index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

As 7 Perguntas Mais Comuns Sobre Tipos de Fios de Cabelo

As 7 Perguntas Mais Comuns Sobre Tipos de Fios de Cabelo

Assim como a coloração, os tipos de fios de cabelo, suas texturas e os cuidados necessários tornaram-se parte importante da rotina do hair care de todas as pessoas.

O seu tipo de cabelo, assim como suas outras características individuais, fazem parte de sua composição genética. Sendo assim, o cabelo de todo mundo é diferente, por exemplo, seus fios grossos e encaracolados podem ser herança, por exemplo, da sua bisavó.

Por isso, reunimos aqui as 7 perguntas mais comuns que recebemos sobre os tipos de fios de cabelo. Com certeza a dúvida de alguém também te ajudará. Vamos lá?

Confira as perguntas mais comuns sobre tipos de fios de cabelo

Como dissemos, algumas dessas perguntas sobre os tipos de fios de cabelo podem ser muito parecidas - senão as mesmas - com as suas dúvidas. Pensando nisso, reunimos as questões mais recorrentes que recebemos aqui nesse post. Olha só.

1. Quais os principais tipos de fios de cabelo liso?

Se o seu cabelo não possui ondulação alguma, você tem cabelos lisos. Esses fios são classificados com o número 1 de curvatura e divididos em subtipos 1A, 1B e 1C. A diferença entre cada um desses tipos de fios de cabelo liso está em sua espessura, ou seja, os cabelos 1A são finos, 1B médios e 1C são mais grossos.

Pessoas com cabelos lisos são mais propensas a ter fios mais oleosos, já que sua oleosidade natural pode revestir facilmente todo o cabelo. Ele pode ser dividido em 3 tipos:

Cabelo liso tipo 1A: entre os tipos de fio de cabelo liso, esse é o mais fino e alinhado, e não possui tanto volume. Ele é mais difícil de modelar e tende a dar mais nós que os outros tipos.

Cabelo liso tipo 1B: os fios 1B possuem espessura média, o que faz com que tenham um pouco mais de volume e sejam mais fáceis de modelar.

Cabelo liso tipo 1C: o cabelo desse tipo é o mais grosso de todos e, por isso, tende a ser mais pesado e volumoso, podendo armar com facilidade e sendo mais difícil de modelar.

2. Como saber se meu cabelo é ondulado?

O cabelo ondulado faz parte do grupo 2 de curvatura e possui ondas em formato de “s”, podendo ser em toda a extensão dos fios ou somente em seu comprimento ou pontas. Além disso, esses tipos de fios de cabelo possuem a raiz mais oleosa e as pontas mais secas.

Eles são constantemente confundidos com lisos e, por isso, não são tratados da forma que deveriam, o que dificulta a obtenção de um bom resultado.

Por isso, se notar algumas “ondinhas” em seus fios, mesmo que leves, trate o seu cabelo como ondulado. Você irá se surpreender com o aspecto que ele terá.

3. Quais os principais tipos de fios de cabelo ondulado?

Assim como os cabelos lisos, existem diferentes tipos de fios de cabelo ondulado. Isso porque esses cabelos podem ficar lisos quando escovados ou cacheados quando amassados - formando cachos mais soltos. Seus principais tipos são:

Cabelo ondulado tipo 2A: esses fios são caracterizados por terem um formato de “s” muito suave, além de serem fáceis de modelar e quase lisos. Geralmente, esses fios não possuem muito volume.

Cabelo ondulado tipo 2B: o tipo 2B tem fios de espessura média e em formato de um “s” perfeito. Além disso, tendem a ter frizz e não são muito fáceis de modelar.

Cabelo ondulado tipo 2C: esse tipo é mais volumoso, formando cachos soltos. Os cabelos não ficam grudados na raiz e são muito difíceis de modelar.

4. Como saber se o meu cabelo é encaracolado?

Mulher com cabelo encaracolado molhadoSem dúvida, o cabelo encaracolado tem mais cachos "verdadeiros" do que os cabelos ondulados. Por isso, pessoas com cabelos cacheados podem ter cachos soltos ou espirais.

Assim como outras texturas de cabelo, existem diferentes tipos de fios de cabelo encaracolado que são baseados na espessura e no tamanho de sua ondulação.

Cabelo cacheado tipo 3A: os fios 3A possuem uma raiz mais lisa e cachos grandes e largos. É muito difícil manter o seu volume ao longo do dia e seus cachos se desfazem com facilidade.

Cabelo cacheado tipo 3B: esse tipo de cabelo cacheado possui cachos que já nascem desde sua raiz, são mais estreitos e bem formados, com uma textura mais áspera. Eles costumam não se desmanchar facilmente. Além disso, esses fios são caracterizados por serem mais secos e armados.

Cabelo cacheado tipo 3C: nesses fios, os cachos são muito fechados e estreitos desde a raiz, ficando bem próximos um do outro, sempre com um padrão definido, e são muito difíceis de desmanchar. Além disso, costumam ser mais finos e frágeis e possuem um nível de ressecamento maior, principalmente nas pontas.

5. Quais os tipos de cabelo crespo?

Pessoas com cabelos crespos podem usar e abusar de uma variedade de estilos de corte que ficam ótimos e podem expressar muita personalidade e poder. Esses fios são divididos em 3 tipos:

Cabelo crespo tipo 4A: assim como o 3C, esses fios possuem cachos mais abertos e definidos. O cabelo 4A ganha volume com muita facilidade, mas por ter suas cutículas super finas, acaba tendo pontas mais ressecadas.

Cabelo crespo tipo 4B: com cachos menores, estreitos e apertados, esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado e propenso à quebra. Como seus cachos se enroscam um no outro, esse é um cabelo que merece um cuidado maior no desembaraço, pois são mais frágeis.

Cabelo crespo tipo 4C: nesse tipo, os cachos em espiral são quase imperceptíveis, possuindo pouca ou nenhuma definição, no formato de “z”. Suas cutículas são ainda mais finas que as dos demais tipos, com pouquíssima proteção natural. Por causa disso, são ainda mais ressecados e frágeis. Além disso, por seus cachos estarem bem mais próximos, os cabelos 4C sofrem muito com o fator de encolhimento.

6. Como saber a espessura do meu cabelo?

Muitas pessoas assumem que, se elas tem muito cabelo, elas tem cabelos grossos. Embora isso possa ser verdade, não é o mesmo para todas as pessoas. Dá uma olhadinha nas características de cada uma das espessuras dos tipos de fios de cabelo:

Cabelos finos: normalmente esses fios tendem a ser mais frágeis do que os demais e se caracterizam pela possibilidade de quebra quando esticado.

Cabelos médios: esse tipo de cabelo costuma ter sua forma mais estruturada, porém não tão firme quanto a dos grossos.

Cabelos grossos: esses fios são caracterizados por serem estruturados, firmes e indisciplinados, possuindo o famoso frizz.

7. O tipo de cabelo pode mudar?

Com toda a certeza! Alterações no seu cabelo, particularmente à medida que envelhecem, são normais. Embora as mudanças nos fios possam acontecer por diversos motivos:

Alterações hormonais: você já reparou como o cabelo de uma mulher parece ótimo quando ela está grávida? Pois é, às vezes as alterações hormonais também podem influenciar na aparência e na saúde dos nossos fios, os deixando ainda mais belos.

Estilo de Vida e Dieta: se o seu cabelo ficou visivelmente mais grosso e quebradiço, sua dieta pode estar perdendo algum nutriente ou vitamina importante. Afinal, como sabemos, comer mais alimentos nutritivos pode deixar seu cabelo mais saudável e lindo.

Tratamento químico: procedimentos químicos, como o alisamento, acabam mudando a estrutura da nossa fibra capilar, alterando, por exemplo, a curvatura dos fios.
Envelhecimento: à medida em que envelhecemos, é comum vermos mais cabelos brancos ou cinzentos tomando conta de nossa cabeça. O cabelo grisalho é grosso e um pouco mais seco do que estamos acostumadas(os).

Ame seu cabelo como ele é!

São as particularidades dos seus fios que fazem com que você seja tão única(o) assim. Por isso, embora haja muitas coisas que você deseje mudar em relação ao aspecto do seu cabelo, que tal abraçar e apreciar cada uma das características incríveis que os seus fios possuem?

E já que estamos falando de características únicas, dá uma olhadinha no nosso post sobre as diferentes curvaturas dos cabelos e como identificá-las. Afinal, nada melhor do que conhecer ainda mais o seu cabelo, não é mesmo?

×