Low e no poo: você sabe o que é?

Compartilhar
Low e no poo: você sabe o que é?

Low Poo e No Poo são termos patenteados por uma empresária americana, a Lorraine Massey, e usados para definir técnicas de cuidados capilares que evitam o ressecamento do cabelo. Elas também evitam outras "agressões" ao fio, resultantes da falta da oleosidade natural do couro cabeludo - que é retirada quando você usa shampoo comum. Sim...e é essa oleosidade que protege a fibra capilar!

Para você manter essa oleosidade, ambas as técnicas excluem por completo o uso de shampoos tradicionais ou permitem apenas a utilização de shampoos com tensoativos mais suaves. Tensoativos suaves são ingredientes responsáveis pela limpeza (assim como os Sulfatos), mas que não são agressivos. E é simples de entender: “no poo” significa nenhum shampoo, enquanto “low poo” significa pouco shampoo. Em ambos os casos, estamos falando se ZERO agressão ao fio.

Sem espuma???

Um aspecto totalmente diferente dessas técnicas é o fato de ambas não trazerem a espuma para o seu banho, pelo menos não na quantidade e na forma como estamos acostumados. Isso porque é o Sulfato o gerador de toda aquela espuma, entende? Tira Sulfato, tira-se a espuma. E isso às vezes é um fator que faz a mulher pensar, afinal quem não associa espuma à limpeza?

Pois saiba que elas não estão diretamente relacionadas - e que é 100% possível fazer uma higienização do couro cabeludo sem espuma. Ainda assim, se para você espuma for essencial, é possível se manter dentro do conceito de limpeza 100% saudável dos fios com shampoos sem Sulfato e com espuma. A espuma continua sendo um pouco diferente da "comum", mas você terá a sensação que deseja!

O que não pode dentro destas técnicas

A higienização capilar segundo a técnica Low/No Poo ou com base no uso de shampoo sem Sulfato implica em abolir - junto com Sulfatos - produtos para cabelos que tenham no rótulo agentes derivados do petróleo como silicones insolúveis em água, parafina ou óleo mineral.  É preciso se conter e escolher outros produtos tão saudáveis quanto, isto é: cosméticos é liberados para No Poo ou Low Poo - que não contenham nenhuma dessas substâncias.

Tudo bem se tiver silicones solúveis em água ou um que não seja solúvel em água, mas que seja solúvel em um tensoativo suave e não agressivo. Qual? O CocomidoPropylBetaine, agente de limpeza derivado de óleo de coco!

Natural é No / Low Poo?

Shampoo personalizado low poo

Sim! Com base no referencial de cosméticos naturais e orgânicos da Ecocert, certificadora do nicho, um cosmético classificado como natural ou orgânico deve conter mais de 95% de ingredientes de origem natural. Eles devem portanto ter menos de 5% de ingredientes criados em laboratório. 

Isso também significa que estes cosméticos não podem conter derivados do petróleo, corantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, conservantes fora da lista dos aceitos, disruptores endócrinos ou substâncias potencialmente agressivas e/ou bioacumulativas. Por conta disso um cosmético natural jamais conterá as substâncias proibidas para shampoos Low e No Poo - ou sem Sulfato.

Os Benefícios de No Poo/ Low Poo / Sem Sulfato

Você sem dúvida terá um cabelo e um couro cabeludo mais saudáveis. Além disso, sentirá menos necessidade de usar produtos para a finalização, como o famoso leave-in.

Você também terá menor probabilidade de apresentar uma alergia, pois estes produtos não contém químicos agressivos. E, provavelmente, poderá sentir menor necessidade de lavar a cabeça. Afinal, o Sulfato resseca os cabelos e faz com que você utilize produtos para trazer a umidade de volta e, em seguida, shampoo novamente para remover este mesmo produto!

Prelliance: o que é e quais seus benefícios?

Prelliance: o que é e quais seus benefícios?

Coceira na Cabeça - entenda as possíveis causas

Coceira na Cabeça - entenda as possíveis causas

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento