index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Por que hidratar a pele e os cabelos é tão importante?

Por que hidratar a pele e os cabelos é tão importante?

Hidratar os cabelos é super importante, assim eles se mantêm sedosos, com brilho e saudáveis. Mas você sabe a importância de hidratar a pele?

Por incrível que pareça, os cabelos e a pele tem uma ligação muito interessante e é sobre ela que queremos falar hoje. 

Afinal, muitos dos agentes que causam o ressecamento do cabelo causam o mesmo efeito na pele, assim como tratamentos e bons hábitos relacionados à hidratação também podem trazer benefícios aos dois. Vamos entender melhor esta dinâmica a seguir.

O ressecamento da pele e cabelo

Antes de entender a importância de hidratar a pele e os fios, precisamos saber o que causa o seu ressecamento.

De forma geral, a pele e o cabelo ficam ressecados quando há uma produção insuficiente ou perda excessiva de oleosidade, o que enfraquece a barreira natural da pele e dos fios, facilitando a perda de água. O resultado é uma pele seca, áspera e sem viço; e fios quebradiços, danificados e sem vida.

O ressecamento da pele e cabelos acontece por conta dos agentes internos e externos.

Agentes internos

Quando a oleosidade natural produzida pela pele e couro cabeludo apresenta um déficit e é produzida em uma quantidade menor que o necessário, o resultado é o ressecamento.

Diversos fatores internos contribuem para a condição de pele e cabelos secos. Veja os principais.

Herança genética

Não é uma regra, mas o tipo de pele tende a ser herdado geneticamente. Além disso, pessoas com pele clara têm maior propensão ao ressecamento do que pessoas com pele escura.

Alterações hormonais

Desequilíbrios em hormônios como o estrogênio e a testosterona podem interferir na produção de lipídios, facilitando o ressecamento da pele e cabelos. Isso é ainda mais comum em fases como a gravidez e a menopausa, momentos em que se deve hidratar a pele e os fios com maior frequência para mantê-los saudáveis.

Idade

Com o avanço da idade, há uma redução natural no funcionamento das glândulas sebáceas, que passam a produzir menos lipídios, reduzindo a oleosidade natural da pele e cabelo. Além disso, há também uma diminuição na capacidade de reter água. Esses fatores combinados faz com que peles maduras sejam mais propensas ao ressecamento.

Dieta

A pele e cabelos necessitam de nutrientes para se manter saudáveis como qualquer órgão do corpo. A falta destes nutrientes podem resultar em pele seca e fios sem vida.

Agentes externos

Existem também os agentes externos, capazes de danificar a pele e os fios ao retirar a sua oleosidade natural.

Banhos muito quentes

Se você acompanha nosso blog, já sabe que os banhos com a temperatura elevada são responsáveis por tirar a umidade e oleosidade dos fios e do couro cabeludo, o que danifica e os torna frágeis.

Com a nossa pele não é diferente, a água quente retira a umidade da pele e aqueles agentes lubrificantes que falamos logo acima, lembra? Dessa forma, ela fica ressecada e pode até descamar. 

Produtos com sulfatos e parabenos

Os sabonetes e shampoos com sulfatos e/ou parabenos são extremamente agressivos, pois agem como detergentes super fortes - apesar de limpar, eles retiram toda a proteção necessária dos fios e pele.

Por isso, esses produtos que podem ressecar e fragilizar nossa pele e cabelos. 

Exposição ao sol e poluição

A exposição diária ao sol, poluição, ar condicionado e outros fatores externos faz com que a pele e cabelos percam água e nutrientes continuamente, deixando-os progressivamente mais secos.

Falta de uma rotina de hidratação

Assim como os cabelos, a pele precisa de cuidados no dia a dia.  A falta de hidratação é um  dos principais fatores para o ressecamento.

Então… como hidratar a pele - e os fios ?

hidratar a pele: mulher hidratando o cabelo e a peleAgora que você já sabe como o  ressecamento é causado, que tal aprender a hidratar e manter cabelos e pele felizes?

Separamos algumas dicas para evitar o ressecamento. Dá uma olhada:

  • Nada de banhos quentes, prefira os mornos;
  • Use produtos livres de sulfatos e parabenos;
  • Beba muita água, no mínimo 2 litros por dia;
  • Mantenha uma alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas e sais minerais;
  • Tenha uma rotina diária de skincare;
  • Faça hidratações frequentes no cabelo, conforme a necessidade dos seus fios.

Para esta última dica, podemos te ajudar:  

  • Separe um tempo para você - sim, JustForYou! Só para cuidar de você mesma(o);
  • Pode ser de manhã, à tarde ou à noite - o que se encaixar melhor em sua rotina;
  • Escolha os produtos que vai utilizar, pode ser uma máscara hidratante ou óleos para umectação capilar, por exemplo;
  • Dê play em sua playlist favorita e inicie seu momento relax!

Ah… também é importante levar esse cuidado junto com você, por isso ande com um hidratante de mãos, protetor solar e um leave-in sempre na bolsa, eles protegem dos agentes externos como sol e poluição. 

Hidratar a pele ou hidratar o cabelo?

Como você pode ver, não existe um cuidado mais importante, afinal tanto os fios quanto a pele merecem estar hidratados, saudáveis e lindos!

Nosso corpo é um só e devemos cuidar dele de forma única. Pele e cabelo refletem a saúde do organismo como um todo.

Por isso, aqui na JustForYou levamos em conta não é o seu perfil capilar na hora de desenvolver sua fórmula, mas também seus hábitos, alimentação e estresse. Além disso, não usamos químicos agressivos que possam prejudicar sua saúde. Pelo contrário! Somos natural first e priorizamos o uso de ingredientes naturais. Aproveite e conheça a nossa seleção de ativos naturais para os cabelos.

×