Como montar e seguir um cronograma capilar low poo

Compartilhar
Como montar e seguir um cronograma capilar low poo

Montar e seguir um cronograma capilar low poo pode transformar os seus fios. Mas o que é um cronograma capilar low poo e como montar um que funcione de fato? É exatamente isso que vamos falar nesse artigo. Além disso, você também vai encontrar dicas para montar o seu cronograma de acordo com o que os seus cabelos precisam.

O que é cronograma capilar low poo?

Para começar, é importante entender o que é um cronograma capilar.  Já falamos sobre isso em outro post, mas se quiser continuar a leitura, é simples: ele é uma rotina de cuidados com o cabelo que usa três princípios básicos: hidratação, nutrição/umectação e reconstrução. 

Primeiramente você deve entender em qual fase está o seu fio: saudável, pouco danificado e muito danificado. (veja abaixo a explicação de cada um). Porque é só após entender que tipo de cuidado seu cabelo merece que você vai conseguir montar o cronograma capilar do jeito certo...

Low poo 

Agora vamos falar um pouco sobre low poo, o que é e os benefícios desse tipo de produto. Está cada vez mais comum encontrar produtos low poo. Mas, o que de fato isso significa? Em resumo, são shampoos sem substâncias agressivas ao fio, entre elas o sulfato, que é a que faz bastante espuma ao lavar os fios. Portanto, ela é considerada uma das mais "pesadas" e prejudiciais aos fios: tiram a proteção natural deles.

Assim, os cabelos vão ficando sem vida, quebradiços e com o terrível frizz. Por isso, os produtos low poo (ou os shampoos sem sulfato) têm ganhado muita força. Afinal, eles não contam com produtos químicos pesados e unem hidratação à limpeza - sem agredir os fios. Não é demais?

Como montar um cronograma capilar low poo

espuma de shampoo

Ficou claro que é um cronograma capilar e o que é low poo? Então vamos começar a entender como montar esse cronograma!  É importante ressaltar que você deve lavar e hidratar os fios três vezes por semana seguindo os seu cronograma de cuidados. E, primeiramente, como foi dito acima, é preciso identificar que tipo de cuidado o seus fios precisam ter. Além disso, também é necessário saber escolher os produtos que vai usar. Para isso, veja as dicas abaixo.

Passo a passo para um cronograma capilar low poo

1 - Identifique como está seu cabelo

Com a finalidade de ter o resultado esperado, o primeiro passo para iniciar o seu cronograma é saber como estão os seus fios. Abaixo separamos as três etapas. Portanto, escolha a fase que está o seu cabelo 

Saudáveis Pouco Danificados Muito Danificados
Sem contato com chapinha e secador. Pouco contato com chapinha e secador. Muito contato com chapinha e secador.
Sem tintura ou alisamentos. Tinturas e progressivas sem formol. Recém descolorido ou passou por um processo de alisamento forte.
Cabelo sem brilho.  Sem brilho e com frizz. Sem brilho, com frizz, quebradiço e difícil de pentear.

 

Dessa maneira fica mais simples para você identificar como estão seus fios e montar o cronograma correto. 

2 - Escolha os produtos low poo corretos

Ao identificar como estão seus fios, você precisará escolher os produtos low poo que fazem sentido para você. Para isso, você precisará ler os rótulos. De nada adianta ter na embalagem escrito “low poo”. É preciso ler a composição dos produtos na descrição. E, se estiver escrito lauril sulfato de sódio (LSS), não é low poo - ok?

Escolha o shampoo, condicionador e as máscaras de nutrição e reconstrução dos fios. Eles devem ser escolhidos de acordo com a intensidade de cuidados que seu cabelo precisa. E eles também não podem conter silicones insolúveis, pois shampoo low poo ou sem sulfato não retira tal produto.  Se não prestar atenção neste detalhe,seu cabelo pode ficar com aspecto oleoso facilmente.

Em se tratando de cabelos muito danificados, é preciso inserir máscaras de reconstrução. Assim, será feita a reposição dos nutrientes que se perderam nos procedimentos químicos. 

3 - Monte o seu cronograma capilar low poo 

Você já sabe como estão seus fios e também já identificou quais são os produtos que você vai usar. Então só precisa montar um cronograma capilar possível de ser seguido. Antes de tudo, é importante ter em mente que dará um pouco de trabalho no início. Contudo, a nossa dica é que você foque no resultado final - e comece a montar o seu cronograma! Para isso, você pode seguir as dicas abaixo.

Cronograma Capilar - Fios muito danificados 

Semana 1 

Comece com uma hidratação profunda.  Leia aqui: Como hidratar o cabelo. No meio da semana nutra os fios com um produto para nutrição. Já no sábado ou domingo, quando tiver mais tempo, aplique os produtos para reconstrução. 

Semana 2 

Comece fazendo uma boa nutrição. Depois opte pela hidratação e volte a fazer a nutrição. Nessa semana, não faça a reconstrução. É importante dar um tempo para os fios se recuperarem. 

Semana 3 

Repita os mesmos procedimentos da semana 2.  

Semana 4

Faça o mesmo que fez na semana 3. 

Cronograma Capilar - Fios pouco danificados

Semana 1 

Hidrate bem os fios no começo da semana. No meio, faça uma nutrição profunda e para terminar hidrate novamente. 

Semana 2 

Novamente comece com a hidratação. Hidrate novamente e faça a nutrição. 

Semana 3 

No início da semana nutra bem os fios. No meio faça uma hidratação. E no fim dela opte por uma máscara de reconstrução mais leve. 

Semana 4

Faça o mesmo que fez na semana 2. 

Cronograma Capilar - Fios saudáveis 

 Aqui o tratamento é muito semelhante ao dos fios pouco danificados. A diferença é que você irá incluir na semana 4 uma reconstrução dos fios.

*

Ficou simples de entender?

Então é mão na massa, ou melhor, nos fios. =) 

Mitos e verdades sobre hidratação de cabelo

Mitos e verdades sobre hidratação de cabelo

Aprenda a escolher o melhor shampoo para o seu cabelo

Aprenda a escolher o melhor shampoo para o seu cabelo

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento