Shampoo para cada tipo de cabelo: saiba a importância dessa escolha

Compartilhar
Shampoo para cada tipo de cabelo: saiba a importância dessa escolha

Se você está com dúvida, estamos aqui para te confirmar - sim, há um shampoo para cada tipo de cabelo. Veja se essa situação é familiar a você: comprar um shampoo que todo mundo elogia, usar e seus fios não reagirem da forma esperada. 

Se seus fios estão pesados e sem vida, temos uma notícia: eles não estão recebendo o tratamento adequado. Sabe aquilo de “quem quer agradar a todos, não agrada ninguém”? É exatamente isso que acontece quando você usa um produto convencional, para todo mundo. 

Por isso é extremamente importante conhecer as necessidades dos seus fios, assim você saberá qual o melhor shampoo para cada tipo de cabelo e poderá escolher o que deixará seus fios ainda mais maravilhosos. 

Liso 

A estrutura capilar do cabelo liso permite que a oleosidade natural chegue até as pontas e deixe todo o comprimento hidratado. Por conta disso, ele não precisa de tanta reposição de nutrientes como os outros tipos de cabelo. O recomendado é que você observe no rótulo se o shampoo é indicado para fios grossos ou finos, pois essas especificações podem gerar resultados diferentes.

Para que suas madeixas não fiquem pesadas, é bacana que você escolha shampoos com bálsamo e proteínas na fórmula.Outra dica que auxiliará na prevenção contra a oleosidade é não lavar as madeixas em água quente. Se não for possível lavar com água gelada que seja pelo menos morna.

Crespo  

Por conta de sua curvatura, uma característica comum dos cabelos crespos é possuírem a raiz mais oleosa e as pontas mais secas. Isso acontece porque a oleosidade tem mais dificuldade em se distribuir por toda extensão do fio.

Lavar esse  tipo de cabelo com o shampoo errado pode fazer com que ele não fique definido e que fique com bastante frizz. Esses fiozinhos precisam de produtos que sejam realmente hidratantes e que reforcem sua beleza natural, como os shampoos com quinoa e queratina.

Cacheado

Os cabelos cacheados sofrem com problemas semelhantes aos crespos. Eles também são secos nas pontas e acumulam oleosidade na raiz. No entanto, esse problema é mais ameno nas cacheadas.

Para tratar e cuidar dos fios, é aconselhável optar por shampoos que contenham pantenol e proteínas, de modo a complementar a ação da máscara hidratante. Em caso de pontas duplas, procure por produtos que promovam a selagem das pontas e tratem os danos.

Oleoso

Textura Shampoo para cada tipo de cabelo

No mercado já existem shampoos anti-resíduos que promovem uma limpeza profunda controlam a oleosidade do couro cabeludo. São os shampoos que contém jojoba, chá verde, própolis, arnica e menta, esses são os mais recomendados para tratar e prevenir o problema.

É importante ressaltar que o condicionador só deve ser aplicado nas pontas dos fios e nunca no couro cabeludo, combinado?

Secos

Cabelos secos tendem a ser mais porosos, sendo mais propícios a perder seus nutrientes mais facilmente. Por isso, eles precisam ser hidratados e nutridos. Prefira shampoos que possuam na composição vitamina E e óleos vegetais, como de argan, abacate e manteiga de karitê.

A queda também pode assombrar esses fiozinhos, por isso é importante ficar atenta(o) quanto a alimentação também. 

Tingido

Os fios tingidos pedem atenção mais que redobrada. Os processos químicos danificam a estrutura capilar, que fica mais sensível, elástica e quebradiça. Por exemplo, para descolori-lo com água oxigenada, é removida uma camada de proteção, deixando o cabelo mais exposto.  

Além do mais, a escolha adequada do shampoo garantirá a manutenção da cor e contribuirá para que o tom se mantenha vivo por mais tempo, retardando o desbotamento.

Por isso, opte por produtos com aminoácidos e ácido glicólico na fórmula, eles ajudam a repor todas as proteínas perdidas e renovam a fibra capilar e celular, formando uma camada protetora ao redor do fio.

Quimicamente tratados

Cabelos que passaram por processo de alisamento também merecem cuidados especiais, já que esse tipo de química danifica os cabelos. Nesse caso os shampoos indicados são aqueles formulados com ceramidas e queratina para fortalecer os fios, e pantenol para reduzir o impacto da química dos alisantes sobre a pele do couro cabeludo.

Importância do shampoo

O shampoo proporciona a limpeza dos fios, eliminando as gorduras, retirando resíduos dos produtos que você utiliza ao longo do dia e sujeiras que vão se acumulando no couro cabeludo e na haste capilar.

Mas como você pode perceber, o shampoo para cada tipo de cabelo ideal é aquele que limpa com eficácia e não resseca os fios. Por isso escolha um produto de qualidade, que além de tratar, também o hidrate,  e contenha todos os princípios ativos indispensáveis para o seu tipo de cabelo. 

Conseguiu entender a importância de usar o shampoo para cada tipo de cabelo específico? Cada madeixa exige um tipo de cuidado diferente, por isso é importante escolher produtos realmente específicos para suas necessidades.

Ah… se restou alguma dúvida ou há alguma sugestão de tema basta comentar logo aqui embaixo, é sempre um prazer te “ouvir”.

Como hidratar o seu cabelo ressecado?

Como hidratar o seu cabelo ressecado?

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento