Preciso usar mesmo condicionador?

Compartilhar
Preciso usar mesmo condicionador?

Se você ainda questiona o uso do condicionador, eu te digo que ele é essencial! O shampoo tem como função básica limpar os cabelos e o couro cabeludo retirando a oleosidade. Neste processo, o shampoo abre as escamas da cutícula para fazer a limpeza das madeixas. Com isso, (com exceção de alguns tipos de shampoo), ele retira toda a oleosidade dos fios, e o cabelo se torna elétrico. sendo assim, é necessário que as escamas abertas se fechem novamente para que o cabelo não fique com aspecto ressecado e sem brilho.

Nesse ponto que entra o condicionador e seus atributos. O condicionador tem a função de devolver a oleosidade natural dos fios que foi retirada com o shampoo, deixando mais próximo do natural. O condicionador fecha as escamas do cabelo, eliminando de vez a eletricidade dos fios. Ele também proporciona uma camada protetora invisível que facilita o pentear, proporciona nutrição e brilho aos cabelos quando secam.

O condicionador tem como um dos seus principais componentes as proteínas. Elas atuam com o objetivo de minimizar o impacto de fatores externos, deixando os cabelos mais fortes e resistentes. Fatores externos como, poluição, vento, sol, piscina, alisamentos, uso contínuo de fonte de calor excessiva, por exemplo secadores e chapinhas. O uso do condicionador auxilia na proteção capilar contra todos esses males.

Escolhendo o condicionador

É primordial que você escolha o condicionador de acordo com as características do seu cabelo. Os cabelos secos ou crespos, que não abrem mão do uso de chapinha ou babyliss, ou que possuem os fios visivelmente danificados, devem investir em produtos com uma dose extra hidratante e que tenha consistência espessa. Procure por produtos que contenham no rótulo “para cabelos secos ou danificados”.

No caso das pessoas que possuem o cabelo fino e liso devem procurar pela descrição do rótulo que contenha “para cabelos finos e sem volume”. Pois a hidratação será na medida certa, uma vez que esses cabelos tendem a ser mais oleosos, e esse tipo de condicionador contêm substâncias que ajudam a dar volume para os cabelos.

Para quem tem os cabelos com uma aparência mais saudável e naturalmente com brilho, e que usa de apetrechos como chapinha e babyliss raramente, é recomendado dar preferência aos condicionadores “para cabelos normais”, pois contém o essencial para manter a qualidade dos fios, sem pesar ou deixar oleoso.

Caso você tenha cabelo tingido ou com escova progressiva, ou até mesmo quem tem os fios crespos, a indicação é optar pelos condicionadores que possuem o rótulo “para cabelos quimicamente tratados”. Pois seu uso diário ajuda a devolver a saúde dos fios, trazendo vida de volta as madeixas.

Como usar corretamente o condicionador

Mulher passando condicionador no cabelo durante o banho

Quando for lavar os cabelos molhe bem os fios antes da aplicação do shampoo. Feito isso, aplique o shampoo nas mãos e o leve ao couro cabeludo, massageando sem usar as unhas. Caso esteja muito tempo sem lavar os cabelos, passe novamente o shampoo e remova todos os resíduos com água corrente.

Em seguida, com o auxílio de uma toalha remova toda água em excesso e aplique o condicionador nos fios, da altura da orelha para baixo, sem encostar na raiz. Massageie bem no comprimento do cabelo e deixe o condicionador agir por alguns minutos, a embalagem costuma ter o tempo especifico que deve ser respeitado. Passado o tempo, enxágue o cabelo até todo o condicionador ter sido removido.

4 Erros que você comete ao usar o condicionador

1.Usar o condicionador sem o shampoo da mesma linha

Seguindo a lógica das fórmulas, é indicado utilizar o condicionador com os outros itens da mesma linha. Eles foram desenvolvidos para atuarem em conjunto e os resultados prometidos só serão alcançados quando usados em conjunto.

2.Passar condicionador na raiz do cabelo

A raiz do cabelo já é naturalmente hidratada, pois recebe a oleosidade proveniente do couro cabeludo. Sendo assim, mesmo que seus fios sejam secos, jamais aplique o condicionador da raiz as pontas. O ideal é da altura das orelhas para baixo.  

3.Deixar por muito tempo ou exagerar na quantidade

O tempo estabelecido pelo fabricante é para ser respeitado! Dessa forma você não sobrecarrega as mechas. A quantidade ideal para ser aplicada é aquela que cobre todos os fios sem escorrer. Não se esqueça de massagear durante a aplicação para que o condicionador seja absorvido.

4.Usar o condicionador como creme para pentear

O condicionador não substitui o creme para pentear! Ele não dispensa o enxágue e mantê-lo nos cabelos pode ocasionar a quebra dos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão úmidos.

Condicionador x máscara de hidratação: dá para trocar?

Há quem faça essa substituição e goste do resultado, e outras pessoas não. A máscara hidratante quando utilizada nos fios por poucos minutos hidrata, porém, quando utilizada da forma correta, com massagens e agindo por mais tempo, a hidratação obtém um resultado mais profundo e satisfatório. A máscara possui em sua fórmula componentes que exigem cautela a ser usados, como por exemplo a queratina, pois quando usada em excesso pode ressecar e quebrar os cabelos.

Por isso, não é recomendado trocar a máscara pelo condicionador continuamente, pois, esta foi idealizada para que se usasse semanalmente ou quinzenalmente, ou seja, em intervalos bem espaçados. Já o condicionador foi desenvolvido especificamente para o uso diário, sem comprometer a estrutura dos fios.

Mas se mesmo assim você optar por fazer a substituição, não elimine o condicionador totalmente. Especialmente se seus cabelos estiverem danificados por processos químicos. Intercale as lavagens com a máscara de tratamento.

Curtiu a dica de hoje? Espero que tenha compreendido a importância desse produto tão presente no nosso cotidiano! Não deixe de usar o condicionador, ele é um ótimo aliado no tratamento das madeixas!

Caso tenha alguma sugestão de tema para discutirmos por aqui, nos escreva, tem um espaço logo abaixo para você falar com gente! Até mais!

5 dicas para um cuidado (QUE FAZ A DIFERENÇA!) com seu cabelo

5 dicas para um cuidado (QUE FAZ A DIFERENÇA!) com seu cabelo

Como evitar a queda de cabelo

Como evitar a queda de cabelo

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento