index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Amor próprio: conheça seus benefícios e como cultivá-lo

Amor próprio: conheça seus benefícios e como cultivá-lo

Uma coisa é fato: sem amor próprio não é possível conquistar a felicidade, o sucesso e a realização pessoal em nossas vidas. Você pode até achar esse assunto um tema clichê, ou muito batido. Porém, é fundamental entender que o motivo do amor próprio estar sempre entre um dos assuntos mais comentados é que cultivá-lo nunca deixará de ser importante.

Em um mundo como atual, em que vivemos correndo de um lado para o outro, cheios de responsabilidades, falar sobre como cultivar o amor próprio se torna algo essencial. Afinal, assim conseguimos levar a vida de uma maneira mais leve, transformando emoções em positividade e nos sentindo cada vez melhores, mais fortes e felizes.

Nos enxergar de maneira mais positiva pode afetar diretamente nossas atitudes, a forma como vemos o mundo e como lidamos com diferentes pessoas e situações - em todos os âmbitos de nossas vidas. Por isso, reunimos aqui neste post tudo o que você deve saber sobre o amor próprio e como cultivá-lo. Vamos lá?

O que significa amor próprio?

O amor próprio, nada mais é, do que o amor que as pessoas possuem por si mesmas. É a aceitação de suas qualidades, defeitos, conquistas, fracassos, escolhas e experiências vividas em sua totalidade. Afinal, quem se ama entende que é imperfeito e que, por isso, pode acabar errando - além de estar disposto a sempre melhorar, deixando o orgulho de lado.

Ter amor próprio não significa passar por cima dos outros, ou ser egoísta. Mas faz com que as pessoas ajam de forma mais positiva, deixem o passado de lado e busquem sempre evoluir, tirando aprendizados de todo tipo de situação, seja ela boa ou não.

Quem é capaz de se amar de verdade, procura sempre possuir controle emocional, compreender as pessoas, não ligar para opiniões alheias, além de estar disposto a perdoar e ter confiança e segurança para recomeçar quando necessário.

Sendo assim, podemos dizer que o amor próprio também diz respeito ao nosso autocuidado, trazendo efeitos ao nosso corpo, mente e alma. E o melhor? Ele não depende de nossa aparência, origem, situação financeira, ou qualquer outro tipo de variável externa… Todas as pessoas podem amar a si mesmas, independente de suas situações de vida.

Amor próprio x Egoísmo

Antes de qualquer coisa, temos que deixar claro que uma coisa não tem nada a ver com a outra, ok? Muitas vezes, a nossa cultura ou criação nos faz acreditar, infelizmente, que devemos sempre nos dedicar mais ao outro do que a nós mesmos e que, fazer o contrário, não é uma forma indicada e altruísta de viver.

É claro que ajudar e se preocupar com as outras pessoas é ótimo e demonstra muita força de caráter e gentileza de nossa parte. Mas pensar apenas nos outros - o tempo todo - também pode ser uma forma de auto sabotagem, não nos deixando espaço para buscarmos felicidade e realização.

Por isso, entenda que o egoísmo se trata de fazer tudo pensando apenas em si mesma(o) e em quais vantagens pessoais tirará de cada situação, sem considerar os outros em qualquer momento. Enquanto o amor próprio é sobre cuidar de si para poder atingir seus objetivos e potenciais, ser feliz e, consequentemente, ser a melhor pessoa para ajudar o próximo - mas sem se anular.

Quais são os benefícios de se amar?

Mulher se sentindo bem consigo mesmaA resposta para essa pergunta é super simples. Afinal, o amor próprio é o pilar da nossa autoestima, autoconfiança e autoconhecimento. Sem ele, não conseguimos desenvolver essas três áreas da nossa vida e aproveitar tudo que elas podem nos oferecer.

Além disso, é importante lembrar que, quando nos amamos, cuidamos não apenas da nossa saúde mental, mas também da emocional e física. Muitas vezes, queremos que as pessoas queridas de nossas vidas estejam sempre saudáveis, dispostos e, é claro, felizes. Mas este afeto, infelizmente, não é dedicado a nós da mesma forma.

Na verdade, o descaso com os nossos sentimentos e vontades tende a ser maior. Assim, muitas pessoas acabam ignorando os sinais de estresse enviados pelo próprio corpo, trabalham estando psicologicamente cada vez mais esgotados, se submetem a relações abusivas e ignoram seus desejos.

O amor próprio é o melhor caminho para a realização pessoal que, por sua vez, contribui para uma vida mais leve em todos os sentidos. Ele atrai relações interpessoais saudáveis, oportunidades, sucesso profissional, felicidade, novos amores e muito mais.

Afinal, a pessoa que se ama sabe extamente o que é bom para ela e como pode agir para satisfazer suas necessidades. Assim, por mais clichê que possa parecer, você perceberá que quando está bem consigo mesma(o), toda a sua vida também flui!

Por que temos dificuldade em praticar o amor próprio?

Apesar de parecer algo tão simples, uma das tarefas mais difíceis para a maioria das pessoas é cultivar o amor próprio. Isso pode ser resultado de uma falta de autoestima, vestígios de uma criação rígida ou traumas, medos, entre muitos outros fatores. Mas, se uma forma ou de outra, a dificuldade de praticar o amor próprio está sempre relacionada a incômodos emocionais.

Como podemos ter uma boa autoestima, abandonar o passado problemático e estabelecer relacionamentos duradouros se não nos amamos? A falta de amor próprio pode resultar na descrença do merecimento, ou seja, pode fazer com que acreditemos que não merecemos ser plenamente felizes - o que é uma grande mentira!

Para mudar esse hábito, é necessário passar por uma transformação pessoal que, por sua vez, esbarra em muitos obstáculos. Infelizmente, muitas pessoas ainda preferem gostar do que é cômodo, mesmo que não seja saudável. Elas se apegam na autocrítica, falta de esperança e infelicidade, impedindo que tais mudanças ocorram de fato.

Por isso, não basta apenas querer se amar, é preciso escolher desenvolver o amor próprio e continuar persistindo nisso, mesmo que descubra um defeito ou acabe falhando em algum momento.

Lembre-se de que ninguém é perfeito e todos nós estamos sujeitos a erros, ok?

Como cultivar o amor próprio no dia a dia

Mulher em um momento de relaxamentoVocê pode iniciar a sua prática do amor próprio a qualquer momento. Basta querer se amar e aceitar que este caminho pode ser longo. Mas não se preocupe, separamos 5 dicas de como cultivar o autoamor no seu dia a dia para te ajudar:

Se coloque em primeiro lugar

Deixar os seus desejos pessoais de lado para fazer somente o que os outros querem pode te conduzir à depressão, esgotamento mental ou ansiedade. Isso porque, não se permitir desfrutar dos pequenos prazeres da vida conforme as suas vontades pode te levar a viver sem ânimo ou te tornar apática(o).

Por isso, as suas necessidades e desejos devem ser suas prioridades! Todas as pessoas merecem ter períodos de relaxamento e de diversão em suas vidas, pois eles influenciam no nosso bem estar e na manutenção da nossa saúde mental.

Além disso, se colocar em primeiro lugar também significa saber o momento certo de dizer “não” para prevenir sobrecargas emocionais e cansaço físico, ignorar conselhos que visam apenas te controlar e correr atrás dos seus objetivos - independente se você possui torcida ou não.

Entenda os seus limites

Cultivar o amor próprio em sua vida também requer descobrir e entender quais são os seus limites para que, assim, possa fazer imposições quando necessário.

É claro que podemos - e devemos - ajudar as pessoas. Mas o problema deste hábito se encontra no excesso de atenção ao outro. Ou seja, quando você começa a se prejudicar para ajudar outras pessoas, é necessário avaliar seus limites pessoais.

Estabeleça limites que te ajudem a entender quais são as ocasiões mais favoráveis a você e quais te desgastam. Mas, antes de iniciar este exercício, lembre-se que os seus limites são diferentes dos das outras pessoas. Afinal, é devido a essa diferença que às vezes nos incomodamos com alguma situação e um conhecido nosso não, mesmo que a experiência seja a mesma.

Por isso, não se force a ser igual a terceiros, pois cada um sabe o que é melhor para si!

Perdoe os seus erros

Os erros acontecem justamente porque não somos seres perfeitos, capazes de prever o futuro e controlar todas as situações. Então, calma… Todo mundo erra!

Muitas vezes, quando saímos da linha e cometemos uma falha - por menor que ela seja - o coração já acelera e o estômago se revira. E isto já basta para que nos lembremos de todos os erros já cometidos no passado e reforcemos ainda mais a nossa descrença no merecimento, né?

Porém, é necessário entender que falhas são benéficas. Elas nos ajudam a modificar comportamentos e a prestar mais atenção em coisas que deixávamos passar despercebidas, impulsionando o nosso crescimento pessoal!

Por isso, perdoe os seus erros, palavras ditas com agressividade e atitudes inadequadas. Assim, você perceberá o quanto será mais fácil manter a sua atenção no presente.

Ah… Pedir perdão para alguém também não é o fim do mundo, ok? Essa resistência para assumir a responsabilidade pelos nossos erros é culpa do orgulho. Porém, este sentimento pode nos impedir de reatar relacionamentos e aproveitar as segundas chances que nos são dadas. Sendo assim, deixe de lado o pensamento de que “não vale a pena” pedir perdão ao outro sempre que ele aparecer em sua mente.

Encontre o seu propósito

Descobrir o seu propósito de vida também é uma forma de cultivar o amor próprio. Afinal, ele tem a capacidade de nos deixar sempre alegres, além de ser uma grande motivação para sair da cama todos os dias.

Abraçar um propósito e correr atrás para que ele se torne realidade permite que você faça algo que sempre quis e, como já dissemos, não tem nada mais característico do autoamor do que buscar a sua felicidade, não é mesmo?

Mas se você ainda não tem ideia do que pode ser o seu propósito, não se desespere. Essa falta de conhecimento é uma grande oportunidade para você experimentar diversos propósitos menores até encontrar o seu.

Aceite que você é única(o)

Quando falamos de cultivar o amor próprio, deixar de lado essa necessidade constante de se comparar é fundamental. A sua história é única e em nada deve ser parecida com a dos outros!

Cada pessoa possui uma história pessoal e uma bagagem própria de experiências de vida. Por isso, aceite que você é especial do seu jeito. Não se cobre para ter uma vida parecida com a de uma personalidade de sucesso que você admira.

Caminhe com seus próprios pés, escrevendo a sua história com suas competências e qualidades individuais e mais que especiais!

8 citações de amor próprio para te inspirar

Mulher praticando yogaEntendemos que cultivar o amor próprio e focar em si mesma(o) nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, temos tantas coisas para pensar e fazer constantemente que nossa saúde e bem-estar podem acabar em segundo plano.

Pensando nisso, reunimos aqui 8 citações de amor próprio para que você se inspire e utilize em seu dia a dia, mesmo que a sua rotina seja corrida. Olha só:

  • Sou eu quem crio a minha realidade;
  • Estou me tornando a pessoa que desejo ser;
  • Algo maravilhoso está prestes a acontecer;
  • Cuido do meu corpo porque mereço boa saúde;
  • Confio em meu talento;
  • Eu atraio coisas boas;
  • Estou em paz com meu passado;
  • Se alguém pode fazer, também sou capaz de fazer.

Leia, releia e repita essas frases em voz alta! E se quiser, faça o download dessas citações e as deixe ainda mais presentes no seu dia a dia!

Memorize cada citação utilizar em diferentes momentos do seu dia. Busque repeti-las diariamente até que elas se tornem sua realidade!

E se quiser mais dicas de amor próprio e autocuidado, temos um conteúdo bem bacana sobre Glow up aqui no blog. Que tal descobrir dicas incríveis para transformar ainda mais a sua beleza?

×