{% comment %}Default{% endcomment %}

Como montar e seguir um cronograma capilar low poo

Compartilhar
Como montar e seguir um cronograma capilar low poo

Montar e seguir um cronograma capilar low poo pode transformar os seus fios. 

Mas o que é um cronograma capilar low poo e como montar um que funcione de fato? É exatamente isso que vamos falar nesse conteúdo. 

Além disso, você também vai encontrar dicas para montar o seu cronograma de acordo com o que os seus cabelos precisam. Vamos lá?

O que é um cronograma capilar low poo?

Para começar, é importante entender o que é um cronograma capilar.  Já falamos sobre isso em outro conteúdo, em que contamos tudo sobre essa agenda de cuidados com o cabelo, mas se quiser continuar a leitura, é simples: ele é uma rotina de tratamentos com o cabelo que usa três princípios básicos: hidratação, nutrição e reconstrução. 

Antes de tudo, você deve entender como anda a saúde do seu fio: ressecado, danificado ou muito danificado. Mais tarde explicaremos como identificar cada um destes níveis de dano e também falaremos sobre o teste de porosidade.

Só depois de entender a saúde do seu cabelo e que tipo de cuidado ele precisa é que você vai conseguir montar o cronograma capilar do jeito certo.

Mas antes de prosseguir, precisamos entender um outro conceito, o low poo.

Low poo 

Agora vamos falar um pouco sobre low poo, o que é e os benefícios desse tipo de produto.

Está cada vez mais comum encontrar produtos low poo. Mas, o que de fato isso significa? Em resumo, são shampoos sem substâncias agressivas ao fio, entre elas o sulfato, que é o componente que faz bastante espuma ao lavar os fios. 

No entanto, apesar da espuma estar associada à limpeza, a gerada pelos sulfatos é considerada uma das mais "pesadas" e prejudiciais aos fios, pois tiram a proteção natural deles.

Assim, os cabelos vão ficando sem vida, quebradiços e com o terrível frizz. Por isso, os produtos low poo (ou os shampoos sem sulfato) têm ganhado muita força. Afinal, eles não contam com produtos químicos pesados e unem hidratação à limpeza - sem agredir os fios. Não é demais?

“Ah, mas e a espuma? Eu amo espuma!” Calma… Tá tudo bem! Aqui na JustForYou nossos shampoos tem a Espuma Natural, livre de sulfatos, que limpam profundamente sem agredir seus fios e couro cabeludo. Aproveite e saiba mais sobre a Espuma Natural!

Como montar um cronograma capilar low poo

Ficou claro que é um cronograma capilar e o que é low poo

Então vamos começar a entender como montar esse cronograma!  

Como foi dito acima, primeiro é preciso identificar o nível de dano do seu cabelo e, assim, definir a rotina de cuidados ideal para o seu cabelo. Além disso, também é necessário saber escolher os produtos que vai usar. Para isso, veja as dicas abaixo.

Passo a passo para um cronograma capilar low poo

1. Identifique como está seu cabelo

Como saber se o meu cabelo está ressecado, danificado ou muito danificado?

A melhor forma de fazer isso é por meio de um teste de porosidade. Bem simples de fazer, ele mostra qual o nível de dano do fio e qual dos 3 tratamentos do cronograma deve ser o foco dos cuidados, a hidratação, a nutrição ou a reconstrução.

Olha só como é simples:

  1. Encha um copo transparente com água filtrada;
  2. Passe a mão no cabelo para pegar algum fio que esteja solto;
  3. Coloque o fio dentro do copo de água e aguarde 3 minutos.

Após os 3 minutos de espera, é hora de avaliar os resultados:

Teste de porosidade para cronograma capilar

  • Se o fio está na superfície: o cabelo está ressecado e precisa de mais hidratação;
  • Se o fio está no meio do copo: o cabelo está hidratado, mas está com porosidade média, precisando de nutrição;
  • Se o fio está no fundo do copo: o cabelo está fragilizado e com alta porosidade, necessitando de reconstrução.

2 - Escolha os produtos low poo corretos

Espuma natural do shampoo para cronograma capilar low poo

Ao identificar como estão seus fios, você precisará escolher os produtos low poo que fazem sentido para você. 

Para isso, você precisará ler os rótulos. De nada adianta ter na embalagem escrito “low poo”. É preciso ler a composição dos produtos na descrição. 

No shampoo, se estiver escrito lauril sulfato de sódio (LSS), não é low poo - ok? Outras variações de nomes para o sulfato são: sodium lauryl sulphate ou sodium laureth sulphate.

Para as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução a serem usadas no cronograma, elas devem ser escolhidas de acordo com o seu tipo de cabelo. Leve em conta a curvatura dos fios, se usa química, coloração…

Outro ponto é que, apesar do low poo se referir diretamente ao shampoo com menos sulfato, a técnica prioriza um cuidado mais natural e livre de químicos agressivos e para um cronograma capilar low poo, é interessante que esse conceito se aplique também aos outros produtos utilizados.

Portanto, ao comprar suas máscaras, escolha formulações que priorizem ingredientes naturais, como óleos vegetais, e que sejam livres de parabenos, petrolatos e silicones, em especial os insolúveis.

Além de serem prejudiciais, o shampoo low poo ou sem sulfato não retira os silicones insolúveis do fio. Se você não prestar atenção neste detalhe, seu cabelo pode ficar com aspecto oleoso facilmente e gradativamente, afetará não só a aparência, mas também a saúde dos fios.

Temos um conteúdo para te ajudar a escolher as máscaras para cronograma capilar, mas vale lembrar que não é preciso ter uma máscara diferente para cada etapa. Existem máscaras multifuncionais capazes de hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

Na etapa de nutrição, a umectação capilar também está liberada, mas lembre-se de usar um óleo puro e 100% vegetal.

3 - Monte o seu cronograma capilar low poo 

O cronograma capilar low poo dura 4 semanas e devem ser feitos 3 tratamentos por semana, em dias alternados. A ordem e sequência de tratamentos será definida pelo nível de dano do cabelo.

Lembre-se, o cuidado já começa na lavagem, antes da aplicação da máscara, com um shampoo sem sulfato.

Veja a seguir 3 modelos de cronograma capilar para seguir:

Cabelos que precisam de mais hidratação

São 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução.

Cronograma Capilar low poo para hidratação

Cabelos que precisam de mais nutrição

São 6 hidratações, 5 nutrições e 1 reconstrução.

Cronograma capilar low poo para nutrição

Cabelos que precisam de mais reconstrução

São 6 hidratações, 4 nutrições e 2 reconstruções.

Cronograma capilar low poo para reconstruçãoFicou simples de entender? Fazer um cronograma capilar low poo é bem similar às agendas de cuidados tradicionais, com a diferença de escolher produtos livres de químicos agressivos, em especial o sulfato.

Vale dizer que, se o seu cabelo está saudável, não é necessário fazer um cronograma capilar low poo. Neste caso, repense a sua rotina diária de cuidados capilares, trocando produtos tradicionais por escolhas mais saudáveis. Esta é a melhor forma de manter a saúde e beleza dos cabelos e melhorar o meio ambiente e o mundo ao nosso redor.

Conheça nossa linha de produtos capilares personalizados com ingredientes naturais, livres de químicos agressivos e sem testes em animais. 

Mitos e verdades sobre hidratação de cabelo

Mitos e verdades sobre hidratação de cabelo

Aprenda a escolher o melhor shampoo para o seu cabelo

Aprenda a escolher o melhor shampoo para o seu cabelo

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}