index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Alergia a cosméticos: veja como escapar

Alergia a cosméticos: veja como escapar

Quem tem alergia a cosméticos sabe como é frustrante testar aquele produto lindo descoberto no Instagram e sentir a pele vermelha (ou outros sintomas) um tempinho depois. E tem quem nunca tenha tido uma alergia sequer e de repente se encontra nessa situação...

Em ambos os casos, vem aquele receio de ter de novo e a pergunta: como evitar? Ou melhor, como saber se esse ou aquele produto pode me trazer alergia?

Além de ser um super incômoda, a alergia a cosméticos é de fato assunto sério e merece nossa atenção - ainda mais quando ela está relacionada a produtos que usamos diariamente! Por isso, trouxemos um conteúdo bem bacana para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto - ou a maioria delas. Dá só uma olhada.

Por que ocorre?

A alergia a cosméticos acontece por causa da exposição da pele a agentes causadores de irritações, como substâncias ácidas ou alcalinas.

Essas reações podem acontecer desde o primeiro contato e com qualquer pessoa. No entanto, elas podem ser diferentes de alergias comuns, já que dependem do sistema de defesa do nosso organismo. Por isso, podem ser imediatas ou ocorrer depois de meses do contato inicial.

Como sei que a alergia é de um cosmético?

Para saber se a reação que está sentindo é, de fato, de um cosmético é necessário observar. Afinal, essas alergias são restritas ao local em que aplicamos o produto.

Os sintomas mais comuns das alergias a cosméticos, como vermelhidão e coceira, podem ser confundidos com apenas uma sensibilidade dos primeiros contatos da pele com algum ingrediente. Por isso, é importante se atentar, ok?

A pele do nosso rosto é mais suscetível a alergias, por isso o cuidado deve ser redobrado com tudo o que tiver contato com ela - como maquiagens, hidratantes e até produtos de hair care. As reações mais frequentes são consequência do uso continuado e cumulativo, mas é comum também ver a situação acontecer logo no primeiro uso. 

Substâncias alérgicas mais usadas em cosméticos

Algumas substâncias podem desencadear reações alérgicas a cosméticos quando presentes em suas composições, como: ácido benzoico, ácido cinâmico, emulsificantes não iônicos, lauril sulfato de sódio, bronopol, acido lático, propilenoglicol, ureia e ácido sórbico.

Por isso, observe os rótulos dos produtos que está pensando em usar. Caso esses nomes apareçam, não necessariamente você sofrerá com alergias, mas é bom para ficar esperta(o), né?

Tipos de alergia a cosméticos

A alergia a cosméticos pode ser chamada de dermatite de contato, sendo dividida em dois tipos:

Dermatite de Contato Irritativa: é a mais comum, caracterizada por coceira, queimação e sensação de “picadas”, que surgem logo após a aplicação do produto.

Dermatite de Contato por Hipersensibilidade: resulta de uma sensibilização alérgica prévia e não depende de uma ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.

Principais sintomas

Os principais sintomas das alergias a cosméticos, como já dissemos, são: vermelhidão na pele, inchaço, formação de bolhas, coceira e até mesmo descamação.

Outras substâncias usadas na pele, como perfumes, cremes e cosméticos, são mais reativas quando expostas à luz do sol, podendo causar as chamadas fotodermatites.

O que fazer em caso de alergia?

Cosméticos naturais sendo desenvolvidos em laboratório

Se você sentir reações diferentes ao usar algum tipo de cosmético (ou outro produto de higiene e até de limpeza) procure um médico dermatologista. Ele é capaz de confirmar se o problema é alérgico, de fato, e inclusive identificar qual substância está provocando determinada reação.

Um exemplo é a coceira no couro cabeludo, que pode ser causada por produtos ou procedimentos irritantes, como tinturas para o cabelo, escovas progressivas ou cremes.

Assim como na pele do rosto e do corpo, o primeiro sinal de alergia na cabeça é a coceira excessiva. Ela pode ainda ser seguida de bolinhas, descamação e até feridas com secreção aquosa. A reação pode ser tão grave que pode causar queimadura do couro cabeludo e queda dos fios, além de edema (inchaço) significativo na face.

A dica, tanto para evitar quanto para cuidar do couro cabeludo machucado é optar por shampoo e condicionador (além de leave-in, máscaras e óleos se você usá-los) que priorizem ingredientes naturais e não nocivos à saúde. Vale dizer que tanto quanto o potencial alergênico, o potencial terapêutico de um produto pode ser muito grande! Basta conter substâncias calmantes!

Ah… No caso do shampoo, uma boa dica é usar um sem sulfato - que promove a retirada da oleosidade sem ressecar os fios, mantendo o couro cabeludo saudável e a microbiota capilar equilibrada, tornando-o menos propenso a irritações, e ainda deixa os cabelos bonitos. 

Como posso evitar?

Para evitar episódios de alergia a cosméticos, podemos te dar algumas dicas:

  • Não use produtos fora do prazo de validade;
  • Guarde os cosméticos em lugares frescos e protegidos da luz solar;
  • Use produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Não compartilhe maquiagens com outras pessoas;
  • Não use perfumes quando for à praia ou se expuser ao sol;
  • Use os produtos apenas nas áreas do corpo recomendadas.

Mas caso tenha dúvidas sobre um determinado cosmético, sempre peça orientação a um médico dermatologista.

Hipoalergênico e só?

Nos últimos anos, a indústria cosmética tem se preocupado cada vez mais em excluir de suas fórmulas componentes potencialmente alergênicos.

Aliás, está aqui uma dica para quem sofre com alergias frequentes ou para quem quer evitar a possibilidade: aposte sempre em cosméticos “hipoalergênicos”. O motivo é exatamente a composição deles, pois esses produtos possuem poucas substâncias alérgenas, ou seja, substâncias que podem te causar alergia.

Essa palavra não garante 100% que você não terá alergia, mas reduz drasticamente a chance disso acontecer. Você pode também pensar em escolher produtos produzidos com ativos naturais e sem ingredientes químicos agressivos.

E isso vale não apenas para cosméticos, mas para outros produtos de higiene e até de limpeza da casa que têm contato direto com a sua pele, como shampoos, sabonetes, desodorantes e detergentes!

Gestantes são mais suscetíveis a alergias a cosméticos? Por que?

Sim! E se você está gravidinha, pedimos que redobre ainda mais os cuidados que listamos acima.

As alergias se tornam muito mais frequentes durante a gravidez, principalmente em mulheres que já sofriam com isso anteriormente. Na pele de gestantes, essas reações podem acontecer devido às alterações hormonais e outras mudanças que ocorrem no corpo durante esse período, podendo tornar a mulher mais sensível aos alérgenos.

É recomendado que a gestante fale sempre com seu médico e, em casos de alergias, tente acalmar a pele com cremes ou loções indicadas por ele para aliviar o desconforto e a irritação.

Só quem tem pele sensível tem alergia a cosméticos?

Não necessariamente!

Existem substâncias utilizadas em cosméticos que podem irritar peles mais secas e finas, mas também existem outras que causarão alergias somente em indivíduos predispostos, como no caso de pessoas que possuem alergia a trigo e não podem ter contato com este componente nem mesmo nos cosméticos.

Sendo assim, qualquer pessoa pode ter uma reação a cosméticos. Afinal, isso pode acontecer com as peles mais sensíveis e também com aquelas que não sofrem com nenhuma sensibilidade.

Se o cosmético me deu alergia significa que ele é ruim?

É importante deixar claro que não estamos falando de alergia a cosméticos por causa da qualidade dos produtos ou erros em suas formulações. Claro que erros podem acontecer e causar reações severas na pele de várias pessoas. No entanto, as alergias que citamos aqui são fruto do uso de produtos alérgenos e as reações que cada pele tem ao entrar em contato com eles.

Não significa que, porque aquele cosmético não deu certo para você, que ele é de má qualidade e que todo mundo que o usar terá as mesmas reações que você. Afinal, cada pele é uma pele!

Apesar disso, qualquer reação alérgica merece atenção. Afinal, se não houver cuidado, ela pode evoluir para algo mais grave, infeccionando a lesão e necessitando de tratamento mais sério.

Por precaução, busque sempre empresas que não utilizam alérgenos nas composições de seus produtos. Nós, por exemplo, trabalhamos com produtos premium, livres de químicos agressivos e sempre priorizamos o uso de ingredientes naturais em nossas fórmulas, o que diminui muito as chances do produto de causar alergias.

Ah… E se você possui alergia a algum componente, pode indicar no preenchimento do nosso teste online e depois informar ao nosso time de bem-estar do cliente. Tudo para que você tenha a melhor experiência. Que tal fazer a sua fórmula?

×