index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Reposição lipídica: entenda como ela pode influenciar seus fios

Reposição lipídica: entenda como ela pode influenciar seus fios

Você já ouviu falar sobre a reposição lipídica? Ela está ligada à produção de lipídios - a famosa oleosidade - que acontece de forma natural em nosso couro cabeludo e tem funções importantes, ligadas à saúde dos nossos fios.

Só que nem sempre, esse processo ocorre de forma equilibrada e nestes casos, é necessário realizar uma reposição dos lipídios no cabelo com uma umectação capilar com óleos vegetais, a fim de reestabelecer a saúde e beleza dos fios.

Vamos descobrir juntos como essa reposição acontece e quais as consequências que nos traz? 

O que é reposição lipídica?

Antes de falar sobre reposição, precisamos entender o que são os lipídios que fazem parte do nosso couro cabeludo. Eles são produzidos através das glândulas sebáceas, que produzem:

  • Ácidos graxos;
  • Esqualeno;
  • Colesterol;
  • Triglicerídeos. 

Eles são um tipo de gordura, a oleosidade natural do cabelo. A função desses lipídios é manter os fios macios, brilhantes, flexíveis e impermeabilizá-los com uma capa protetora que os deixa menos vulneráveis à danos externos e ainda minimiza a perda de água e nutrientes. 

Os lipídios e a oleosidade

Por sermos únicos, cada couro cabeludo age de uma forma, o que resulta em oleosidade ou ressecamento dos fios.

Cabelos normais

Os fios são brilhantes, macios e maleáveis. As glândulas sebáceas liberam oleosidade suficientemente para que a raiz não fique oleosa e as pontas se mantenham hidratadas e nutridas.

Cabelos oleosos 

No caso dos cabelos oleosos, o que acontece é que as glândulas sebáceas produzem lipídios em excesso. Dessa forma,  os fios ficam com aspecto engordurado, pesado e sem volume.

Cabelos secos 

Nesse caso, ocorre o inverso dos cabelos oleosos: as glândulas sebáceas produzem menos lipídios do que o esperado, o que resulta em cabelos quebradiços, opacos e sem vida.

As cutículas dos fios são abertas, o que os torna porosos e mais fracos frente aos outros tipos de fios. 

Procedimentos químicos, uso de chapinhas, babyliss e secador de cabelo, danificam ainda mais a estrutura desse fio, deixando-o ainda mais fragilizado.

Como fazer a reposição lipídica?

Mulher no banho fazendo umectação e reposição lipídica no cabelo

Para recuperar os cabelos secos, além de investir na hidratação capilar, é preciso fazer uma reposição lipídica, para compensar esse déficit na produção do couro cabeludo. Além disso, vale evitar o uso de agentes externos que como já citamos, danificam e tornam os fios ainda mais fracos. 

Uma das formas de realizar essa reposição lipídica é através da umectação, um tratamento capilar para nutrição dos fios. Vamos entender melhor a seguir.

Umectação capilar

Se faltam lipídios em seus fios, uma excelente forma de repô-los é justamente com óleos… vegetais! Esses produtinhos naturais são capazes de nutrir os fios, hidratá-los e devolver a vida a eles.

O óleo mais famoso e queridinho é o óleo de coco, e não é para menos: ele tem efeitos incríveis para os cabelos, tanto que faz parte da nossa seleção de ingredientes naturais que podem compor sua fórmula. 

Mas, além dele, você pode escolher outros óleos para fazer a umectação dos seus fios, os mais recomendados são:

E existem muitos outros! O importante é escolher um que realmente penetre e nutra o fio. Temos um conteúdo só sobre este assunto, que traz os melhores óleos para umectação e dicas para fazer o tratamento sem erro.

Como fazer a umectação? 

O passo a passo desse processo é bem simples e o único ingrediente necessário é o óleo vegetal, então, depois de escolher qual usará basta seguir esse passo a passo:

  1. Separe o cabelo em partes, para facilitar a aplicação;
  2. Aplique o óleo da raiz até as pontas;
  3. Massageie bem o couro cabeludo;
  4. Permaneça com a umectação por, pelo menos, 2 horas (se possível durma com ela);
  5. Lave bem o cabelo com shampoo até retirar totalmente o óleo;
  6. Passe condicionador e finalize como de costume. 

Sulfatos e o desequilíbrio na oleosidade

Há componentes que fazem mal para todos os cabelos e pioram o ressecamento e a oleosidade. Se você nos acompanha no blog há algum tempo já imagina de quem estamos falando, não é? Dos sulfatos!

Os sulfatos são detergentes populares, comumente usados em cosméticos justamente por conta do preço acessível. Sabe aquela espuma do shampoo? Os sulfatos são os responsáveis por isso, e juntamente com a espuma leva toda sua proteção lipídica embora.

Como o sulfato afeta os cabelos secos 

Você pode imaginar que esses shampoos são o terror dos fios que tem carência de lipídios, pois retiram o pouco de proteção que as glândulas sebáceas produzem.

Além de tudo que já foi citado, ele pode causar a queda dos fios, justamente por contribuir com a quebra e fragilidade que esse tipo de cabelo possui.

Então, se o seu cabelo é seco, é importante suspender o uso de shampoos com sulfato da sua rotina de hair care e apostar na reposição lipídica.

E como o sulfato afeta os cabelos oleosos?

Se os cabelos oleosos têm excesso dessa camada lipídica, os shampoos com sulfatos podem ajudar a mandá-la embora, certo? Errado! Calma… olha só como acontece. 

Quando você retira toda a oleosidade do seu cabelo, as glândulas sebáceas entendem que seu couro cabeludo está desprotegido e por isso produzem mais lipídios ainda. 

Esse é o famoso efeito rebote! Quanto mais oleosidade você retirar, mais terá. Por isso, escolher um shampoo saudável, que limpe sem agredir, é a melhor opção para cabelos oleosos.

Shampoo personalizado para cabelo em uma bancada com água

Aposte na reposição lipídica!

Apesar dos cabelos secos necessitarem mais da reposição de lipídios, vale lembrar que todo tipo de cabelo sofre com a perda de nutrientes e por isso, precisa de tratamentos de nutrição, como a umectação.

O que muda é frequência que o tratamento é feito, a técnica e o óleo vegetal escolhido. Cabelos que já sofrem com a oleosidade podem escolher tratamentos mais leves, como máscaras hidratantes e nutritivas.

Neste caso, é importante verificar se existem óleos vegetais na composição da máscara. Aqui na JustForYou, nossa máscara hidratante é personalizada com os óleos vegetais mais indicados para o seu cabelo, de acordo com as suas respostas no nosso teste online. Além disso, 4% da composição da máscara é de óleos vegetais, superior a produtos similares do mercado. Aproveite e conheça nossa máscara hidratante personalizada.

×