Silicone para cabelos: vilões ou mocinhos?

Compartilhar
Silicone para cabelos: vilões ou mocinhos?

Quem nunca ficou apaixonada(o) pelo efeito que um produto com silicone para cabelos causou em seus fios, o famoso “desmaia cabelo”? O efeito realmente é lindo e faz qualquer um se apaixonar, mas… se olharmos as consequências que essas substâncias têm, o amor vai embora rapidinho. 

Calma, não precisa se assustar! Vamos juntas(os) entender o que o silicone faz com nossos fiozinhos? 

Todo silicone é petrolato,  mas nem todo petrolato é silicone. 

Antes de entender o que o silicone para cabelos faz, vamos entender a que “família” ele pertence. 

O que são petrolatos 

Petrolatos, como o próprio nome sugere, são substâncias derivadas de purificações do petróleo bruto, que se transformam em uma substância gelatinosa incolor ou amarelada. Geralmente são utilizados em remédios, cosméticos e produtos capilares, graças ao baixo custo e a sensação de hidratação. 

O silicone é um tipo de petrolato, assim como:

  •  Vaselina (Petrolatum ou Petroleum Jelly);
  • Parafina sólida ou cera mineral (Paraffin);
  • Parafina líquida ou óleo mineral (Paraffinum Liquidum ou Mineral Oil);
  • Cera microcristalina (Microcrystalline Wax).

Lobo na pele de cordeiro 

Sim, esse é o ditado perfeito para descrever esse componentes.Ou, também, poderíamos compará-los àqueles vilões de novela que se disfarçam de mocinhos, sabe? 

Como falamos no início deste artigo, caso você já tenha se apaixonado por um produto com silicone, fique tranquila(o), o efeito que ele traz aos fios realmente é incrível! 

Mas… vamos falar das consequências? 

O silicone para cabelos age como uma “maquiagem” para os fios: aparentemente nossos cabelos ficam macios, alinhados e hidratados. Essa falsa sensação acontece porque os petrolatos criam uma película que bloqueia a água na região em que são aplicados, criando uma barreira que evita a evaporação da umidade natural.

Porém, essas substâncias não entram na fibra muscular, então, em vez  de realmente tratar seus fios, elas apenas trazem o efeito estético. Além disso, elas podem impedir ou dificultar a reposição de nutrientes dos fios, que, ao longo do tempo, pode prejudicar o crescimento dos mesmos.

Como substituir o silicone para cabelos?

Shampoo personalizado JustForYou

Sim, nós sabemos que é muito difícil abandonar o efeito maravilhoso que o silicone para cabelos traz, mas e se te contarmos que há opções para não abandoná-los e mesmo assim manter seus fiozinhos saudáveis?!

 Amodimethicone” é um silicone modificado que não prejudica a absorção de nutrientes - o componente que usamos aqui na JustForYou!  Ele não se deposita no fio, o que os silicones convencionais fazem. Apesar de ser insolúvel em água, ele é solúvel na matéria-prima presente em todos os nossos shampoos e que é obtida de fontes naturais. Desse modo ele não forma a “barreira” que citamos e repara os pontos danificados ao longo do fio. Está vendo como é possível ter fios lindos e saudáveis de verdade? 

De olho nas embalagens

É muito importante prestar atenção nos rótulos e embalagens, os petrolatos mais utilizados são os que citamos logo ali em cima. E, além deles, sempre vale verificar se o produto é livre de sulfatos e parabenos, testes em animais (cruelty free) e se a embalagem é reciclável. 

Pontas duplas: a umectação capilar te ajuda a mandá-las embora!

Pontas duplas: a umectação capilar te ajuda a mandá-las embora!

Reposição lipídica: entenda como ela pode influenciar seus fios

Reposição lipídica: entenda como ela pode influenciar seus fios

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento