Aprenda a escolher o melhor shampoo para o seu cabelo

Compartilhar
Aprenda a escolher o melhor shampoo para o seu cabelo

A busca por cabelos saudáveis e bonitos parece nunca ter fim, não é mesmo? No fim das contas, é verdade, cuidar dos fios é uma prática diária e - querendo ou não, é um hábito para a vida toda. E, se de um lado,  tantos produtos nas prateleiras facilitam a nossa vida, de outro, isso só torna tudo ainda mais difícil. Afinal, como saber o shampoo ideal para o meu cabelo

Os shampoos, por mais "sem importância" que possam parecer, figuram entre os produtos essenciais para a saúde e beleza do cabelo. Para manter a limpeza e tratar de forma eficiente. E há uma diversidade enorme de funções, aromas, texturas e cores que podemos escolher, conforme a necessidade dos fios e couro cabeludo. Você sabe se o seu cabelo precisa de um tipo específico de shampoo? Pois é! Se ainda tem dúvidas: sim, o cabelo cacheado precisa de um shampoo diferente do liso, por exemplo.

Por acaso, alguma vez você comprou aquele shampoo surpreendente e, quando lavou os cabelos, sentiu que não fez o efeito desejado? Eu sei que já, e sabe porque isso aconteceu? Simplesmente, você escolheu o shampoo errado para o seu cabelo. Então, é preciso começar do começo... Vamos lá?

Os shampoos só servem para limpar os cabelos? 

Independentemente do tipo, a principal função deste produto é limpar os fios e o couro cabeludo de maneira eficiente e profunda. Porém, dependendo da finalidade do shampoo que você adquire e do pH dele, ele pode desempenhar outras funções além de só fazer essa limpeza. 

Como por exemplo, no caso dos shampoos transparentes, a única função deles é lavar os cabelos, removendo todas as impurezas obtidas durante o dia. No entanto, já os translúcidos e leitosos vão além da limpeza, promovendo um tratamento e hidratação de cada um dos fios. 

Para que serve o pH dos shampoos? 

Espuma de shampoo

Essas duas letras são uma sigla para se referir ao termo potencial hidrogeniônico, e são de extrema relevância para você compreender as funções de cada shampoo. É por meio desse termo que é possível determinar o potencial de limpeza e hidratação do shampoo e como ele atua no cabelo. 

Por isso, passe a observar na hora de comprar o shampoo a indicação do seu pH. Você pode procurar por essa informação no rótulo do produto ou ligar no SAC para pedir essa orientação caso não esteja especificado. 

O preceito geral é que shampoos com pH alto, ou seja, entre 7,5 e 8,5, costumam ser limpadores eficientes, uma vez que abrem as cutículas dos fios e removem os resíduos mais profundos, inclusive de cremes e tratamentos químicos. Já os que possuem pH baixo, ou seja, em torno de 4,5, são limpadores, mas são muito mais hidratantes - e menos agressivos ao fio. 

Agora que você já sabe para o que serve o pH e sua importância, vai entender por exemplo o que é um shampoo anti-resíduo. Ele é um shampoo com pH alto, ou seja, limpa muito, sendo essa a sua única função. Por isso, o apropriado é usá-lo a cada 15 ou 30 dias, especialmente antes de tratamentos químicos pesados. E, atenção, mulheres com os cabelos muito ressecados devem evitar utilizá-lo. 

Então, como saber o shampoo ideal para o meu cabelo?

A dica para escolher o melhor shampoo consiste em conhecer o próprio cabelo e, depois saber para que serve cada tipo de shampoo! 

Beijos, e até o próximo post =)

 

Como montar e seguir um cronograma capilar low poo

Como montar e seguir um cronograma capilar low poo

5 dicas para dar mais vida aos cabelos

5 dicas para dar mais vida aos cabelos

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento