Lavar o cabelo todo dia faz mal: mito ou verdade?

Compartilhar
Lavar o cabelo todo dia faz mal: mito ou verdade?

Muitas pessoas se questionam se lavar o cabelo todo dia faz mal. É uma dúvida muito frequente. Hoje vamos te esclarecer todos os detalhes, acompanhe!

Na realidade não existe um número fixo de quantas vezes se deve lavar o cabelo.

Isso vai depender de fatores como estilo de vida, tipo de cabelo e couro cabeludo, clima e estilo de penteado!

Estilo de Vida

Pessoas por exemplo que todos os dias praticam atividade física, usam capacete ou boné precisam lavar os cabelos frequentemente.

Nesse caso não tem como abrir exceção. É preciso lavar os cabelos todos os dias em que se praticar a atividade ou fizer uso do apetrecho. Isso é importante para não deixar acumular uma grande quantidade de oleosidade.

A oleosidade em excesso e o suor intensificam o problema de queda capilar, assim como outros problemas no couro cabeludo.

Tipo de cabelo e couro cabeludo

Se você tem o cabelo muito oleoso, nesse caso é indicado que você lave os cabelos regularmente. Como dito anteriormente o acumulo de oleosidade é prejudicial as madeixas.

No entanto se você tem problema de caspa, sofreu corte químico, tem o cabelo seco ou ressecado e tem problemas de queda, deve evitar a lavagem continua.

O ideal é que se tenha intervalos entre uma lavagem e outra.

Quem usualmente lava os cabelos todos os dias, tem caspa e cabelo oleoso, estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Isso eleva as escamações.

Já se você tem caspa e cabelo seco, seu couro cabeludo fica mais ressecado com o excesso das lavagens, aumentando da mesma forma as escamações.

O ideal é usar um shampoo especifico para tratar do seu problema e não intensificar no número de lavagens.

Se você passa por procedimentos como tintura, alisamento ou químicas e por isso tem cabelo seco ou está com ele ressecado, evite lavar diariamente.

Pois o cabelo demora a produzir sua proteção natural para o couro cabeludo, o lipídeo, ele ajuda na hidratação. Faça um intervalo de um dia entre uma lavagem e outra.

Para quem sofreu corte químico é essencial a proteção natural do couro cabeludo para manter a hidratação do mesmo. Lave apenas quando preciso ou dê 2 dias de intervalo entre as lavagens.

As lavagens constantes podem diminuir a proteção natural do couro cabeludo. Por isso, quem tem problema com queda de cabelo deve eliminar a lavagem diária, pois isso pode contribuir para a redução dos lipídios. Eles auxiliam na lubrificação, contribuindo para o ressecamento e consequentemente a queda.

Um dia sim e o outro não é o suficiente, mas se seu cabelo for seco pode lavar a cada 3 dias.

Clima

Mulher no banho lavando o cabelo

Se você mora em uma região de clima mais quente ou praiana vai entender o que vou dizer.

Os cabelos nessas regiões ficam muito mais expostos aos raios ultravioletas, a baixa umidade do ar, a ação do vento, do sal e da areia. A poluição proveniente da cidade só agrava o problema!

Todos esses efeitos são prejudiciais ao cabelo e costumam deixá-los ressecados, opacos, quebradiços e embaraçados. Por isso, o cabelo requer mais cuidado para sua proteção térmica e contra todos os outros agentes nocivos.

Com isso, muitas vezes o cabelo exige mais lavagem devido aos resíduos dos produtos e a oleosidade em excesso.

O ideal é manter sempre o couro cabeludo e os fios limpos, pois o acúmulo de resíduos, o suor, a umidade e o calor facilitam o surgimento de problemas como seborreia e caspa.

Estilo de penteado

Se a sua rotina demanda produtos de estilizar, como sprays, géis ou pomadas, você deve lavar seu cabelo frequentemente, pois são produtos que deixam resíduos fortes nas madeixas e podem comprometer a saúde dos fios e couro cabeludo.

O ideal é lavar os cabelos todas as vezes que aplicá-lo.

Resumindo

Não há nenhum problema em lavar os cabelos todos os dias, mas se você tem alguma das complicações tratadas acima, não deve lavá-los todos os dias para evitar seu agravamento.

Outro ponto que deve ser lembrado é a temperatura da água, pois o calor em excesso resseca o couro cabeludo e estimula a produção de mais sebo, por isso opte por uma água morna ou fria na hora de lavar as madeixas.

Gostou do tema de hoje? Compartilhe conosco a sua experiência em lavar os cabelos ou deixe sua sugestão para novos temas!

Produtos para transição capilar: como eles te ajudam nessa fase

Produtos para transição capilar: como eles te ajudam nessa fase

Shampoo saudável: por que você deveria usar?

Shampoo saudável: por que você deveria usar?

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento