar para se amar

A Yoga também é autocuidado, e não somente por fazer bem ao corpo, mas porque é um tempinho só seu, para cuidar de você e esse momentos não podem faltar!

Sabemos que com a correria do dia a dia muitas vezes nós deixamos o autocuidado de lado, e tudo bem, não precisa se culpar. Mas, que tal tirar um tempinho do seu dia para você agora?

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