Devo usar produtos específicos para meu tipo de cabelo?

Compartilhar
Devo usar produtos específicos para meu tipo de cabelo?

É essencial saber distinguir qual o seu tipo de cabelo para usar os produtos mais apropriados e cuidar dos fios corretamente!

Assim, você saberá quais são os pontos fortes e aqueles não tão fortes assim e tirar proveito de todos eles!

Os cabelos apresentam muitas variações, podem ser lisos, ondulados, cacheados, crespos, e para cada um deles há especificações distintas com relação a espessura, volume e brilho dos fios.

Hoje vamos te auxiliar a descobrir qual o seu tipo de cabelo!

Dessa forma, você saberá procurar por produtos específicos para tratar o seu tipo de fio!

Classificações

Os cabelos de um modo geral são divididos em 4 grandes grupos, sendo denominados do número 1 ao 4.

O número 1 abrange os lisos, o número 2 os ondulados, o número 3 os cacheados e o número 4 os crespos.

Portanto, essa primeira classificação está relacionada a curvatura do fio.

A segunda classificação é acompanhada pelas letras (a), (b) e (c) que diz respeito às texturas que fio possui. Podendo ser mais grosso ou mais fino, por exemplo.

Tipo 1

Mulher aplicando produtos para o seu tipo de cabelo

Nesse setor se encontram os cabelos lisos. Esse tipo de cabelo costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir até as pontas das madeixas devido à falta de curvatura.

Porém, o uso constante de chapinha ou babyliss pode deixar o cabelo seco.

Como forma de evitar o ressecamento, os cabelos lisos necessitam de hidratação a cada 2 semanas e a cada lavagem utilizar cremes protetores térmicos antes de usar o secador ou a chapinha.

1A

As madeixas tipo 1A, possui fios de cabelo bem finos, sem volume e escorridos, que não modelam e nem seguram como por exemplo um grampo.

Além desses fatores, esse tipo de cabelo tem muita tendência a ter oleosidade.

1B

As pessoas que se enquadram no tipo 1B possuem em sua maioria as mesmas características que o tipo 1A, exceto por possuir um fio médio sendo um pouco mais encorpado.

Assim, já conseguem segurar grampos e demais apetrechos, como modelar os cabelos.

1C

Fio de cabelo grosso, o que o torna mais difícil de modelar.

Possui volume e pode armar com facilidade. Também possui a característica de tender a ser oleoso por todo o comprimento.

Tipo 2

Aqui é onde os cabelos ondulados se encontram. Esse tipo de cabelo forma ondas em formato de (s), podendo adquirir caráter liso quando escovado ou cacheado quando amassado, formando cachos soltos.

Porém, em todas suas subcategorias a raiz é predominantemente lisa.

Para manter as ondas definidas, deve-se utilizar cremes para pentear ou ativadores para cachos, e optar por cortes em camadas, porque dão mais movimento às ondas.

Esse tipo de cabelo necessita passar por uma hidratação profunda a cada 2 semanas, com máscaras ou cremes específicos para hidratar.

O ideal é deixar o secador e a chapinha de lado para que as ondas fiquem mais definidas e brilhosas.

2A

Com traços ainda do tipo 1, as madeixas 2A não possuem muito volume, em especial na raiz.

O fio é fino e possui um formato de (s) mais suave. Por já ter uma ondulação natural, é mais fácil de modelar.

2B

Esse tipo de cabelo em especial possui uma tendência a ter frizz. Além desse fator, não são cabelos fáceis de se modelar, pois o (s) já é bem mais definido, assim o cabelo tem “memória” da sua curvatura natural mais expressiva.

2C

O (s) desse tipo de cabelo é mais fechado, portanto começando a formar cachos soltos ao longo do cabelo.

São fios de cabelo ondulados e volumosos. Além disso, não ficam grudados na raiz e tendem a ser mais difíceis de modelar.

Tipo 3

O cabelo cacheado possui cachos bem definidos como molas, mas dependendo do nível de curvatura ainda pode ter algum traço dos tipos anteriores.

Por conta dos cachos, normalmente são cabelos mais ressecados, porque a oleosidade natural produzida na raiz do cabelo tem dificuldade de chegar até as pontas.

Além disso, tendem a ser mais opacos, por mais que estejam bem hidratados. O brilho é caracterizado pela quantidade de luz que incide sobre os fios e é refletida.

A presença de cachos diminui a superfície, consequentemente chega menos luz e, portanto, ela é menos refletida, resultando num cabelo não tão brilhante.

O apropriado é que os cabelos cacheados sejam lavados apenas 2 vezes por semana com shampoos anti-frizz ou para cabelos normais.

A cada lavagem as madeixas devem ser hidratadas com cremes de tratamento ou máscaras de hidratação.

Deve-se aplicar um leave in após a lavagem e deixar o cabelo secar naturalmente, pois o uso de secador e chapinha resseca os fios.

Com o intuito de dar forma e definir os cachos, o leave in pode ser usado diariamente, sendo necessário retirar com água primeiramente o creme utilizado no dia anterior.

Outro produto que também é indicado é o reparador de pontas, ele dá brilho e maciez, e deve ser aplicado sobre os fios secos.

3A

Possui ainda uma raiz mais lisa e é composto normalmente por cachos grandes e largos, lembrando cachos feitos com babyliss.

No entanto, como possuem traços do cabelo liso e fios finos, os cachos se desfazem com muita facilidade. Além disso, é difícil manter o volume ao longo do dia.

3B

Os cachos já nascem desde a raiz mais estreitos e bem formados, sua textura já tende a ser mais áspera. Como o cacho é mais definido, ele costuma não se desmanchar.

Além disso os fios são mais secos e armados.

3C

Esse tipo de cabelo possui os cachos muito fechados e estreitos desde a raiz, ficando bem próximos um do outro, no entanto com um padrão definido.

Por estar próximo da categoria de crespo, possui um nível de ressecamento maior, principalmente nas pontas.

Além disso, costumam manter os cachos por mais dias. Os fios costumam ser finos e frágeis.

Tipo 4

O cabelo crespo se difere do cacheado, pois se mantém enrolado mesmo quando molhado.

Além disso, o cabelo crespo é frágil e seco, pois a oleosidade natural não consegue percorrer os fios, e por conta disso a hidratação deve ser feita semanalmente.

Também são popularmente conhecidos por seu volume, a curvatura aumenta tanto nesse tipo, que a última categoria até não demonstra forma.

É primordial que a hidratação seja feita com água quente e toucas térmicas, porém a finalização deve ser feita na água fria pois evita o frizz.

Além disso, deve-se usar creme para pentear e deixar as madeixas secarem naturalmente, apenas retirar o excesso de água do cabelo ao amassar com papel toalha.

Mas se necessário usar o secador, uma boa dica é passar um pouco de gel nas pontas do cabelo, depois do creme de pentear, e utilizar o difusor para definir os cachos.

4A

O 4A assim como o 3C, possui os cachos mais fechados e definidos, mas que se distinguem quando estão molhados.

O cabelo 3C perde um pouco sua curvatura quando os fios estão úmidos, já o 4A permanece estruturado.

Além disso, nessa categoria os fios têm tendência a serem mais ressecados.

4B

O famoso black power já é possível com esses fios, pois a principal característica desse tipo é o volume!

Como os cachos se enroscam um no outro é um cabelo que merece um cuidado maior no desembaraço, pois além disso são mais frágeis. Algumas variações podem adotar o formato de (z) e são muito ressecados.

4C

Nesse setor, o cabelo alterna entre mechas que seguem o padrão em (z) e fios que não possuem definição nenhuma. Pela curvatura está bem mais próxima, os cabelos 4C sofrem pelo fator encolhimento.

Os cabelos podem encolher até 75% em virtude de sua estrutura e são extremamente ressecados.

Se identificou com alguma das categorias de tipo de cabelo?

Seu cabelo se enquadra em mais de uma delas? Não se preocupe, é muito comum que as pessoas tenham mais de uma textura. Nesse caso busque balancear os tratamentos.

Se adotar algum dos procedimentos partilhe conosco o resultado! E caso tenha alguma outra dica de como cuidar das madeixas, deixe sua dica logo abaixo!

Tem algum outro tema que você gostaria de ver por aqui? Fale conosco! Vamos adorar saber! Até a próxima!

Hidratação: qual a ideal para os seus fios?

Hidratação: qual a ideal para os seus fios?

Separamos 4 penteados para o dia a dia super rápidos!

Separamos 4 penteados para o dia a dia super rápidos!

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento