index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

D-pantenol para cabelo: o que é, benefícios e como usar

D-pantenol para cabelo: o que é, benefícios e como usar

Você, certamente, já deve ter visto produtos com D-pantenol em suas formulações em muitas lojas de cosméticos.

Muito utilizado para melhorar a saúde e o visual da pele e unhas, esta substância também é uma excelente opção para deixar os cabelos com um aspecto muito mais saudável e bonito. E é justamente por causa disso que o D-pantenol é constantemente encontrado em diversos cosméticos capilares, como shampoos, condicionadores, máscaras hidratantes e leave-ins.

Mas a pergunta que não quer calar é: você sabe quais são os benefícios do D-pantenol para os cabelos? Pensando nisso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Veja!

O que é D-Pantenol?

O D-pantenol, também conhecido como pantenol ou pró-vitamina B5, é uma vitamina produzida organicamente pelo nosso corpo e presente no nosso cabelo e pele.

Assim como outras vitaminas e minerais, o D-pantenol vai diminuindo em nosso organismo ao longo do tempo por causa de fatores internos e externos, como a poluição, constante exposição ao sol, procedimentos químicos, má alimentação, entre muitos outros.

A perda desta e de outras vitaminas ocorre de forma natural. Porém, a sua reposição é necessária para equilibrar a saúde do organismo - inclusive dos fios.

Para que serve o D-pantenol?

Fios de cabelos castanhos

O D-pantenol é fundamental para a hidratação dos cabelos. Isso porque, ele possui o poder de atrair e reter a umidade, além de combater radicais livres - responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Além disso, por sua ação cicatrizante e anti-inflamatória, esta substância também ajuda na renovação da pele e pode ser utilizada para auxiliar no combate às descamações do couro cabeludo e para retardar o aparecimento dos temidos fios brancos.

O D-pantenol ajuda na prevenção dos sinais de envelhecimento precoce, pois aumenta o nível de glutationa nas células, agindo como um antioxidante. E, ainda por sua propriedade anti-inflamatória, esta substância pode ser utilizada quando a pele apresenta algum tipo de vermelhidão, inflamação ou picada de inseto.

Vantagens e benefícios para os seus fios

Por causa de suas inúmeras propriedades, o D-pantenol oferece diversos benefícios aos fios, principalmente se utilizado de maneira correta e junto com outros produtos que também trazem vantagens aos cabelos. Entre os principais benefícios do D-pantenol, podemos destacar:

  • Saúde e beleza dos fios;
  • Crescimento capilar;
  • Hidratação profunda e duradoura;
  • Melhora na textura dos cabelos;
  • Maciez;
  • Brilho.

Além dessas vantagens citadas, esta substância também evita a formação de pontas duplas e ajuda a revitalizar fios danificados e quebradiços.

Se você possui cabelos descoloridos e/ou coloridos, certamente tem percebido seus fios mais finos ao longo do tempo. Nesse caso, o D-pantenol pode ser um aliado e tanto, pois contribui para o espessamento dos cabelos.

Mas se você deseja proteger e manter a umidade do seu cabelo, o D-pantenol também pode servir como uma proteção leve e de ação condicionante para mantê-lo mais hidratado.

Um item essencial para um hair care de respeito, não acha?

Como usar D-pantenol no cabelo

Mulher aplicando D-pantenol no cabelo

Devido a todos esses benefícios, o D-pantenol pode ser encontrado em muitos produtos de beleza atualmente, como falamos no início deste post. Mas… Como podemos usar esta substância em nosso dia a dia para deixar os cabelos com um aspecto ainda mais bonito e saudável?

A gente te mostra!

No borrifador: apenas uma tampinha de D-pantenol pode pontencializar - e muito - as suas misturinhas de borrifador.

Potencialize suas máscaras hidratantes: se você comprou uma máscara de hidratação e percebeu que ela está meio fraca, um pouco de D-pantenol também pode ajudar. Basta colocar, em um recipiente, a quantidade de máscara que usará e acrescentar meia tampa deste produto. E pronto, é só aplicar como de costume.

Na finalização: misture uma pequena quantidade de D-pantenol em seu leave-in preferido e finalize o seu cabelo como de costume. Mas use com moderação e sem excessos - não é necessário aplicar o produto sempre que finalizar os fios, ok?

Como spray hidratante: se você possui pouco tempo para fazer uma hidratação em casa, produtos em spray com D-pantenol em sua composição podem ser uma boa opção. Basta borrifar o líquido no comprimento e pontas dos seus fios e pronto!

E por falar em produtos com D-pantenol em suas formulações, temos uma surpresa para você: este ingrediente também está presente em nossos cosméticos capilares!

Ele faz parte da formulação de alguns shampoos e condicionadores por causa dos seus efeitos hidratantes e de combate às pontas duplas - além do brilho e proteção proporcionado aos fios. Incrível, né?

Quer saber mais sobre os ativos que trabalhamos nas fórmulas dos nossos produtos? Confira tudo na nossa página de Ingredientes Naturais, reunimos tudo o que você precisa saber por lá!

×