index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Low poo e no poo: você sabe a diferença entre as técnicas?

Low poo e no poo: você sabe a diferença entre as técnicas?

Low Poo e No Poo são termos patenteados por uma empresária americana, a Lorraine Massey, e usados para definir técnicas de cuidados capilares que evitam o ressecamento do cabelo. Essas técnicas também evitam outras "agressões" ao fio, resultantes da falta da oleosidade natural do couro cabeludo, que é retirada quando você usa shampoo comum. Sim... E é essa oleosidade que protege a fibra capilar!

Para você manter essa oleosidade, ambas as técnicas excluem por completo o uso de shampoos tradicionais ou permitem apenas a utilização de shampoos com tensoativos mais suaves.

É simples de entender: “no poo” significa nenhum shampoo, enquanto “low poo” significa pouco shampoo. Em ambos os casos, estamos falando de ZERO agressão ao fio. Quer saber mais? A gente te mostra!

Mas o que é o low poo e no poo?

Como dissemos, as técnicas do low poo e no poo são termos patenteados pela empresária americana Lorraine Massey, que estava cansada das constantes práticas de alisamentos capilares e da incapacidade dos demais cabeleireiros de enxergar as reais necessidades e particularidades de um cabelo cacheado, crespo ou ondulado.

A princípio, ela alertou as pessoas sobre os perigos de alguns componentes dos produtos e cosméticos diários, como o sulfato - que tem a função de limpar, produzindo muita espuma.

Lorraine investigou ainda mais sobre o assunto e compartilhou, através de um livro, seus conhecimentos sobre o mundo dos cachos. Com isso, as técnicas de cuidados capilares que abandonam hábitos prejudiciais por um regime mais saudável para cabelos naturalmente cacheados foram ganhando espaço.

Dessa forma, podemos dizer que o conhecimento compartilhado por ela foi a base para o que conhecemos hoje das técnicas de low poo e no poo, mas agora com informações ainda mais atualizadas.

Sem espuma???

Um aspecto totalmente diferente dessas técnicas de lavagem não-agressiva é o fato de ambas não trazerem a espuma para o seu banho, pelo menos não na quantidade e na forma como estamos acostumados.

Isso porque, como dissemos, o sulfato é o gerador de toda aquela espuma, entende? E, apesar de sua ação detergente - limpando profundamente os cabelos - ele acaba danificando nossos fios, pois altera o pH de suas fibras, deixando-os ressecados e frágeis.

No entanto, se tiramos o sulfato, tiramos também a espuma. E isso, às vezes, é um fator que nos faz pensar, afinal quem não associa espuma à limpeza, né? Mas saiba que elas não estão diretamente relacionadas - e que é 100% possível fazer uma higienização do couro cabeludo sem espuma.

Ainda assim, se para você espuma for essencial, é possível se manter dentro do conceito de limpeza 100% saudável dos fios com shampoos sem sulfato e com espuma natural. A espuma continua sendo um pouco diferente da "comum", mas você terá a sensação que deseja!

A espuma natural, como a que utilizamos aqui na JustForYou, possui outros tensoativos capazes de remover a sujeira de forma menos agressiva. Por não possuir químicos agressivos, o shampoo sem sulfato causa menos ressecamento, evitando uma série de problemas, como alergias no couro cabeludo, frizz e quebra dos fios.

Cosmético natural é no poo e low poo

Shampoo personalizado low pooSim! Com base no referencial de cosméticos naturais e orgânicos da Ecocert - certificadora do nicho - um cosmético classificado como natural ou orgânico deve conter mais de 95% de ingredientes de origem natural, tendo menos de 5% de ingredientes criados em laboratório.

Isso também significa que estes cosméticos não podem conter derivados do petróleo, corantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, conservantes fora da lista dos aceitos, disruptores endócrinos ou substâncias potencialmente agressivas e/ou bioacumulativas.

Por conta disso um cosmético natural jamais conterá as substâncias proibidas para shampoos low poo e no poo - ou sem sulfato.

Os Benefícios do low poo e no poo

Com as técnicas do low poo e no poo, você sem dúvida terá um cabelo e um couro cabeludo mais saudáveis. Além disso, também sentirá menos necessidade de usar produtos para a finalização.

Você também terá menor probabilidade de apresentar uma alergia, pois estes produtos não possuem químicos agressivos em suas composições. E, provavelmente, ainda poderá sentir menos necessidade de lavar a cabeça, sentindo seus fios mais macios, hidratados e com um brilho natural por mais tempo.

Como fazer low poo e no poo

Primeiro, vamos trocar os produtos do seu armário de cosméticos e deixe o shampoo por último. Quando terminar todos os condicionadores, máscaras e cremes para pentear, troque seu shampoo com sulfato por um low poo. Isso evitará que você comece as técnicas com acúmulo de substâncias proibidas nos fios.

Lavando o cabelo com low poo

  1. Molhe os cabelos no banho. Não utilize água muito quente, ela pode ressecar seus cabelos e descamar sua pele;
  2. Pegue uma quantidade de shampoo sem sulfato da sua escolha e, com os dedos, massageie levemente por todo o couro cabeludo. Evite usar shampoo no comprimento e pontas, pois o enxágue é o suficiente para remover completamente a sujeira sem agredir os fios;
  3. Enxágue todo o comprimento e couro cabeludo para remover o produto;
  4. Aplique o condicionador ou máscara hidratante liberada para low poo de sua preferência e massageie mecha a mecha com os dedos - do comprimento até as pontas;
  5. Enxágue o cabelo, removendo todo o produto dos fios.
  6. Finalize como preferir, deixe secar naturalmente ou com a ajuda de um difusor.

Lavando o cabelo com no poo

  1. Molhe os cabelos no banho;
  2. Pegue uma quantidade do condicionador para limpeza que preferir e, com as pontas dos dedos, massageie o couro cabeludo. Esse atrito estimula e solta qualquer sujeira ou resíduo de produto;
  3. Continue esse movimento por todo o couro cabeludo, começando nas têmporas, continuando até o topo e descendo para a parte de trás da cabeça;
  4. Enxágue todo o couro cabeludo para remover o produto.

Se necessário, aplique um condicionador hidratante sobre o comprimento e pontas, massageando mecha a mecha, para uma maior hidratação.

O que não pode dentro destas técnicas

Como dissemos, a higienização capilar segundo a técnica do low poo e no poo (ou com base no uso de shampoo sem sulfato) implica em abolir - junto com sulfatos - produtos para cabelos que tenham no rótulo agentes derivados do petróleo como silicones insolúveis em água, parafina ou óleo mineral.  

Por isso, é preciso entender e, assim, escolher outros produtos tão saudáveis quanto, isto é: cosméticos liberados para low poo ou no poo - que não contenham nenhuma dessas substâncias.

Tudo bem se tiver silicones solúveis em água ou um que não seja solúvel em água, mas que seja solúvel em um tensoativo suave e não agressivo, como o CocomidoPropylBetaine - um agente de limpeza derivado de óleo de coco.

Agora que você já sabe mais sobre essas técnicas, que tal experimentar nossos produtos sem sulfato? Faça sua fórmula personalizada e liberada para low poo e aproveite os resultados que ela proporcionará aos seus fios.

×