index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como escolher o shampoo ideal para o seu cabelo

Como escolher o shampoo ideal para o seu cabelo

Saber como escolher o shampoo ideal e a busca por cabelos saudáveis e bonitos parece nunca ter fim, não é mesmo? No fim das contas, cuidar dos fios é uma prática diária e - querendo ou não - é um hábito para a vida toda.

Os shampoos, por mais "sem importância" que possam parecer, figuram entre os produtos essenciais para a saúde e beleza dos nossos cabelos. Eles possuem uma diversidade enorme de funções, aromas, texturas e cores que podemos escolher, conforme a necessidade dos fios e couro cabeludo.

Por acaso, alguma vez você comprou aquele shampoo surpreendente e, quando lavou os cabelos, sentiu que não fez o efeito desejado? Eu sei que já, e sabe porque isso aconteceu? Simples… Você escolheu o shampoo errado para o seu cabelo. Para saber como escolher o shampoo ideal para o seu cabelo é preciso começar do começo. Vamos lá?

Para que serve o shampoo?

Independentemente do tipo, a principal função deste produto é limpar os fios e o couro cabeludo de maneira eficiente e profunda.

Para tal, a maioria dos shampoos de “prateleira” - estes encontrados em supermercados, farmácias e perfumarias comuns - usam em sua formulação uma substância chamada sulfato, composto detergente responsável por limpar e gerar aquela espuma que estamos acostumadas(os) durante a lavagem do cabelo.

Mas você sabia que o sulfato realiza uma limpeza considerada agressiva nos fios? Pois é. Isso porque além de remover as impurezas, ele retira também a proteção natural do fio, deixando-o mais suscetível à danos.

Agora você deve estar se perguntando: “Mas se isso acontece, por que o sulfato é usado na maioria dos produtos?” A resposta é simples. Ele é um agente de limpeza de baixo custo para os fabricantes e gera a tão amada espuma, que inconscientemente - e de forma errada - associamos à limpeza.

Mas para tudo existe uma solução. Já existem substitutos para o sulfato, que são ingredientes detergentes naturais e cumprem muito bem a função de limpeza de um shampoo. São os famosos shampoos sem sulfato e químicos agressivos, usados em técnicas de lavagem como o low poo. Inclusive, aqui na JustForYou, nosso shampoo é livre de sulfato, mas tem espuma! Quer saber como isso é possível? Dá uma olhadinha no nosso conteúdo sobre Espuma Natural.

Já deu para perceber que a ausência do sulfato é uma das dicas de como escolher o shampoo ideal para o seu cabelo, né?

Os shampoos só servem para limpar os cabelos? 

A finalidade principal deste produto é limpar os fios, no entanto, dependendo da finalidade do shampoo que você adquire e do pH dele, ele pode desempenhar outras funções além de só fazer essa limpeza. Por isso, estes fatores devem ser observados quando o assunto é como escolher o shampoo ideal.

Também vale lembrar que o shampoo não é a única forma de se higienizar o cabelo e couro cabeludo. Você sabia que existem técnicas de limpeza que não usam este produto? Pois é, elas são chamadas de no poo (não usa shampoo) e co-wash (usa condicionadores de limpeza). Legal né?

Mas se você é team shampoo, é legal começarmos esclarecendo um ponto sobre shampoos translúcidos e leitosos. Existe uma ideia de que os translúcidos são mais eficientes do que os leitosos, mas isso é um mito. Essa diferença é só visual e se dá a partir da aparência que seu formulador quis colocar na hora de os produzir. Sendo assim, esqueça a ideia de que apenas a translucidez está relacionada à limpeza.

Outra questão a ser explicada é sobre o pH do shampoo. Complicou? Vem que vamos explicar tudinho!

Para que serve o pH dos shampoos?

Espuma de shampooEssas duas letras são uma sigla para se referir ao termo potencial hidrogeniônico e são de extrema relevância para você compreender as funções de cada shampoo. Afinal, é por meio desse termo que determinamos o potencial de limpeza e hidratação de um shampoo e como ele atua no cabelo. 

Por isso, passe a observar a indicação do pH na hora de comprar o shampoo. Você pode procurar por essa informação no rótulo do produto ou ligar no SAC para pedir essa orientação caso não esteja especificado.

O preceito geral é que shampoos com pH alto, ou seja, entre 7,5 e 8,5, costumam ser limpadores eficientes, uma vez que abrem as cutículas dos fios e removem os resíduos mais profundos, inclusive de cremes e tratamentos químicos. Já os que possuem pH baixo, ou seja, em torno de 4,5, também são limpadores, mas são muito mais hidratantes - e menos agressivos ao fio. Por isso, se informar sobre o pH é uma dica de como escolher o shampoo ideal bem importante.

Os nossos shampoos, por exemplo, possuem pH entre 5,5 e 6. Isso indica que, além proporcionarem a limpeza adequada dos fios, eles não os danificam. Já os nossos condicionadores, possuem o pH 4,5, que sela novamente os fios após a lavagem.

Então, como escolher o shampoo ideal para o meu cabelo?

Se antes shampoo era “tudo igual”, hoje em dia o mercado está bem diferente. Basta entrar em uma farmácia ou perfumaria para perceber a infinidade de produtos que existem, com diferentes formulações para as diversas situações e características do fio.

Mas com tantas opções, o que levar em consideração na hora de comprar? Como escolher o shampoo ideal para o meu cabelo?

Uma das características a se considerar é a curvatura do fio. Use shampoos específicos para cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Isso porque o fio de cada curvatura possui suas particularidades, sendo mais ou menos propício a problemas como ressecamento, quebra, frizz, entre outros.

Outro ponto é o nível de oleosidade. Cabelos secos, normais, oleosos e mistos (raiz oleosa e pontas secas) também precisam de formulações diferentes, pois apresentam problemas diferentes a serem solucionados. Por exemplo, cabelos muito oleosos precisam de shampoos com uma limpeza mais profunda, enquanto os secos vão se dar melhor com shampoos que preservem boa parte da oleosidade natural dos fios e tenham potencial hidratante.

Além da curvatura e nível de oleosidade, o momento pelo qual seus fios estão passando também deve ser considerado. Por exemplo, se o seu cabelo esta com progressiva ou outras químicas que alteram a estrutura da fibra capilar, ele precisará de fórmulas que ajudem a recuperar a saúde dos fios. O mesmo vale para descolorações e tinturas. Inclusive, alguns shampoos possuem até mesmo ativos que auxiliam na blindagem da cor, evitando que os fios tingidos desbotem muito rápido.

Como a personalização pode te ajudar

Viu só? Quando o assunto é como escolher o shampoo ideal, há muitos fatores a serem levados em consideração. E é aí que a personalização pode te ajudar!

Aqui na JustForYou toda a nossa linha de produtos é personalizada para o seu cabelo. Levamos em conta todos os fatores que citamos acima e mais: sua rotina, alimentação, hábitos, frequência de lavagem, momento de vida e objetivos que você tem com os seus fios.

Como conseguimos essa mágica? Não tem magia envolvida não, só tecnologia. Você responde nosso quizz sobre cabelo e estilo de vida, nossa inteligência artificial analisa e combina os dados e nossos especialistas desenvolvem e produzem a fórmula ideal para o seu cabelo. Podemos dizer que fazemos o trabalho duro para você.

Que tal experimentar os resultados reais de um tratamento capilar totalmente individual e exclusivo? Faça a sua fórmula personalizada agora mesmo e garanta o shampoo ideal para o seu cabelo. Para melhores resultados, aposte na nossa linha completa!

×